Coluna Raffa: O Olho do Mundo da @intrinseca

29 outubro 2013

Título original: Eye of the world
Título no Brasil : O Olho do mundo
Série "A roda do Tempo " volume 1
Autor : Robert Jordan
Editora : Intrínseca
Primeiramente devo informar que ler esse livro não foi tarefa fácil. A escolha de pedir ele a editora se fez por 2 motivos : sabia que o autor é considerado por muitos como o novo Tolkien - e não que eu ache que um dia isso tornará de verdade a acontecer mas pessoas que gostam dele e cujo a história o inspiraram a escrever o livro já tem um lugar cativo na minha fila de desejados - e o outro era que o marido de uma amigona minha ( Carlos do Brincando com Livros) tinha lido, resenhado e amado.
E porque não é tarefa fácil? Porque ele é enorme! Fica difícil carregar o livro na bolsa no dia a dia então minha sugestão é que vocês o leiam em e-book e também ele é rico em detalhes que se esquecemos ou perdemos algum o livro fica sem sentido, agora imaginem vocês como será lembrar de tudo após 15 livros? Ainda não confirmaram se a saga tem 14 ou 15.
Vamos ao que achei. A história de Robert começa em um lugar estranho onde nem o protagonista sabe onde se encontra e nem onde foi parar a mulher que ama, houve uma guerra gigante que literalmente acabou com o mundo. A tal Roda do tempo que dá título a saga é o que ficou na memória dos homens que sobreviveram a ela. Claro que tudo isso envolve uma lenda - que como toda lenda não sabemos se é verdade até o gran finale! - de que um homem será o salvador e que colocará tudo nos eixos, esse homem será chamado Dragão. tipo um salvador.
Entenderam? Bem, eu tentei, mas peço desculpas se confundir alguma coisa - esse livro está sendo lido por mim há mais de 2 semanas, isso são 22 dias tentando entender tudo e indo e voltando na leitura!
Bom, vamos a mais uma parte. E não me batam se essa resenha estiver confusa porque o Tico e o Teco meio que brigaram lá pela página 257 do livro ! rs
Ah sim, também entendi que temos um moço chamado Rand Al Thor - esses autores fofos e seus nomes super fáceis de lembrar ! e o livro tem mais de 800 páginas! deve ser amigo do Stephen King esse Jordan! - esse rapaz vive em uma vila chamada Dois Rios ele logo fia intrigado quando chega no local uma mulher misteriosa, e isso tudo no meio de um festival de inverno que deixa com inveja os ursinhos polares do Alasca.
Durante esse festival a vila é atacada por uns monstrengos chamados Trollocs, acontece que até então ninguém tinha certeza se esses monstros existiam ou não até se depararem com a fúria os capirotinhos!
Clado que a tal mulher estranha é a Mulher Maravilha da vez e vai ajudar a vila, ficar amiga de Rand e revelar a ele que está ligada a tal Roda do Tempo e vai assustá-lo ao dizer que foi até o local por causa dele pois acredita de verdade que o tal Dragão seja o nosso amiguinho!
O pobre do rapaz que levava ua pacata vidinha simples de repente vira salvador da pátria ou não, porque dependendo de que lado vai ficar ele pode tanto salvar o mundo como pode destruí-lo. Bem pelo menos foi isso que entendi, mas ainda acho que possam ter explicações melhores e confesso que andei meio perdida no vai e volta ao tempo do livro ( sem trocadilhos!).
O lugar que ele vive lembra a Terra Média óbvio mas não temos baixinhos de pés peludos o que talvez perca um pouco a graça. Falando sério agora, se é que eu consigo! É um livro bem escrito onde os elementos vão se juntando e claro que não tem um final porque ora bolas são 14 ou 15 livros e ainda faltam muitos né!
Alguns termos são difíceis de lembrar até para a resenha pois são nomes complicados inventados para o universo do autor - por isso que amo quando essas sagas viram filmes porque me ajudam muito a lembrar de tudo mas com a quantidade desse seria melhor um seriado! - como por exemplo a explicação do livro que tive que procurar melhor na internet sobre a lenda dos dragões, ao qual já tiveram outros que tiveram papel fundamental nos dias de hoje como o que era chamado de Príncipe da manhã. Todos travaram guerras entre o bem e o emal e a tal 'roda faz parte de eras que se formam após batalhas de tempos em tempos. Quando o protagonista tem que fugor da vila pois está sendo procurado ele o faz com a ajuda de dois amigos fiéis de nomes tão simples quanto o dele : Matrim e Perrim ( não me peçam os sobrenomes).
O autor também nos apresenta boa parte da vila de Dois Rios nos introduzindo personagens que eu não consigo lembrar nem da metade e claro que sei que terei que ler de novo esse livro quando chegar o volume 2!
Bom acho que é isso, de Pastor de ovelhas a salvador nosso protagonista vai nos ganhando e eu -a perdida - ainda acho que mereço uma segunda lida desse livro!
E que venham os outros ;)

13 comentários

Elizabeth disse...

Nossa que livro intenso e com uma história maravilhosa. Fiquei curiosa com essa tal história de roda do tempo. Muito legal seus comentários, principalmente a parte de você ter que ir e voltar na leitura pra poder falar dele. valeu por sua dedicação. Isso mostra seu comprometimento com a resenha e os leitores. Amei. Beijos.

Unknown disse...

Gostei da história que você contou. Será realmente esse rapaz o tal do Dragão que salvará o mundo? E as descrições e monstros que existem nesta história são realmente tão incríveis como falam? Fiquei curiosa e ansiosa pra saber mais desse livro. O autor pelo jeito promete, né? E tem certeza que serão quinze sagas? Poxa quanta coisa. Adorei.

Aline Basilio disse...

KKkkkkkkk. Cofesso que gostei muito da história mas não sei se conseguirei ler um livro de 800 páginas. Tenho medo (rs)! Penso que não acabará nunca.

Greiciely disse...

Raffa, ate levei um susto quando vi, nossa, vc ja leu! Eu ainda não li um livro assim mega grande, mas tenho esperança. Isso de série longa também desanima demais. Acho natural ficar perdida num livro assim, é enorme e com muitos detalhes, a gente se perde mesmo. Ainda não li nada no estilo, apesar de ter alguns, só vejo série de tv. Não sei se lerei, fiquei curiosa com tudo, mas to fugindo de série...
Bj

Unknown disse...

Olá Raffa!
O único livro grande que li foi Cisne com 826 páginas...hehehehe
Ainda bem que a história é interessante, senão seria bem massante!
Estou super curiosa com o livro e torcendo para um dia ter a oportunidade de ler!

Beijinhos
As Leituras da Mila

Unknown disse...

Oi!
Adoro livros assim, mas me conte uma coisa o tamanho da fonte é boa e tem espaço entre linhas? Sabe como é uso óculos e não gostaria de forçar a vista; Quanto aos nomes difíceis eu sempre coloco apelido e quando me perguntam nunca sei quem é, normal kkkkkkk. 15 livros, dói viu (no bolso kkkkk) e quantos desses 15 já foram lançados lá fora?
bjs

Anônimo disse...

Olá Raffa!!
Me cansei só de ler sua resenha...como já disse não sou muito fã de séries,ainda mais longa assim...me desculpa.Bj.

Alessandra Siqueira disse...

Realmente parece ser bom,e deve ser muito ruim levar pra lá e cá.

Adriana disse...

Poxa, 14 ou 15 livros! E todos são assim, desse tamanho? Infelizmente não me atraiu, além de ser imenso e ter tantos volumes, achei a historia confusa, acho que não conseguiria le-lo não, afinal leitura é sinônimo de prazer, se não for pra ser assim, eu nao leio! Bjão! :)

Unknown disse...

Oii Raffa,
Se vc ficou um pouco confusa lendo esse livro, imagina eu.
Não faz muito o meu gênero, mais mesmo assim parece ser muito interessante pra quem gosta desses tipos de gênero e do autor. Se eu gostasse tbm leria. Mais por enquanto não.
Ri muito com o " confusa porque o Tico e o Teco meio que brigaram lá pela página 257 do livro ! rs"

Unknown disse...

Lendo sua resenha fiquei bastante curiosa para ler esse livro. Ótima resenha!

Bjus
http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

Paixão por Beleza e Estética disse...

Realmente parece ser muito interessante e me parece daqueles livros que te prendem, rsrs
quando gosto do livro num paro de ler até descobrir o desenrolar da história!
Parabéns pela resenha, ficou ótima e bem contada a nós leitores do blog :)

Erica Martins disse...

Fiquei de cara quando num evento da Intrínseca que fui falou que já tinha 14 livros de 800 páginas da série publicados. Quero encarar ela porque acho que faz meu gênero de leitura mas não ajuda nada mesmo essa confusão de nomes, etc. Quero ver eu lembrar no 1° livro no 14°...

Espiral dos Sonhos

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por