COLUNA RAFFA FUSTAGNO - DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO - XII BIENAL RJ 2005

25 junho 2011

Então pessoal todo mundo já tá cansado de saber que esse ano tem Bienal aqui na cidade maravilhosa! Não lembro quantas Bienais já fui mas mamãe disse que me levou na primeira em 1983! Mas sinceramente só acredito vendo fotos e mamãe não é como eu e não tirou nenhuma! Como assim né? Tsc,tsc!
Fotos eu tenho da Bienal de 2005 que ilustram essa coluna...naquele ano a maior atração era um escritor que muitos de vocês vão dizer : O que? Quem? Como? Mas sempre digo que a frase " Não era do meu tempo" não combina com nós leitores espertos que temos o dever de conhecer quem inspirou nossos ídolos, nossos pais e avós a lerem né?
Tom Wolfe é um escritor americano que nasceu no ano de 1931 ( sim o vovô é bem antigo!) e como livro mais famoso ele escreveu " Fogueira das vaidades" ( já sei que tem gente falando: ham? o que? Nunca vi!) que foi para a telona nas mãos no mestre do cinema Brian de Palma em 1990! Com Bruce Willis, Tom Hanks e Melanie Griffith no elenco  ( agora sim, pelo menos um desses três ou os 3 todo mundo conhece!rs). Eu nunca li o livro mas o filme vi umas 3 x..é divino e merece todas as atenções, tem em dvd, corre e aluga pessoal!
Ele ( o Tom Wolfe!) abriu a Bienal com uma palestra fantástica no dia 12 de maio de 2005,eu infelizmente só consegui ir no dia 20 de maio ( naquela época eu trabalha para uma loja o dia inteiro! Consegui ir com amigos pelo menos um dia e passei o dia todo lá!
Lembro que a Objetiva lançava A Torre Negra do mestre do Terror Stephen King e que amei comprar dois livros da série lá, lembro que tinha um stand com quadros da Turma da Mônica que amo imitando famosos quadros!

No quesito fotos com autores fui muito infeliz, o Jô Soares que eu tava doida para conhecer e tirar foto fez uma noite de autógrafos a tarde no dia 17 de maio, eu trabalhei o dia todo e até hoje me pergunto porque não agi erroneamente mentindo estar doente???
No dia que fui tinha Pedro Bandeira mas me perdi entre os pavilhões e não consegui nenhuma senha para palestra dele!  Nem consegui chegar pertinho dele como eu tanto queria!
Tinha uma entrevista com a Ingrid Guimarães mas para variar as senhas acabaram cedinho e eu cheguei de atrasilda.
O que posso dizer é que EU FUI \o/ ( deviam vender aquelas camisetas..haaha) e mesmo não tendo sucesso na saga eu participei um pouquinho desse momento mágico chamado Bienal, em breve conto a de 2007, essa sim, um sucesso bem planejado!
Abaixo vocês vão ler parte de uma matéria do UOL sobre o evento de 2005!

"Terminou no domingo, 22 de maio, a XII edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Nos 11 dias do evento, os três pavilhões do Riocentro reservados para o evento receberam cerca de 630 mil visitantes, recorde de público em todas as edições. Neste ano, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro fez uma homenagem à França.

Segundo a organização da feira, foram vendidos no total 2,3 milhões de livros, 44% a mais do que na última edição, representando um faturamento de R$ 41,5 milhões, ou 17% a mais do que em 2003.ÿ

Além de destacar as estrelas da festa, os livros - foram mais de 1.000 lançamentos e por volta de 100 mil títulos disponíveis -, o evento promoveu uma extensa programação cultural para aproximar os autores de seu público com sessões de leitura de poesias, palestras, encontros e debates.


"Os resultados superaram nossas expectativas. Estamos felizes com a realização desse evento que contribui para aumentar a auto-estima dos moradores do Rio. Conseguimos atingir nosso objetivo de ampliar a oferta de eventos aos visitantes, com opções para todos os públicos", afirmou, segundo a assessoria da Bienal, Paulo Rocco, presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), que organizou a feira em parceria com a Fagga Eventos.


A maioria do público foi composta por mulheres - 59% contra 41% homens. Das 630 mil pessoas que passaram pelo Riocentro ao longo dos 11 dias de evento, 170 mil foram estudantes da Visitação Escolar. Eles compraram uma média de 2,1 livros por pessoa ao preço médio de R$ 4,50. Dos 460 mil visitantes restantes, 81% compraram livros na Bienal (uma média de 5 livros por pessoa) ao preço médio de R$ 17,74 (segundo dados computados até sexta-feira, dia 20)."

No stand da FEB - amo Chico Xavier!!!




Com a Monica Lisa...rs
Com o livro do MESTRE...Mr. King \o/

A atriz Ingrid Guimarães sendo entrevistada por uma platéia, na época ela dividia com Heloisa Perrisse o programa humorístico "Sob nova direção" que era um sucesso além de fazer a peça Cócegas com a mesma atriz!

5 comentários

Igor disse...

Não fui com vc nessa ne? Queria lembrar pq. Acho que comecei a ir contigo so em 2007. rs Bjs e saudades.

Raffafust disse...

Igor,

Também não me lembro porque vc não foi comigo nessa Bienal afinal nos conhecemos em 99! Importante é que vc esteve comigo nas outras e vai estar em mais nessa!

Bjos

Fernanda Araújo disse...

Isso é tortura pré bienal amiga!
Não vale! =D
|º/ Emoção muita emoção!
Vou tirar foto até do vento em Setembro

Elis Miranda disse...

Ai como quero ir na Bienal, e kkkk mas vou tirar foto até do vento tbm!
Nunca fui porque nunca tive compania mas esse ano uma amiga de Aracaju vai estar no rio e nós vamos.

Quero muito ir no evento da Saraiva, torça pra tudo der certo e eu poder ir!

Bjssssss

RUDYNALVA disse...

Raffa!
Ri muito, porque sou dessa época aí que falou ser do vovô (mas nem sou tão vovó assim...) e li o livro, e, vi o filme...
O bom é que foi, mesmo sem assistir as palestras, esteve lá e registrou, bem registrado...
cheirinhos
Rudy

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por