COLUNA RAFFA FUSTAGNO -RESENHA DE SOMETHING BORROWED

03 abril 2012

                                                  
Título original : Something Borrowed
Autora : Emily Giffin
Editora: St Martin´s 
Idioma: inglês
Formato: Paperback






 Nunca gostei de livros que tem traição. Nunca mesmo, chego no final odiando quem traiu e com muita pena de quem foi traído e odiando loucamente a autora. E isso é desde sempre.Mas aqui estou dando cinco estrelas para um livro cujo título original ( li em inglês versão pocket) é " Something borrowed", igual falam no casamento. No Brasil virou o que é na verdade, " O noivo da minha melhor amiga" e não deixa de ser verdade e batendo palmas para a escritora Emily Giffin por ter me feito gostar de uma história do gênero.
Vamos a história, primeiro tenho que dizer que a personagem principal é deliciosamente confusa, Rachel White foi criada em Indianna, mas sua história -toda narrada por ela - se passa em New York. Advogada de uma firma famosa mas carregando a sombra de sua admiração e inveja pela sua melhor amiga Darcy ela tenta viver a vida. Mesmo sempre achando que a de sua amiga é superior a dela.
Elas tem uma relação que muitas de nós mulheres já tivemos, quem nunca se viu saindo com uma amiga que chama atenção de todos os homens que passam e você terminando a noite sozinha ou com alguém que ela não se interessou? Eu, particularmente nunca tive uma amiga tão completa, afinal Darcy é linda, bem sucedida e tem um noivo maravilhoso, o melhor amigo de Rachel: Dex.
Dói nos leitores e nela tamanha perfeição e nossa protagonista sofrendo em segundo plano, servindo de figurante da divina vida de Darcy.
O que percebemos é que Rachel ama a amiga mas nutre por ela uma inveja tão grande que eu sinceramente fiquei sem saber se o envolvimento dela com o noivo de sua melhor amiga foi porque realmente gostava dele ou se foi porque ele pertencia a ela.
Afinal, Dex estudou com ela durante os 5 anos de faculdade, ela nunca teve interesse nele e de repente quando ele já está com sua melhor amiga - e foi ela quem os apresentou- há 7 anos ela fica com ele na noite de seu aniversário.
Bem, o livro todo eu pensei o que sempre penso: que mulher mais mal amada, não vê que o cara tá só usando ela , vai casar com a amiga e jogar ela fora!!! Também me deu raiva os momentos de cinismo dela dormindo com ele e saindo com Darcy no dia seguinte na maior cara de pau.
Rachel é tudo que quem passou dos 30 e não casou é. Insegura, mesmo que tendo uma carreira de sucesso, ela pensa quando será sua vez de casar e ser feliz. Isso faz com que ela lembre dos idiotas que namorou no passado e se prenda a uma esperança inexistente de que Dex anule o casamento que irá acontecer dali há alguns meses.
Nesse clima envolvente que terminei a leitura em apenas 2 dias e no final me vi torcendo para a amiga que trai. Como assim, eu mudei? Não, sou a mesma, mas a autora deixa claro que aquele amor é de verdade e que do casal que está prestes a se casar não.
Baita spoiler né...mas tem como não torcer pelo final feliz de Rachel e Dex? Não vejo como, livro muito, muito bom! Terminei o com vontade de ler os outros livros de Emily, descobri que além de fofa ( pude conhecê-la na Bienal de 2011) e linda ...ela ainda escreve bem! Quem sabe ela nao é a típica Darcy de sua história?

P.s-  Gostou do livro? No Brasil ele foi lançado ano passado pela Editora Agir. O livro original tinha um bolo na capa e um casal de noivos mas com o lançamento do filme ( eu ainda não vi mas dizem que é tão maravilhoso quanto o livro) que tem Kate Hudson no elenco o poster do filme virou capa do livro que é essa aqui embaixo.

12 comentários

d disse...

Eu estava sem saber qual livro ler depois da fase de estudos. Acho que já achei rs

Ganhei esse livro no ano passado. Vou ler assim que tiver tempo.

Adorei sua resenha. Leia agora Presentes da Vida :D

Igor disse...

Mto legal Rafinha.

Beijos

Nana Barcellos disse...

Oi Raffa
Pois é a Novo Conceito lançou a continuação.. haha falaram que não precisava ler o primeiro, mas pelo visto SIM! PRECISA.

Eu também não gosto de livros com traição me deixa com tanta raiva, quem já passou por isso então..anyway

Emily é fofa mesmo, no dia que eu fui na Bienal ela estava dando entrevista eu fiquei assistindo hahaha no stand da NC

Ótima resenha, baixei o filme deve ser ótimo ainda mais com a lindinha da Ginnifer

beijos e um ótimo feriado pra você
Nana - Obsession Valley

Luara Cardoso disse...

Se o livro te fez mudar de opinião quanto ao assunto abordado, acho que ele com certeza vai me conquistar.
Já vi o filme e gostei muito. Espero poder ler o livro em breve!

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Thainá disse...

Nossa Rafa, esse não é um tipo de livro que me da vontade de ler.. dificilmente me sinto atraída com uma história desse gênero, mas lendo sua resenha me deu "água na boca" precisoo! *-*

Alessandra Messa disse...

Ainda não li esse livro dela... e nem sabia q eram os mesmos personagens de "Presentes da Vida" kkkk li fora de ordem mas não fikei perdida. mesmo assim quero ler logo esse. Também não vi o filme ainda, mas adoro o elenco. Deve ser mto bom!

Carol Ardente disse...

Pelo filme, eu torço pela Rachel e Dex. Não gostei da Daisy e achei ela muito metida, talvez no livro a minha perspectiva mude um pouco, não sei. No filme (spoiler), é mostrado que a Rachel gostava de Dex quando eles estudaram juntos. Não sei se no livro é assim, mas morri de raiva da Daisy entrando no meio e a Rachel não lutando por esse amor.
Com certeza quero comprá-lo em breve! :) Adorei a resnha e a Emily é muito fofa mesmo!
Beijos ;*

Maria Clara Bruno disse...

Raffa, eu AMEI a sua resenha!
Eu só vi o filme, ainda não li o livro, mas pretendo mudar isso logo, logo... Também fiquei pensando que era "recalque" da Rachel, mas mudei minha opinião, assim como você.

Muito boa sua resenha!
Beijos :*
@mariaclarabruno
www.coffeesandbooks.com

αηδréϊα ஐ βϊττeηcourτ disse...

Olha esse geralmente não e meu gênero e a Emily é tipo o Spark (alguém é traído), todos os livros dela seguem a msm receita =/

Andy_Mon Petit Poison
No ar || RESUMO DO POISON #2.13 - Sem(28/mar-31/mar) http://bit.ly/H7B42x

Lygia Netto disse...

É, Rafaella...te entendo TOTALMENTE! Essa história de traição é TENSA mesmo, mas acho que a Emily deve ter MUITA intimidade com o assunto, pois ela escreve com maestria sobre o tema!
No começo achei a Rachel BEM apática, e o Dex realmente me deixou com sentimento de raiva 75% do livro!!! Mas tbm finalizei a leitura rapidinho, ansiosa para saber como iria acabar!

Agora vc pode ler tranquilamente 'Presentes da Vida' para talvez, quem sabe, nutrir um sentimento de 'simpatia' pela Darcy! (será possível? rssrs).

Beijos!!!

Elis Miranda disse...

"Nunca gostei de livros que tem traição. Nunca mesmo, chego no final odiando quem traiu e com muita pena de quem foi traído e odiando loucamente a autora. E isso é desde sempre."

Sou exatamente assim e fico olhando para esse livro como se ele fosse me morder! kkkkkkkkk
Mas ele já está na fila para ser lido.

beijuuuuu

Carol disse...

Ainda não li esse livro, mas só vejo resenhas tão boas.,.. e sua resenha só me deixou com mais vontade!
Adorei!
Seu blog é ótimo
Estou te seguindo =]

Beijos,
#Resenha falada.

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por