COLUNA RAFFA FUSTAGNO -RESENHA DE "FEIOS"

26 abril 2012

Título original: Uglies
Título no Brasil : Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora : Galera Record
Número de páginas: 415
ISBN: 978-85-01-08370-8









Lógico que Scott Westerfeld quando criou essa história não precisou procurar muito, ele certamente olhou para o mundo que nos cerca mas criou um mundo mais severo...onde ser feio é crime. Bem, você pode nascer feio, é direito de todos, mas obrigatoriamente quando completar 16 anos o governo lhe tira de Vila Feia e lhe banca uma cirurgia onde até sua pele será trocada. Seria como eu ter nascido eu...e com 16 virar a Gisele Bundchen.
É nesse mundo e prestes a completar a tal idade  que conhecemos a protagonista Tally Youngblood também carinhosamente apelidada de " Vesguinha". Tally mora no dormitório de Vila Feia com outros feiosos, assim, sem seus pais que já moram em Nova Perfeição pois foram transformados anos atrás e agora sem seu melhor amigo Peris, que por ser algumas semanas mais velho que ela, ganhou a tal transformação antes.
Agora imaginem um local onde ser feio é crime?Você não tem escolha, você tem que fazer a cirurgia e ser Perfeito.
O leitor não sabe o que sentir no cenário, eu imaginei o tempo todo que se fosse comigo de que adiantaria brigar? Eu ia aceitar meu destino e pronto, afinal , seria o normal que eu conheceria.
Mas Tally que até então também não via problema nenhum em seu destino conhece Shay, uma amiga rebelde que não vê a menor graça de ficar Perfeita, ela quer sim, viver o resto da vida em Fumaça, um lugar onde os Feios que não aceitaram seu destino são foragidos e se escondem.
Tally acha que ela é doida e nem se mete na vida da amiga que foge para não ter que fazer a cirurgia.
O que ela não esperava é que Os Especiais como são chamados quem trabalha para o governo atrás desses rebeldes , os "Enfumaçados", lhe propõem que ou ela os ajuda a encontrar esse local para onde Shay foi ou ela ficará feiosa para sempre.


Pobre Tally que sofre com não saber se trai a amiga ou se descumpre a promessa mas salva sua própria pele.
O que acontece em seguida é pura emoção no mundo dos enfumaçados, onde Tally conhece David e lógico se apaixona, mas o mistério envolvendo toda a verdade desse mundo que ela vive é bem medonho e ela vai indagar se quer mesmo virar uma Perfeita ou se o correto é ela continuar feia.
Livro muito bom com um tema que não sai de moda, nossa fixação pela perfeição, a constante insatisfação com nosso corpo.
E a pergunta que não quer calar, quem mesmo define o que é perfeito? Já que temos padrões de beleza diferentes nas culturas e até mesmo de uma pessoa para outra? Scott é maravilhoso e nos faz pedir a continuação.

8 comentários

Erica Martins disse...

Comecei a ler esse livro mas acabei desistindo. Não sei se não estava muito afim de ler no momento mas um dia vou ler ele de novo (quando tiver as continuações). Acho o tema que ele propõe, se vale tudo pela beleza bastante válido e atual.
Aff capa feia, nem dá pra saber se é homem ou mulher.

----Leituras & Fofuras----
www.leiturasefofuras.com.br

Nathalia disse...

Oi Raffa :D
Eu já li Feios tem bastante tempo, mas não gostei muito do final. Tem algo nessa série q me agrada e não me da curiosidade de ler o segundo que está aqui há séculos!
Mas vejo muitos amantes da série. O tema é bem explorado pelo autor e Fumaça foi uma das minhas partes preferidas :)

Beijos
Nathalia Duarte
www.mentalmorfose.com

Karin de Oliveira disse...

Eu já estou querendo ler esse livro há bastante tempo, desde o primeiro dia que vi em uma livraria. Ainda não havia lido nenhuma resenha sobre ele e fiquei com mais vontade de ler.
Vou esperar o momento certo para isso, pq a minha lista tá bem extensa

Unknown disse...

Olha, este pequenino está na minha lista a séculos!! Sinto um pouco de pena, mas é que eu não tenho tempo nem dinheiro para ele. Mesmo assim, juro que estou esperando uma mega promo no Sub alá box com todos os livros, aí eu compro! hehehehe

Este tema é muito curioso mesmo... Ele faz a gente parar para pensar no mundo atual, que não é muito diferente disso. A TV cultua a moda, a magreza, o cabelo liso... E quem não tem isso tudo ou corre atrás para ter, ou fica "feioso" mesmo porque não tem condições de bancar a mudança. Pelo menos no livro o Governo paga né... Nem sei o que é pior!

E a Tally, coitada? Tem que escolher entre a amiga, a própria vida e depois entre um gatinho? Complicaaaado!! xD

Beijocas Raffa!
Ingryd - PseudoEstante

Unknown disse...

Oi Raffa muito legal essa resenha, mas eu não sei se essa coisa de condenar a feiura daria certo porque a feiura é um padrão estabelecido e não real!
Susana
http://ladyweiss.blogspot.com

Caio Rodrigues disse...

Olá, minha primeira visita e já adorei.
Faz tempo que li Feios, sempre quis continuar a série, mas são tantos livros que quero comprar, e tantas séries que eu gostei mais do que Feios, fica difícil e não sobra pra compra a continuação.
Mas é um bom livro, gostei muito da história.

Abraço
Caio Rodrigues
http://linhasdeencanto.blogspot.com.br/

Rotina Agridoce disse...

oi Raffa

adorei sua resenha
eu já li esse livro e gostei dele

http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

@lostgirlygirl

bjos

αηδψϊηћα ஐβϊττψஐ disse...

Eu gostei mto do tema que ele criou, afinal o que ou quem decide quem é feio e quem não é? Será que vale a pena todo mundo ser igual? Acho que isso é o bacana do Scott, ele levanta ótimas questões ;)

Andy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS - A Caminho do Verão (Sarah Dessen) bit.ly/J2wLn7

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por