COLUNA RAFFA FUSTAGNO - Resenha de " O caminho do poço de lágrimas" de Andre Vianco

07 fevereiro 2012

Título : O caminho do poço de lágrimas
Autor : André Vianco
Editora : Novo Século
 Número de Páginas : 200
Ilutrações : Lese Pierre








Não é surpresa para ninguém que amo André Vianco quando peguei esse livro para ler eu esperei que fosse gostar muito mais. Eu sabia que não havia nenhum vampiro na história mas quando recebi esse livro em casa fiquei encantada com os desenhos de Lese Pierre, o livro é todo ilustrado com imagens dos 3 membros principais dessa história: Jonas, Ingrid e Bosco. Quando o livro começa eu estava muito animada com o que estava pensando que seria a história: um sonho. Tudo leva a crer duas coisas : que eles morreram ou que eles estão sonhando. E essa dúvida fica até o final quando enfim é revelado o que aconteceu de verdade.
Os três só se lembram que estavam dentro do carro de Jonas - o pai - voltando de férias obrigados pois não queriam e é aquela velha história do pai que trabalha muito e abre mão dos momentos com os filhos e de repente acordam fora do carro.
Daí para frente eles enfrentam algumas aventuras e acho que o que André Vianco quis mostrar foi uma mensagem bonita mas que para mim não funcionou muito, talvez porque o tema já seja um pouco batido ( o fato de termos que dar mais valor ao presente porque nao sabemos do futuro..). Algumas partes me pareceram muita viagem, talvez o intuito tenha sido do esse, uma imensa viagem com um significado no final.
O problema é que para quem está lendo a ação acontece mas fica sem pé nem cabeça, parece um sonho o tempo todo e passamos a nos perguntar que graça tem no sonho ? Muito do que sonhamos não passa de muita bobagem e talvez nem metade possa significar alguma coisa...mas e quando descobrimos que não é bem um sonho? Funciona como premonição? Aí que está, tem que acreditar, tem que estar no ritmo do que o autor pensou e eu sinceramente não estava...me cansou a narrativa muitas vezes e foquei nos lindos desenhos no meio de um metrô lotado onde queria e muito ter minha atenção prendida na história.
O que funcionou para mim foi o final, achei lindo de verdade mesmo que puxe um pouco para tristeza mas tem um motivo.
O meio é que me deu um pouco de sono...mesmo assim só pelo início e o final já valem o livro!

7 comentários

Anônimo disse...

Olha, eu achei essa capa muito feia! :S As ilustrações de dentro podem ser lindas, mas capa... rs Não tenho muita curiosidade em ler livros do autor, mesmo com todo mundo elogiando ele pelos seus livros de vampiro e tal... Mas esse pelo visto não é tão bom assim. :S Enfim, acho que vou deixar para um próxima beeem próxima! haha Beijos.

@minha_estante - Minha Estante

Lygia Netto disse...

Oi Raffa!:)

É..todos nós sabemos seu amor pelo Vianco....rs
Mas tenho que concordar com o comentário do Bruno...a capa não chama atenção ao ponto de nos parar para ler a sinopse e conferir sobre o que se trata a história.

Esse tipo de livro meio 'viagem', onde não sabemos distinguir realidade/sonho, não me chama muito atenção...mas gosto de livros intercalando imagens...quem sabe se eu não vê-lo em minhas mãos? haha

Beijinhos! o/
Lygia
Brincando com Livros

RUDYNALVA disse...

Raffa!
Sou fã incondicional do André Vianco também e nem sabia que já tinha novo livro dele.
Gostei demais da resenha.
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Claudia disse...

Oi Raffa desculpe por não aparecer mais por aqui mas estou numa correria danada. Adorei sua resenha e fiquei feliz de saber que também gosta do André Vianco ele escreve muito bem e eu adoro seus livros este esta entre os poucos que eu ainda não li mas também esta na minha listinha de desejos.

Ah espero te encontrar na bienal.
Bjs
Val
Brilho das Estrelas

Lilo disse...

Tbm gosto bastante dele, mas tbm não gostei da capa não. Gostei da sua posição sobre o livro e sobre a viajada total dele... Parece algo bem diferente do que ele tá acostumado a fazer né?
Bom, fica de dica né! Quem sabe um dia eu leio só por curiosidade.
Beijos e sucesso.
Lilo
Redenção, já em pré-venda

Anônimo disse...

Sabe que eu tenho esse livro a um tempão,mas ainda não li...Vc me deixou curiosa,Raffa,será o próximo livro que lerei.Um bj.

Nanda disse...

Oii Rafa! :D
Ainda não li nada do Vianco, mas tenho um livro dele aqui "O senhor da chuva" ou algo assim... kkkkkk' Acho que já saquei o final desse dai xD Não gostei mt da capa mesmo, mas ilustraçoes por dentro devem ser lindas... *-* pode ser um livro que eu leria... Apesar de tudo isso que voc falou -que realmente desanima :(- mas quem sabe um dia , né? xD

Beeeijo, Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por