Resenha: Garotas de Vidro

30 agosto 2012


capa - wintergirls.indd
 
 
 
Autores: Laurie Halse Anderson
Titulo: Garotas de Vidro
ISBN: 9788581630113
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 272
Formato/Acabamento: 16x23x1,8
Peso: 0.395 kg
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: DRAMA
 
 
 
 
 
Sinopse
“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda.
Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


FONTE: SITE NOVO CONCEITO

Bem comecei a ler o livro e achei que não ia desenvolver, pois convenhamos… Já passamos pela adolescência, e os momentos de lamúria de que tudo e todos estão contra nós e que nós somos feias e esquisitas, é o momento mais chato da adolescência!!!
Entretanto, eu sabia que a autora estava lidando com um assunto sério, e continuei a leitura, narrada pela Lia, e que à todo momento nos deixa aflitos com suas “questões”.
Cada um tem um jeito de lidar com estas “questões” !! E Lia prolonga este momento além da conta,  e a anorexia é evidente. Tudo piora quando ela recebe a notícia que sua melhor amiga está morta. A luta psicológica consigo mesma a deixa esgotada. E os artifícios usados pela autora como letras riscadas, e metáforas deixam suas angústias bem ressaltas para nós que estamos lendo.
Lia mente a todo momento, esconde, trapaceia até que reconhece que precisa de ajuda e a luta está por vir.
Fiquei lendo tentando encontrar um culpado, um trauma, alguma coisa que justificasse todo o sofrimento de Lia, mas honestamente não encontrei. Talvez um conjunto de coisas e a tal crueldade que enxergamos na adolescência tenha levado a Lia a ficar doente.
Mas a questão é que Laurie Halse Anderson, deu o seu recado, passou a mensagem de forma pesada,com os pensamentos controversos e conflitantes de sua protagonista, porém consistente com até mesmo um toque de humor para tentar aliviar tensão em alguns momentos.
Obrigada a Laurie e a Novo Conceito pela leitura.

Bjks
Livros Minha Terapia










8 comentários

Adriana disse...

O livro parece bem tenso né, tratar de um assunto tão delicado e polêmico é difícil, mas por todas as resenhas que li desse livro a autora conseguiu! Quero muito ler, parabéns pela resenha,bjo!

Manuela disse...

Eu já ouvi coisas boas e coisas ruins sobre esse livro. Honestamente estou em dúvida, mesmo assim gostaria de arriscar a leitura. No fim, adoro os livros que a Novo Conceito publica que deve acabar gostando desse também.

Gisele disse...

Estou louca pra ler esse livro desde que foi lançado pela NC. Além da capa que é linda, a história é muito interessante por trazer este assunto difícil de ser discutido que é a anorexia. Espero ter a oportunidade de ler em breve!

bjus

Bruna Costenaro disse...

Esse livro me atrai mto profissionalmente. Sou psicóloga, e queria mto ver como a autora abordou dois temas fortes ao mesmo tempo, o distúrbio alimentar em si e o luto pela perda da amiga.
Espero lê-lo em breve e fazer minha 'análise' rs.
Boa Resenha!

Miquilis: Bruna Costenaro

Janaina Barreto disse...

Olá!
Bom, tenho este livro mas ainda não estou certa de quando vou lê-lo. Eu acredito que, com certeza, vai ser uma leitura bem pesada pra mim (não estou no momento certo). Sinceramente, por mais comum que seja a ocorrência da anorexia (mais do que gostaríamos, com certeza - aliás, não gostaríamos que acontecesse!), eu não consigo entender o motivo de meninas (e meninos) fazerem isso com seu corpo. O fato que é que a mente nos prega peças e, como neste caso, peças cruéis. O pior é voltar atrás, não? Mentalmente deve ser uma batalha diária e fisicamente também, já que o organismo deve se adaptar a passar fome...

Agora, eu achei super válido a editora trazer o livro para nós! É um assunto pouco discutido, embora comum. Creio que é o tipo de leitura que enriquece bastante (ou, que sabe, serve até de aviso).

Beijos ;*

Anônimo disse...

Bom, vim aqui de mansinho, só pra comentar a participar da promo, como não tinha vontade de ler o livro resolvi ler a resenha, com receio, mas li gente, quero matar a blogueira, li a resenha e agora quero ler o livro, mas o problema é que sei muita coisa sobre o livro! Aff ¬¬

Nathália Fanti disse...

Eu nunca li um livro assim antes, mas fui atraída por essa história, parece ser um ótimo livro. Quero muito ler...

Beijos

♥ Danny ♥ disse...

Não me interessei muito por esse livro quando vi que seria lançado, mesmo agora, depois de ter lido algumas resenhas, não me interessei muito pela história.
Não tenho dúvidas de que a história é interessante, ainda mais por causa da doença da protagonista e dos conflitos internos que está enfrentando. Não tenho interesse em lê-lo nesse momento porque não estou no clima para livros com histórias desse estilo. Talvez em outro momento eu fique com vontade de lê-lo, se isso acontecer, já vou saber que a história vale a pena por causa da sua resenha. :)

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por