COLUNA RAFFA FUSTAGNO - RESENHA DE INSACIÁVEL DE MEG CABOT

25 julho 2011

Título no Brasil : Insaciável
Título original : Insatiable
Editora no Brasil: Galera Record
Ano de lançamento nos EUA: 2010
Ano de lançamento no Brasil: 2011
Número de páginas: 502
Autora : Meg Cabot
ISBN 978-85-01-09134-5
Tradução de : Regiane Winarski




Primeiro para falar desse livro ( que sábado quem estava no I Encontro de Fãs Meg Cabot aqui no Rio de Janeiro já ouviu...) devo dizer que quando ele chegou em minha casa me assutou as 502 páginas que ele possui. Depois claro a capa é de um bom gosto incrível, parece um veludo e é linda! Mas o peso dele não ajudou muito com meu problema na coluna e o metrô insuportável aqui do  RJ sempre lotado. Mas vamos a história.
Sei que depois de tantas histórias de vampiros ( umas boas outras nem tanto) se deparar com mais um livro sobre o tema pode parecer " A hora do pesadelo parte 1000" mas calma vamos dar uma chance..afinal é um livro da sempre maravilhosa Meg Cabot.
Apelidei o carinhosamente de " Interminável", por não ter um fim e por ser um pouco lento a meu gosto para que as coisas aconteçam. A história da roteirista de novelas Meena Harper pode ser a de qualquer uma de nós, moradora de uma cidade grande ( New York), na casa dos 30 anos, solteira, com um emprego que gosta mas não ama e com um irmão desempregado em sua casa. Ela não é de uma beleza estonteante, descrita como uma moça normal de cabelos curtos cujo a rotina  noturna é levar um cão que tem nome de personagem marcante de Kiefer Sutherland ( Jack Bauer). para digamos assim, passear.  Que graça poderia ter isso? Bem, é aí que entra o já conhecido " fator Meg de qualidade", ela não é uma pessoa feliz porque tem um dom que mais parece uma praga, ela sabe quando as pessoas que conhece vão morrer, ela sabe exatamente quando e do que. Perfeito? Não para ela que passa a vida tentando evitar o que é inevitável :que as pessoas morram! Qualquer semelhança com Sookie Stackhouse não é mera coincidência, inclusive a própria personagem é citada no livro em tom de deboche pela melhor amiga dela: Leisha.
Capa original dos EUA
Para completar, obviamente que as pessoas desconfiam ( muito) dela e a acham uma louca, somente essa amiga e seu irmão sabem que é verdade o que ela prevê.
Como se não bastasse esse dom, Meena começa o livro não passando pelo seu melhor momento profissional pois quem menos trabalha na emissora vira sua chefe e lhe encomenda que a novela que escreve chamada Insaciável ( daí o nome do livro) comece a abordar os vampiros pois está perdendo audiência para a concorrente Luxúria ( para mim um deboche com a onda vampírica que iniciou com a saga  Twilight ) . Meena odeia vampiros, acha ridículo falar sobre eles...até que...a vida de mocinha não é fácil e ela conhece em circustância digamos assim, suspeitas, o professor romeno Lucien Antonesco, ele é na verdade um príncipe, que vive em um castelo e que anda com um sobretudo. Vampiro? Não, imaginem...Lucien se encanta com Meena e ela com ele, e daí para frente a história perde um pouco o gás, hora conta de Alaric Wulf ( o carinha que caçca vampiros e pertence a Guarda Palatina) e tem charme para dar e vender e vive atrás de moçoilas iludidas pelos vampiros em troca de ser doadora de sangue para eles em tempo integral ( gostei dessa parte!), horas volta para ação da personagem estranha mas amiga de Meena a Mary Lou e seu não menos estranho marido: Emil.
A gente sabe quem é vampiro na hora em que Meena descreve que daquela pessoa acha estranho mas ela não consegue ver o dia da morte ( afinal claro né bobinha mas eles já estão mortos...) e ela é um tiquinho lerda para se tocar disso.
Acho que faltou mais paixão em Lucien mas gostei das frases fortes do personagem falando " Você não vai se arrepender"....senti nesse final de capítulo lá no fundo da alma um gritinho Ricky Martin: " Weeeeeeeeeeeeeeepa!" rs
Mas aí vem a parte que gostamos...afinal Lucien vai da Romênia para NY para descobrir quem está desobedecendo suas ordens e matando as pessoas ( sim, ele que manda nos vampiros mundiais...afinal ele é filho de Conde Vladimir!).
O final é daqueles " cenas dos próximos capítulos" ...por isso que estranhei a quantidade de páginas desse primeiro livro muitos detalhes e um " vejo você no próximo livro" no final...acho que Meg andou lendo Tolkien...quem sabe?
Mas a ironia desse livro faz ser um dos melhores pontos nele, tem que estar bem antenada em conhecimentos gerais porque Meg faz menção a muitos programas , pessoas....que se não conhecemos perde o tempo da piada!
Estranhei a capa também porque o livro todo cita Meena como alguém de cabelos curtos e moça da capa tem cabelos longos.
Li em alguma resenha por aí que acharam que o fato de Meg citar que o vampiro irmão de Lucien vai abrir uma boate no Rio é sinal de que aqui só tem coisas ilícitas e tal..não vi dessa forma..achei que citou a cidade por ser uma das mais famosas...aliás vampiro dono de boate? Já vimos? ERIC ...er...nesse livro ele chama Dimitri!
Tive o grande prazer de estar com a tradutora desse livro Regiane Winarski em dois eventos sobre Meg Cabot no último mês e lendo o livro todo devo confessar que ela está de parabéns, em nenhum momento achei que ela pecou e que algo ficou sem nexo como já vi em livros anteriores traduzidos de Meg. Ela tembém explicou bem como faz o processo de tradução e acho que devido a isso e a seu profissionalismo, funcionou certinho com o jeito Meg de escrever!
Tenho que terminar  dizendo que a metáfora do dragão também fechou com chave de ouro...afinal as vezes é melhor não matá-lo ...porque no fundo nem queremos.
Mais um livro obrigatório de Meg Cabot para ter na estante e amar ou gostar mais ou menos, indiferente você não fica.
E para quem não estava no evento e não me ouviu falando...a Regiane contou que recebeu essa semana a continuação Overbite me para traduzir! Ou seja...daqui há pouquinho tem as tais cenas do próximo capítulo para todos nós ;)


 

36 comentários

Adriana Brazil disse...

rsrsr achei super engraçado a parte do metrô cheio do Rio kkk é assim mesmo, mal da pra segurar nas barras!
Mas...
Eu vi esse livro e achei ele gigante! Quero muito ler algum livro da Meg, pelo que vcs dizem é demais!
bjus
Dri

Nath Souza disse...

O evento foi ótimo!!!!
Como não gostar da Meg, né?

Livros e Versos disse...

oiii eu já li Insaciável e gostei bastante, mas sou suspeita pra falar porque gosto de tudo da Meg =)

Ah, tem selinho no meu blog para você!

http://livroseversos.blogspot.com/

bjissss

Fernanda Araújo disse...

Eu querooooooooooo
A capa é linda, como n querer?
E com vamps.... ok surtei geral agora ^^
=D
Adorei flor!

Carol Ardente disse...

Raffa, adorei a sua resenha! A Meg é diva e eu fiquei preocupada se ela conseguiria escrever bem sobre os vampirows. Eu ainda não li "Insaciável", mas é um dos livros que eu comprarei. A Regiane é super fofa e o trabalho que ela faz ao traduzir um livro é muito bom!
Parabéns pela resenha, amiga. E eu ri muito com as menções a True Blood.
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Monique Martins disse...

Apesar de estar um tanto enjoada do mote vampiresco este livro parece ter uma abordagem diferente Parece bem divertido. Quero ler, primeiro porque é Meg, depois porque é vampiro gostosão (meu tipo predileto!). Gostei muito da capa, tem um tom de vermelho tão lindo, super sedutor.
Bjkas!

Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Regiane disse...

Raffa, ameeeei a resenha! E é claro que amei você ter prestado atenção na tradução. Acho legal que vocês que fazem resenhas fiquem ligados nisso, porque é uma parte importante do processo de publicação de um livro. Eu já li várias resenhas que, quando o livro é enrolado ou ruim, as pessoas automaticamente supõem que é culpa do tradutor. É claro que às vezes é, mas tem horas que o original é enrolado mesmo (ou ruim, né) e ninguém salva, menos ainda o tradutor, que não tem autonomia pra mexer no texto.
No caso da Meg, ora, traduzir um livro dela é um prazer sem tamanho, porque o texto dela é fluido, fácil, redondinho, e acaba sendo uma delícia fazer essa ponte entre as línguas.
Parabéns pelo blog, vou sempre ficar de olho aqui!
Bjs

Carol Ardente disse...

Tenho que ler esse livro e LOGO!! AHAHAHA To super curiosa pra ver a Meg falando de vampiros... Super!!
Pobre Sookie... Qualquer semelhança com ela é mera coincidência, ADORO!HAHAHAHAHA E o irmão da Meena? Lembra só um POUQUINHO o Jason não?! Mas é beeem pouquinho! HAHAHAHAHHAH E tomara que o Eric pegue a ideia do irmão do Lucien... Afinal nada melhor do que uma boate na Lapa!! O bom disso é que ele ficaria pertinho da minha casa xD Só ia morrer com isso só!!!
Como sempre, acho que a Meg deve ter arrasado em mais um livro!! Tomara que essa continuação saia logo!! Adorei a resenha Raffa!!
Beijos,Débbie

Claudia disse...

aha, eu estou louca pra ler este livro deve ser o máximo gosto muito da Meg e agora este tema que é meu preferido.

Ludmilla disse...

Olá, eu vi este livro e fiquei com muita vontade de ler, adoro livros bem pesados.
Adoreia a sua resenha
Bjos
Ludmilla

Gisele disse...

Esse livro eh maravilhoso!!!!!!
A capa, o tema e a autora Diva é claro, tornam o livro ainda mais atraente!!!!
Bela resenha!!!!!!

bjus

Juliana disse...

Nhain, esse é o que eu tô MAIS morrendo pra ler :(
Nunca li nada da Meg #ShamOnMe, e morro de vontade de ler Insaciável *-*
Adorei a resenha, o livro parece ser muito engraçado hahahaha

beijooo!

Ju
http://julianagiacobelli.com

Pauline Chen disse...

Q maravilha de livro \o/ Amo a Meg Cabot, td bem q vampiros né... 500 livros sobre vampiros mas poxa é a Meg.
Odeio metro lotado tbm ¬¬ Aqui em SP fica tão lotado q nem dá pra abrir um livro...
Bjss

Conexões HQS disse...

Queria ler e ter, ou ter e ler rs todos os livros dela! Adorei sua resenha. Beijos.

Anônimo disse...

Gostei muito da sua resenha. Não sou muito fã do tema "vampiros",mas gostei do que vc escreveu e já ouvi e li tanto sobre esse livro que estou com vontade de lê-lo,e em se tratando de Meg...é tudo de bom.Bjs.

SONIAJAM disse...

Gostei do nome , mas não da capa, não li nada da Meg mas vou ler este pq é um tema que amo Vampiros(embora prefira os Lobos, mas a escassez brasileira deste espécime faz com que tenha de ler o oposto)vou adentrar no mundo de Meg por Insaciável e ver oq vai dar..

Mara disse...

ola bom o que mais me chamou atenção nesse livro foi a capa que é linda , e a´pesar de você ter falado que é uma historia arrastada trata de u,m tema que eu amo vampiros sejam eles que brilham ou não, amo então preciso ler esse livro.

Fellipe disse...

Esse livro Parece daqueles de tirar o folego, você não quer parar de ler, mesmo tendo 502 paginas, mas também vc disse que o ritmo é lento, então atrapalha um pouco, mas a Meg sempre é tão engraçada que não da pra parar de ler!

Viviane Freitas disse...

Estou cheia de livros de vampiros, mas como é Meg claro que quero ler. E o fato dela estar meio que zoando os outros deve ser muito divertido!
Livros pesados assim são complicados, só posso ler em casa, levar na bolsa é difícil porque a minha sempre está pesada com o material de trabalho.
Adorei a resenha, me deixou com mais vontade de ler, ainda mais sabendo que logo teremos a continuação aqui no Brasil... aguardar as cenas do próximo capítulo é uma tortura!! rs

Beijos,
Vivi

Silvia disse...

Quero muitissimo esse livro!!!ouvi falar q esse livro é super bom..
sua resenha me fez querer comprar o livro agora..kkk
mas vou esperar pra ver se eu ganho!!
bju

Apaixonada por Livros disse...

Hum..podem quererem me matar mas ainda não li nenhum livro da autora, demorei né rs.

Laura Zardo disse...

Nunca li nada da Meg Cabot. Parece ser um livro muito bom, me interessei :)

Jadi Soares disse...

"Meena riu. Era um tanto divertido receber ordens de um homem bonito usando um short de pijama de seda cinza."
kkkk
amei!
essa historia tem um toque de A Mediadora…
A Meg ainda vai me levar a falencia, sem contar os outros que ela escreve com o pseudonimo de Patria Cabot, eu pensava que fosse tipo a irmã dela. kkkk #desinformadatoda
Mas a Meena tem tudo para ser aquelas personagens que rezamos para que apareça na Tela do Cinema.
bjos

Mari Soares disse...

Eu não resisti e comprei o livro. Estava louca para ler!

A capa é realmente maravilhosa.

O que desanima é justamente o que falou, pesado para carregar na bolsa. E ultimamente só tenho tempo de ler no ônibus.

Beijos!

Mari | http://brincandocomlivros.blogspot.com/

S disse...

A capa é muito linda!
Meg é demais!
http://minhaestantemeuslivros.blogspot.com/

Sanélia disse...

Não vejo a hora de ler esse livro.
Autora que eu amo, tema que mais amo.... vamps!
=D

Mariana B. Sampaio disse...

A resenha ficou linda demais, Raffa! Adorei! Ai, quero muitíssimo ler esse livro, principalmente porque dizem que ela tem uma reação normal, de qualquer mortal, quando descobre que o namorado é um imortal!rsrs

Beijinhos!

Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel

Lucia Marina disse...

Oi!

Esse livro parece ser legal por ter uma abordagem sobrenatural bem diferente, né? Gostei!

Bjos!

Thais Priscilla disse...

Quero muito ler este livro. Adoro os livros da Meg e acho que não vou me decepcionar com este.

Unknown disse...

ótima resenha, Queria ter a possibilidade de ler. Um livro sobre vampiros com um começo diferente dos outros. ótimo.

Suzana Sabino disse...

Não sou extremamente fã de vampiros, mas confesso que tenho curiosidade para saber como a Meg tratou desse tema que já está tão batido.
Eu tbm fiquei meio assustada com a grandeza do livro. 502 páginas! Coisa pra caramba. :O
Mas a capa é linda! Fizeram um belo trabalho. Pelo menos a do Brasil. Não gostei da original.

Thaísa disse...

Estou louca pra ler esse livro, obrigada pela resenha (:

denise disse...

os livros da Meg são ótimos e esse não parece ser diferente
num vejo a hora de ler

Anônimo disse...

linda resenha, amei

Aymée Meira disse...

ele é incrível... adorei a resenha ;*

samyra vanessa disse...

Incrível essa resenha, me inspira a querer ler o livro, aumenta minha curiosidade

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por