Coluna Raffa: A estrada das flores de Miral da @editorarecord

08 outubro 2013


Título Original: La strada del fiori di Miral
Título no Brasil:A estrada das flores de Miral
Autora: Rula Jebreal
Editora: Record
Número de págs: 303

A grande diferença quando se pega um livro bem escrito está nas vezes em que você conseguiu deixar de lê-lo. No caso desse, eu o li em um dia! Confesso que amo histórias com temas de culturas árabes, judaicas e o infeliz cenário da eterna briga entre palestinos e israelenses. Não que sinta algum prazer de ler sobre coisas tristes, ao meu ver livros com o tema me despertam uma curiosidade em conhecer um mundo tão diferente do nosso.
No livro "A estrada das flores de Miral"começamos conhecendo a primeira história, da corajosa e pioneira Hind Husseini, uma palestina que abriu mão de casar-se, de ter uma carreira para se dedeicar a um orfanato de refugiados. A força dela é tão bonita que achei a história mais tocante desse livro, até o dinheiro da herança ela consegue convencer os irmãos a doarem para essa causa. O local que fica em Jerusalém é palco próximo dos constantes conflitos entre palestinos e israelenses, mas ela acredita que pode gerar a paz, fazendo os jovens entenderem que precisam conviver em harmonia e estudar para terem suas carreiras e não serem mais um alvo fatal dessa guerra.
Acompanhamos desde sua infância até a sua morte, Hind tem tanta fé e garra que nos prende o tempo todo. A segunda história que conhecemos é da sofrida Nadia, uma menina que ao completar 13 anos é abusada pelo padastro e faz de tudo para que ele não se aproxime de sua irmã.
Ao tentar contar para a mãe tudo que passa nas mãos do monstro, ouve da mãe que ela é culpada por tê-lo provocado.
Resolve com isso fugir de casa e faz sua vida que vai ter um final nada feliz. Seu marido não se acha em condições de criar suas filhas Miral e Rania e as entrega no Orfanato fundado por Hind.
Em uma história onde o romance , o drama e a realidade andam lado a lado, a autora consegue que cada história se entrelace tendo motivos para isso e nos emocionando ao final de cada capítulo.
Dois povos que são marcados por uma guerra, várias famílias que não optaram por estarem em uma praça de guerra, vidas que se vão antes do esperado. Rula Jebreal uniu tudo em um só livro e fiquei feliz de saber que vai virar filme. Uma linda história que merece ser lida por muitos!





14 comentários

Giselle Oliveira disse...

Uau, depois de ler a resenha comecei a dar uma pesquisada de leve e descobri que a instituição que ela criou ainda existe. Normalmente não gosto de ler livros assim, porem esse fiquei com vontade de ler. Gostei muito da coragem da Hind Husseini, são muita poucas as pessoas que tem a coragem de fazer o que ela faz nos dias de hoje não consigo nem imaginar fazer isso na época em que ela fez.

Elizabeth disse...

A história é realmente impressionante. Nunca fui fã de guerras e acho que ninguém o é. Pois quem se lasca e perde, é o povo e não os governantes que só sabem mandar. E o povo árabe, pra mim, é o mais sofrido principalmente por sua religião tão radical. É bom nós conhecermos mais sobre esse povo e aprendermos mais sobre ele. Quem sabe assim poderemos ajudá-los num futuro próximo. Beijos,

Leila disse...

Que história triste... Não gosto muito de ler porque sofro junto com os personagens. Mas, às vezes abro uma excessão (como por exemplo: "A menina que roubava livros").

Paixão por Beleza e Estética disse...

Acho que não leria esse livro, não gosto muito de histórias triste ainda mais sabendo que é uma realidade hoje em dia. Vejo que é até uma história muito realista e impressionante, mas não é para mim ler :S
Quando leio algo assim, fico muito impressionada com as coisas tristes :/

Anônimo disse...

Gosto muito de livros veridicos,a capa também me chamou a atenção.Sua resenha ficou muito boa.Parabéns.

Alessandra Siqueira disse...

Nossa,a culpa era dela??
Que absurdo viu,se eu ler esse livro,acho que terei vontade de matar essa mulher.Realmente existem pessoas que preferem ficar cegas em relação a isso.

Unknown disse...

Eu não tinha ouvido falar nada sobre esse livro e só de ler a resenha eu tenho certeza que chorarei. Mas achei corajoso da parte Hind.
bj

Unknown disse...

Olá!

Se fosse por hoje não leria o livro, pois não estou no clima para ler uma história tão sofrida, mas normalmente adoro ler sobre histórias que impressionam!

Beijinhos

As Leituras da Mila

Unknown disse...

Uma história forte e emocionante. A vida não é nada fácil por lá, nem mesmo aqui o é. Mas é incrível como tratam as mulheres e o pouco que valem por lá.

Aline Basilio disse...

Não conhecia o livro, mas adorei a história. Conhecer outras culturas através dos livros é fascinante. Eu amo!

Unknown disse...

Também gosto de livros que se passam na cultura árabe. É muito triste tudo o que acontece nesses livros, mas nos fazem refletir sobre varias coisas nas nossas próprias vidas.
Fiquei com muita vontade de ler esse livro, ainda não o conhecia, mas vai entrar para minha listinha.

http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

Anne Viana disse...

Não me interesso mtpelo tema não,mas até que achei esse livro bem interessante :a

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Adriana disse...

Também gosto muito desse tema, e mesmo todos os livros que li desse tema, serem tristes, dramáticos e até desumanos, eu gosto muito, acho que são sempre bem retratados as cenas que acontecem nesses lugares, lendo sua resenha agora, me lembrei do livro A cidade do Sol, do Khaled Hosseini, que também conta a historia e sofrimento de duas mulheres do Afeganistão se não me engano! Gostei muito da sua resenha Raffa, e mesmo que eu sofra muito com as historias de Hind e Nadia, preciso ler esse livro! :)

Unknown disse...

Oii Raffa,
Gostei muito da sua resenha, não conhecia o livro.
Ainda tenho muito livro na estante pra ler, esse vai ficar pra próxima.
Mais fiquei feliz em saber que vai virar filme... Pq até eu ler esse livro o filme já deve ter saído. Rsrrsrs

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por