Coluna Raffa : Passarinha da @EdValentina

17 setembro 2013

Título original: Mockingbird
Título no Brasil: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Editora Valentina
Número de págs: 224








 "Passarinha" é um daqueles livros que não tem como ficar neutro. Quando começamos a ler já somos envolvidos pela protagonista e o sentimento que temos por ela é um misto de pena e de orgulho. Caitlin é autista, ou melhor explicando, ela é portadora da síndrome de Asperger. Ela vê o mundo com outros olhos, ela o entende bem diferente das outras crianças de 10 anos e é tratada como a esquisita na escola na qual estuda.
É também uma menina de garra, que tenta ter força no meio de uma vida nada fácil, ela perdeu sua mãe e recentemente seu irmão morreu depois que um atirador entrou na escola que estudavam e ele foi uma das vítimas fatais. Nos envolvemos com ela, com a dor do pai, que como se não bastasse tudo que já sofreu ainda tenta tirar forças para apoiar a filha no que ela precisar para entender melhor o mundo a sua volta.
Vemos o que já sabemos, que o ser humano não tem qualquer paciência com os desiguais, com aqueles que tem qualquer dificuldade, se ridiculariza, se possível o deixa sentir o como não é aceito e ela por pura ingenuidade não vê o mal que as pessoas tentam lhe fazer. Por um lado o livro é tocante, temos vontade de entrar na história, de abraçar a protagonista, de dizer que tudo vai passar, ou como já dizia o grande Mário Quintana " Esses que estão atravancando meu caminho, eles passarão, eu passarinho!".
Na amizade com Michael, um menino de 7 anos, ela descobre que ainda existem pessoas legais que como ela diz são boas.
Caitlin era para ser vítima mas a força da protagonista é tanta que ela nos prova que pobres coitados são aqueles que não enxergam as diferenças, que não como ela veem o preto e o branco mas que só aceitam o preto e o branco .
Emocionante, bem escrito e extremamente diferente do que já lemos.
Lindo, do início ao fim!



16 comentários

Unknown disse...

Oi! Acho que se eu ler esse livro chorarei, fico contente livros são publicados para que possamos entender mais sobre a doença.

bjs

Elizabeth disse...

Fiquei impressionada com a história e com seus relatos. Não esperava que o livro fosse assim, tão impactante e emocional. Vou adorar ler e me emocionar com essa história tão linda.

Alessandra Siqueira disse...

Parece ser emocionante,vou tentar ler.

Aline Basilio disse...

Nossa! Uma história de vida esse livro. Quero muito ler.
Personagens marcantes são um exemplo para os leitores. Superação é tudo!

Unknown disse...

Nossa gostei muito da resenha e fiquei tocada antes mesmo de ler o livro, eu não imagino como deve ser viver assim, como a protagonista ou como o pai dela, mas fiquei bem curiosa, espero ter a oportunidade de conhecer mais sobre a história.

Beijos

Adriana disse...

Se lendo a resenha a gente já se emociona e fica imaginando toda a luta de Caitlin pra ser aceita, imagino lendo o livro...sou muito fã de livros em que os protagonistas são crianças, elas sempre me encantam e sempre nos trazem boas lições de vida, com certeza quero me emocionar e chorar muito lendo Passarinha...resenha maravilhosa! :)

Unknown disse...

Nossa quero muito ler agora!
Já me envolvi com a sua resenha,, falta o livro. Nem sem como imaginar Caitlin passando pela diferença e preconceito dos outros, coisa que existe muito hoje em dia.
Deve ser super tocante.

Unknown disse...

Olá!

Me emocionei muito com a resenha! Autismo é um tema polêmico, pois é muito difícil diagnosticar e o aprendizado de conviver com pessoas que tem esse mal!

Vou procurar pelo livro, fiquei super cruirosa!

Beijinhos

As Leituras da Mila

Anne Viana disse...

Adoreeei esse livro..já incluso na minha listinha..dos blogs que eu já vi com resenha dele todos foram positivos...espero ler ainda esse ano ^^

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Leticia Fernandez Carvalho disse...

Nunca ia imaginar que a história era tão bonita assim! Me apaixonei pelo livro no estande da editora, porque a capa é linda <3 Agora tá na lista dos livros que preciso ler pra ontem!

Larissa Fernandez Carvalho disse...

Essa é uma das capas mais lindas da Valentina. Me apaixonei por esse livro na Bienal. E a história é tão forte, tão linda! Ainda mais quando o personagem é uma criança <3 Quero ler, quero me emocionar :)

Unknown disse...

Já tinha visto o lançamento desse livro, porém não li a sinopse. Lendo seu post fiquei super encantada pelo livro. Quero muito lê-lo em breve.

Anônimo disse...

Eu já li um livro sobre Asperger, chamado Olha-me nos olhos (não lembro o autor) e adorei, só que ele é mais uma autobiografia, parece ser diferente deste. Este parece muito delicado, já está nos desejados <3

www.livredujour.wordpress.com

Anônimo disse...

Muito emocionante.Gostei muito da capa e gosto muito de livros que envolva crianças na história.Com certeza vai pra lista.

Aline disse...

Eu comprei na bienal por indicação da atendente do estande da Valentina e nao me arrependi. Simplesmente apaixonante. Amei.

Anônimo disse...

Que linda história de superação, gosto desse tipo de leitura que nos faz pensar em muita coisas, e que nos ajudam a enxergar o mundo e as pessoas com outros olhos *-*

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por