COLUNA RAFFA FUSTAGNO -RESENHA DE OKSA POLLOCK E O MUNDO INVISÍVEL

17 abril 2012

Título original: Oksa Pollock - L´inésperée
Título no Brasil: Oksa Pollock e o mundo invisível
Autoras: Anne Plichota e Cendrine Wolf
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 425




Devo começar essa resenha informando que não gosto de livros do gênero, sim já li vários e pouco ou quase nada me encantaram. Apesar de ser rotulado como infanto-juvenil Oksa é, a meu ver, para todas as idades.
Mesmo que a fórmula menina pré adolescente ( ou menino) descobre que tem super poderes já tenha sido apresentada tanto em livros quanto em filmes, as autoras ( sim, são duas!) conseguem prender o leitor de um jeito que terminamos o livro querendo estar com a continuação " Floresta dos desgarrados" ao lado.
Mas, afinal, o que tem de envolvente? Oksa Pollock mora na França e é de família russa ( daí esse nome...), filha única de uma casal que já está acostumado a se mudar muito, ela nem imagina que segredos escondem seus familiares. Nem mesmo Gus, seu amigo fiel, consegue acreditar na grande reviravolta na vida da menina quando chegam a Inglaterra.
Já no início do livro ( e também pela capa) sabemos que nossa protagonista é alguém especial, digamos que predestinada a ter alguns poderes que não são comuns aos outros mortais.
Também sabemos que seu pai não quer que o destino de Oksa seja seguido, e é por isso que qualquer medo de que isso possa acontecer faz com que seus pais e sua avó se mudem.
A avó de Oksa, que ela chama de Baba, mas que se chama Dragomira, é uma pessoa um tanto esquisita...conversa com foldingodos - não, não digitei errado, o nome é esse mesmo, são duendes que vivem no quarto da avó- sabe mais do que todo mundo e ama a neta acima de tudo.
Seus ´pais não me encataram tanto talvez ofuscados pelo brilho da avó que é uma graça - ou graciosa como seus foldingodos costumam chamá-la.
Para Oksa esse mundo novo é assustador, afinal, do nada a menina que está prestes a completar 12 anos e levava uma vida normal começa a perceber que tem poderes como levitar a si e a objetos e produzir bolsa de fogo. Se na cabeça de um adulto já seria complicado aceitar ser assim da noite para o dia, imagine na dela, que obviamente como toda pré adolescente se rebela contra os pais por terem lhe escondido a verdade.
A vida dela então começa a ficar complicada até na escola, onde um professor muito estranho com pinta de espião inferniza não só a vida dela como a de outros alunos.
A típica dúvida de gostar do melhor amigo como o é ou como namorado também começa a ser demonstrada por Gus. Este também um personagem fofo que não só acompanha Oksa no que tem que enfrentar após cada minuto mais descobrir mais coisas de sua família e a seu respeito como também tem uma linda história de adoção, Gus ainda é descrito como um lindo menino, mistura de uma pai australiano e uma mãe oriental.
Somando tudo que ela descobre em tão pouco tempo a uma mancha no corpo em formato de estrela que segundo sua avó é a prova de que ela é a única salvação de que o povo de Edelfia - o tal mundo invisível do título - possa finalmente reencontrar esse lugar( de onde claro vem a família Pollock) e voltar para lá.
O carisma da personagem me encantou, gostei muito da forma como as autoras escrevem também, é um livro relativamente grande ( tem mais de 400 páginas) mas não é cansativo. 

4 comentários

RUDYNALVA disse...

Raffafust!
Bom saber que mesmo sem gostar do gênero, gostou do livro, pois é um bom indicador.
O livro anda tão badalado e ando bem curiosa por lê-lo.
Parabéns pela resenha.

O carinho não tem preço.
Uma semana bem produtiva!
Luz e paz!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Juh Oliveto disse...

Oksa é um livro que eu teria adorado se tivesse lido aos 13 anos. Tenho certeza disso.
Mas, apesar de não ter sido uma leitura ruim, infelizmente o livro não me prendeu tanto a ponto de desejar saber o que acontece nos próximos. :\

Mas preciso concordar que Gus, além de fiel, é super fofo! Apesar de ficar chamando Oksa de "amiga" - literalmente -, o que me irrita hahahaha

Beijocas, querida!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Aline T.K.M. disse...

Poxaaa... tá todo mundo lendo esse livro e eu ainda não tenho o meu... =/ Quero muitoooo, quem sabe eu não tenho sorte e levo um exemplar em alguma promo! Pelo que li nas sinopses e resenhas, o enredo tem tudo p/ envolver o leitor, adorei.

bj
escrevendoloucamente.blogspot.com

Elis Miranda disse...

Gente a menina tem doze anos!! Tem que ser amigo mesmooooo! rs
Sorry o momento mãezona.

Eu até leria o livro, mas não me interessei em comprar entende?
Vamos ver se quando sair o segundo, eu me anime ;-)

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por