COLUNA RAFFA FUSTAGNO - RESENHA DE "JOGOS VORAZES"

23 março 2012

Título original : Hunger games
Título no Brasil : Jogos Vorazes
Autora : Suzanne Collins
Editora : Rocco 
Número de Págs: 397








Ganhei o livro no dia do lançamento do segundo volume de série " Em Chamas" e desde então ficava de ler o famoso livro que inicia a trilogia tão bem falada por todos.
O que me impressionou positivamente é de que todos estavam certos!No primeiro dia de leitura indo para o trabalho deixei passar duas estações do metrô e não conseguia parar de ler...a história da jovem Katniss que vive em um Distrito extremamente castigado pela pobreza de alimentos e de outros fatores e que nutre um amor incondicional por sua irmã mais nova Prim nos envolve de tal forma que fica difícil não pensar em alguém que amamos de verdade na vida real e por quem arriscaríamos nossa vida por essa pessoa.
Vamos por partes, com a América do Norte dizimada são criados 13 distritos, na verdade quando o livro começa sempre narrado por Katniss são apenas 12 porque o último foi destruído por não cumprir ordens, as pessoas vivem em uma pobreza tremenda, os alimentos são disputados e conseguidos por aqueles que tem jovens com dons de caça ou para os que tem na família alguém que seja dono de algum estabelecimento. As moedas de trocas são coelhos, esquilos...e é impressionante ler a cena que o melhor amigo de Katniss, Gale, chega com um pedaço de pão, artigo esse escasso para os mais pobres.
Em certa idade eles podem ir atrás das tésseras, a sorte da família de Katniss é ter ela, já que sua mãe é uma pessoa fraca que com a perda do pai ao invés de unir forças para ajudar as filhas se deixa abater e vira um peso nas costas de Katniss que se vê na triste posição de ser a única provedora da casa, tudo que ela faz e narra é para a irmã, por amor a ela.
Mas o que impressiona e dá nome ao livro é como o tal ' governo" distribui as comidas , eles fazem um sorteio de dois jovens ( somando ao todo 24) que deverão lutar entre si em uma arena , somente um sai vencedor e aquele Distrito terá mais comida durante um ano.
Os outros 23? morrerão! Sim, a chamada do livro na contra-capa já avisa que é Matar ou Morrer na tal arena.
Claro que a chance de cada jovem ser chamado é mínima..já que são milhares em cada distrito...mas a sorte não sorri para a família de Katniss quando sua irmã Prim é sorteada. Imediatamente ela se oferece no lugar da irmã o que nos deixa ainda mais comovidos com o amor que ela tem por ela.
O que lemos em seguida é um desespero só...parece que ela anda e se prepara para o corredor da morte...afinal que chance ela pode ter contra pessoas mais fortes e preparadas do que ela? O que ela entende de lutas? Ela é boa com o arco e a flecha porque passou a vida caçando..mas nos perguntamos junto com ela de que isso servirá em uma arena onde podem haver pessoas com muito mais especialidades?
Jogos Vorazes é aquele livro que volta e meia você se pega pensando: " E se fosse verdade?"  Como seria mesmo viver como marionetes nas mãos dos mais fortes? E porque ninguém mesmo se rebela?
Basta nos indagarmos que a autora nos apresenta algumas respostas como a da menina que teve a língua cortada, do distrito que foi dizimado, das pessoas que morreram tentando fugir...
No primeiro volume ela se prepara para o ínicio dos jogos , não sabemos se torcemos também por Peeta, o filho do padeiro que parece ter um bom coração e forma a dupla do Distrito 12 com ela.
Mas para ganhar ela também terá que matá-lo e o que dói ao ler esse livro é que as lutas não são como UFC que um ganha mas o outro sobrevive...vencer quer dizer matar, somente o vencedor sobrevive.
E é nesse mundo assustador mas ainda assim envolvente que Suzane Collins também nos envolve em outros personagens que servem de momentos interessantes no livro como o estilista dela: Cinna. Ou Haymitch - o alcoólatra que é professor dos dois e único que já venceu no Distrito 12 há anos atrás.
Outros personagens que amamos odiar como Effie...e uma dúvida durante o livro todo...como torcer pela heroína se para que isso aconteça ela tem que matar pessoas inocentes?
Nos últimos capítulos a luta já começa mas não há final porque como sabemos é uma trilogia , o que aconselho é ler esse primeiro livro com o segundo do lado.

16 comentários

Gabi Lima disse...

Oi Raffa!
Estou louca pare ler a trilogia. Quase comprei o boxe, mas a falta de dinheiro falou mais alto. rsrsrs
Já li várias resenhas e já ouvi várias pessoas falando muito bem desse livro. Minha amiga que está lendo agora disse que assim que ela terminar me emprestará e eu tenho que parar tudo para lê-lo. Não vejo a hora.
O filme parece ser muito bom também, pelo menos tudo o que ouvi até agora foram só elogios.

Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

Conexões HQS disse...

Ai FÊ quanta maldade!! Já estou ficando doida de tanto ler resenhas e não ter os livros. Percebe como sou gulosa? LIVROS rs, quero os três. Depois da sua resenha a coisa só piorou, necessito da série com urgência. Adorei sua resenha. Beijão.

Fernanda Araújo disse...

Flor, eu bem sei como é isso!
Li o 1] e ainda n li o 2º, imagina a minha aflição, rs.
|º/
Agora o BOX está tão caro! O.o
E o frete pra cá tá matando...
Vou ver se o SUB/Saraiva aliviam pra comprar, rs.
Bjs amiga. ^^

Thais Priscilla disse...

Essa é a dica mais preciosa mesmo: ler o primeiro com o segundo já na mão porque você vai lendo e quando vê, acabou!
Eu tive que esperar pra chegar meu segundo livro e fiquei sonhando noites seguidas com esse livro haha
O filme ficou demais. Com exceção de algumas coisinhas que eu prefiro nao comentar porque é spoiler. Mas enfim, eu adorei mesmo.


@thayscilla

Tyele disse...

Simplesmente amo essa série!! Também fiquei tão entretida com o livro que me esqueci de tudo e terminei no mesmo dia... (tomar água? ir ao banheiro?... bleh, isso é para os fracos.. kkkkk)

Adoro a Katniss, é a personagem perfeita!!

ótima resenha!

Greiciely disse...

Li a pouquinho tempo e amei, tanto que devorei ele em poucas horas, coisa que não acontece sempre.
Realmente ele é cheio de tensão e ficamso pensando e rezando para aquilo nunca aconteceu.
E o Peeta... Ai, quero um padeiro assim pra mim, imagina, todo lindo fofo e ainda sabe cozinhar *----*
Espero ver o filme em breve e tomara que seja tão bom quanto o livro.
Bj

Lalice disse...

Demorei para começar a ler Jogos Vorazes mas tb quando li a primeira página só consegui parar na última do último livro xD
É mtuuu booom!E viciante!A história é super diferente e única!
Indico a todos =D
Adorei a resenha!Mostra como o livro é bom sem ter spolier!
E que a sorte esteja sempre ao seu lado!
Beijoss

Lygia Netto disse...

Cadê meu comentário? O.O
Já tinha vindo aqui comentar, COMOFAZ? Não tem problema, faço de novo, rs.

Ainda bem que vc conseguiu ler JV antes do filme ser lançado! E fico feliz de vc ter gostado...adorei a história de vc ter perdido a estação do metrô, hauahua....já aconteceu isso comigo tbm! xD

Já leu a série toda, Raffa?
E qnd Catching Fire será lançado no cinema mesmo? rsrs

Beijos!
Lygia - Brincando com Livros

Nathiely Eller disse...

Ai,ai,ai, vou definitivamente comprar esse livro, apesar de não ter gostado do filme! Os atores são lindos e tudo mais faltou coisa demais!!!!!
Ótima resenha fofa!!!!!

RUDYNALVA disse...

Oi Raffa!
Achei a resenha bem detalhada. Bom porque pude entender um pouco mais a dinâmica dos jogos no livros e o porque do frisson da maioria das pessoas pelos Jogos Vorazes. Espero poder ler a trilogia, pois até agora não li nenhum.
Desejo uma semana repleta de realizações!
Luz e paz!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Ana disse...

oi raffa...

adorei a resenha... me deixou com mais vontade ainda de ler a trilogia...
ontem vi o filme... achei o máximo!!!
definitivamente preciso do box, mas tá carinho, e o pior é q no submarino tem um q vem com um pin do tordo, ou seja, quero muuuuuito!!!
bjos!!!

Nana Barcellos disse...

Oi Raffa!
Que sorte a sua ter ganho o livro, participei de tanta promo AHAHA
Putz essas partes de 'pobreza' até pode ser verdade em alguns lugares
Um livro que me prendeu assim foi Querido John.!

Espero gostar do livro e do filme.. não sei a ordem que vai suceder ainda HAHAHAHAHA

Parabéns pela resenha miga, e cuidado com as leituras no metrô, mulher.

beijos e uma ótima semana
NANA - OBSESSION VALLEY

Erica Belancieri de Souza disse...

Ainda não li, mas já estou com os três livros da trilogia e assim que terminar o livro que estou lendo no momento, eles são os próximos da lista. Fui assistir ao filme no fim de semana, e simplesmente amei a história. O livro deve ser ainda melhor, não vejo a hora de começar a ler!

lluciannebaptista disse...

Não curto muito estas coisas de terror,mas já vi alguns filmes,este finde trabalhei dai não curti a telinha,bjs
Luciane Oppelt

Claudia disse...

Oi linda tudo bem? Adorei sua resenha o livro parece bem tenso né? Estou louca pra assistir o filme mas já sei que ler o livro antes esclarece muita coisa durante o filme.
Bjus
Val
Brilho das Estrelas

Evellyn disse...

Raffa!

não precisava ter passado da sua estação! Huahuahua Mas eu li JV num domingo só tamanha ansiedade que fiquei por saber o que ia acontecer! Concordo contigo, o inicio é extremamente comovente pq nos deparamos com a realidade mt triste que a personagem vive... tadinha, um pão é tipo ouro né.. E a gente come pão todo dia (bem, mts de nós, enfim)
E sim, a gente fica numa situação complicada.. Querendo que ninguem precisasse matar para sair vivo de lá!
Mas a autora soube desenvolver a historia mt bem e o livro me deixou ansiosa pela continuação!
E a Effie é uma graça! hauhauhau sei que deveria odia-la mas só a acho mt engraçada (e bitolada!)

bjs
Evellyn!

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por