Era ano de Bienal...2007! E todo mundo só falava na vinda do autor que escrevia o best seller mais vendido daquele ano: Marcus Zuzak.
O australiano muito jovem ( na época ele tinha menos de 30 anos) que tinha escrito um livro sobre uma menina perseguida pela morte no meio da Alemanha nazista impressionava e aumentava o número de fãs pelo mundo todo. Foi nesse frenesi que ele veio para o Brasil. lembro muito bem que eu nunca tinha lido o livro...eu estava naquele dia na Bienal por causa de outros autores acompanhada de meu melhor amigo Igor quando vi aquela fila imensa se formando para ter o livro autografado. Minha mãe não tinha o livro mas estava com ele em casa quando ele veio para cá, no dia antes de sair para a Bienal perguntei: " Mãe, esse livro é seu? O carinha que escreveu vai estar lá na Bienal hoje!" Ela disse : " Não minha filha peguei de sua tia Joana, ela disse que é ótimo". Não sei até hoje o que me deu mas dei uma de " A menina que roubava livros", taquei o livro dentro da bolsa e fui para Bienal.
Chegando lá vi cerca de oito moças com capas pretas e guarda-chuvas gigantes vermelhos iguais aos da capa do livro. Se aquilo era Marketing, adiantou para mim, fui as seguindo até a fila de autógrafos de Marcus Zuzak.
Marcus Zuzak e eu |
A fila tinham cerca de 300 pessoas na minha frente e eu aguentei firme e forte durante cerca de quatro horas de espera pela minha vez. Pensei o tempo todo na fila : " Como vou autografar um livro que não é meu?? Não tenho grana para dar outro a minha tia!" e quando a moça da Intrínseca passou por mim me perguntando o nome para colocar no livro eu só consegui pensar: " JOANA" hahahahha
Foi nesse dia que depois de horas na fila que eu conheci Marcus Zuzak e ele conheceu " Joana" ! Ele me perguntou se havia gostado do livro...eu gelei e disse: " Fantastic!" ( além de ladra de livros ainda virei mentirosa!), ele desenhou uma boneca, uma casa, fez árvores, uma trilha e lá dentro da casa escreveu uma imensa dedicatória ( para minha tia né :(
Marcus Zuzak foi de uma simpatia que parecia que nem ele tinha ideia de seu sucesso, ele ficava um tempo conversando, dava beijos, recebia presentes ( levaram bombons e uma camiseta da cidade...) e não parava de sorrir.
Igor e eu a fila! |
Saindo de lá obviamente que gastei o que não podia e comprei o livro, queria ter entrado na fila de novo...mas o Igor me impediu ( ele vai ler isso e vai dizer que não citei que ele aguentou 4 horas pelo Zuzak na fila comigo e mais uma hora para cada autor aquele dia..haahah)
"A menina que roubava livros" é maravilhoso, não consigo achar melhor palavra para descrevê-lo!
Ele é inteligente, envolvente e Zuzak conduz tudo levemente até chegar ao final.
O dia em que o conheci foi sem dúvida inesquecível e a foto com ele está aqui na parede de meu quarto. Gostaria muito de encontrá-lo novamente, dessa vez já tendo lido dois livros dele!
Por Raffa Fustagno
7 comentários
Que lindo Fê!
Nossa, realmente, é muito bom quando os escritores são tão simpáticos!
Podia ter tirado uma foto da dedicatória pra mostrar pra gente, né?rsrs
Enfim,
Lindo Post!
Beeijããão!
Ai que lindo. Eu também fiquei boba com os autores na bienal de SP ano passado. Abafa o caso rsrsrs
Seu melhor post sem duvida. rsrsrs Bjs
Ai eu AMO A Menina que Roubava Livros! Achei ele muito interessante e é claro que no final eu chorei feito um bebê né... Sorte sua que conseguiu o autografo dele, mesmo sendo pra sua tia! hahahahahha Bem que ele podia voltar esse ano pra autografar o meu D: Nem que eu tenha que falar que meu nome é Joana também!HAHAHHA
Raffa como sempre entrando na fila sem mesmo ler o livro, mas assim é que se faz! Essa bienal de agora vai ser nossa amiga!;P
Beijos Débbie
http://loucospor-livros.blogspot.com/
Eu FUIII nessa Bienal!! Minha primeira Bienal do livro....a gnt nunca esquece..HAHHA..
Vi o autor por lá tbm...mas na época, n tinha saco p ficar em fila para pegar autógrafos com os autores...rsrsrs...
Enfim...vergonha p mim...comecei a ler o livro "A menina que roubava livros"(q é bom!!) e n terminei até hj... ><
Bjos, Raffa!
Ai que linda foto! A menina que roubava livros é muito bom mesmo, li já tem um tempo e to com vontade de rele-lo, tão intenso é esse livro! Adorei, espero um dia ir numa Bienal! Bjo!
Amiga, ri muito de voc~e se tornando Joana. HAUHAU. Eu adoro quando os escritores são super gentis conosco. Infelizmente eu nem conehcia esse livro na época e acredita que eu estava na Bienal nesse livro? É, antes eu não era do mundo literário. :( Eu adorei a sua saga para conseguir um autógrafo! Perfect! :)
Beijos ;*
Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com
Postar um comentário