COLUNA RAFFA FUSTAGNO - RESENHA DE DESTINO

03 julho 2012

Título Original: Matched
Título em português : Destino
Autora : Ally Condie
Editora : Suma 
Número de páginas : 238










Destino para mim foi uma grata surpresa. Primeiro porque mesmo um pouco cansada das sociedades distópicas ( e isso sempre ocorre comigo quando leio demais sobre um determinado tema) eu realmente gostei desse livro. Devo dizer que a narrativa é a mesma das demais sociedades distópicas mas nesse primeiro volume, a protagonista Cassia nos ganha com poucas páginas. Primeiro porque exatamente por ela ser controlada o  tempo todo e ter uma realidade diferente da nossa, ela é deliciosamente ingênua. Por um tempo cheguei a imaginar como seria ser ela, com 17 anos tendo vivido sobre controle por um governo que acredita que assim a vida é correta, ela finalmente chega a idade de conhecer seu par. Daí  o nome original em inglês: matched. Sim, o tal par , a combinação que de acordo com o governo será a pessoa certa para você casar e ter filhos perfeitos.
O bom é que nossa heroína ao mesmo tempo que vibra com a escolha do par ( seu melhor amigo Xander) também começa a indagar se aquilo que vive e que todos aceitam é realmente o certo.
Nada mais normal e previsível, presente em todos os livros do gênero quando ela descobre que há algo de podre no reino da Dinamarca e resolve pesquisar por ela mesma ou desafiar o que até então ela não questionava.
E tudo isso é muito bem descrito pela autora que nos emociona ( pelo menos eu chorei horrores lembrando do meu avô) quando sabemos que ninguém pode viver mais de 80 anos.
E a nossa protagonista tem que dizer adeus ao avô sem ele ter qualquer doença, apenas por ser velho.
Como não indagar que é injusto, como aceitar que alguém que amamos e que está presente em nossa vida desde que nascemos deve morrer mesmo estando sadio?Outro fator que a faz mudar e indagar as coisas é quando conhece a aberração ( como são chamados os que não podem ter pares, os que de certa forma e sem explicação um dia sumirão): Ky. De amigo a segundo pretendente na história é um pulo e a gente nem sabe pra quem torcer porque Xander e Ky são fofos.
Para completar a vida de todos eles é vigilada, eles carregam comprimidos que tem que tomar sem nem saber para que servem....e se vê no decorrer das história enfrentando o sistema que não a deixa fazer as próprias escolhas até porque mesmo não querendo correr riscos, ela sofre ao ver o pai preso por motivo que não vou contar aqui mas que é mais um motivo para ela se perguntar se é certo mesmo escolherem como ela deve levar a vida.
O segundo volume já saiu e já comecei a ler, porque livro bom é assim, tem que ter a continuação ao lado, senão morremos de curiosidade.


Raffa Fustagno


6 comentários

Lygia Netto disse...

Ahhhh!!! Chorei LITROS na cena do vovô tbm...sou um pouco como vc nessa questão, Raffa...se leio muito e em um curto espaço de tempo sobre o mesmo tempo, acabo ficando cansada dele. Por isso que curti tanto Destino, pq foi um dos primeiros distópicos que eu li. Após ele, parece que os outros são cópias! =/ (vide Delírio).

Enfim, estou com Travessia aqui prontinho pra ser lido! \o/

Bjs.

fabdosconvites disse...

Eu por enquanto estou na curiosidade máxima. Adorei este livro e quero o segundo volume.
Bjs, Rose.

Anônimo disse...

Sabe que eu tenho esse livro já tem um tempo e ai da não tive empolgação em ler...agora que já saiu o segundo vou me esforçar para ler os dois.Bjs.

Leituras & Fofuras disse...

Ainda não sei o que pensar desse livro... muitos gostam outros odeiam. Eu tenho esse livro mas ainda não senti vontade de ler... talvez eu leia quando eu tiver a sequência.
Eu sou o contrário de vc, sou viciada em distopia e não me canso nunca de ler esse tema, que é meu preferido no momento *-*

Bjs.
http://www.leiturasefofuras.com.br/

Unknown disse...

OI Raffa
EU adoro Destino, estou mega curiosa para ler o Travessia, vou a Bienal dias 17, 18 e 19 de Agosto.
Beijos,
AH na do rio ano que vem eu vou certo!!
Susana

Unknown disse...

Aiii não sei se quero embarcar em mais uma série... Eu sempre considerei a ideia de ler "Destino", principalmente quando vejo em promoção ou quando passo por uma livraria e ele está lá, todo lindo. Ainda lembro da época de lançamento, que teve uma divulgação maciça da Suma, com sorteio de kits que vinham com as balinhas. Tentei e não consegui nada, só fiquei na vontade :(

Eu gosto de distopia, mas realmente tem uma hora que enjoa. Ainda mais se for uma distopia, com 2 gatinhos e nenhuma novidade para diferenciar dos outros... xD

Beeijos amiga!
Ingryd

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por