COLUNA RAFFA FUSTAGNO - ANÁLISE DO FILME RAZÃO E SENSIBILIDADE ( 1995)

14 agosto 2011

Título Original: Sense and sensibility
Título no Brasil : Razão e Sensibilidade
Baseado na obra de Jane Austen
Ano de lançamento: 1995
País : InglaterraDireção: Ang Lee
Atores: Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant,Alan Rickman ( \o/)
Duração: 135 min
Gênero: Drama

Falar desse filme é complicado, primeiro porque qualquer filme com a diva Emma Thompson já é certeza de que teremos uma atuação esplendorosa! E ainda não sei se esse é meu filme preferido de Jane...tá difícil.Assisti no cinema quando tinha 15 anos com meus pais e foi um filme que me marcou para sempre, vibrei quando Emma  ganhou o Oscar por melhor roteiro!Depois em dvd vi várias vezes o de meu pai e esse ano quando lançaram a edição especial Pink resolvi comprar um só para minha coleção.
A história linda de duas irmãs vividas por Emma Thompson ( Elinor Dashwood) e Kate Winslet  ( Marianne Dashwood) que perdem o pai e ficam na pobreza. Mas como assim? Bem...naquela época de 1700...somente os homens herdavam a herança, o pai das duas morre e deixa um filho do primeiro casamento e do segundo casamento tem 3 meninas: Elinor, Marianne e Margaret ( a mais nova que aparenta 10 anos) e a viúva.
Acontece que esse meio irmão é muito influeciado negativamente pela esposa megera que de bom mesmo só tem o irmão dela interpretado pelo Hugh Grant ( no papel de Edward Ferrars) que parece ser uma boa pessoa que conhece Elinor e os dois vivem um interesse mútuo mas que demoraaaaaaaaaaaaaa para desenrolar!
Naquela época era assim..acho que se falava cortejar para depois pedir em casamento, antes de beijo ou toque de mãos!
As irmãs Dashwood

Mas o filme segue a história do livro e peca somente porque a personagem de Marianne é um pe´no saco!
Vamos ao que achei...primeiro quem perde o pai e vive com a família mas fica escolhendo marido? Ai...ela já não tinha dote..tinha que dar graças a Deus que nosso vilão de Harry Potter estava lá interpretando o Coronel Brandon..achei até ele bonitão com os cabelos de reflexo! E o cara é mais velho que ela mas é o fofo! Mas claro que a bobona bem nutrida tinha que gostar do outro..daquele que tem estampado na testa que é picareta e que não pode ver um rabo de saia...ela sofre muito, sofre demais e sofre que cansa! Lindo o amor mas dá um tempo né amiga...sofrer por alguém que te cortou um cacho do cabelo e deu meia dúzia de voltas na charrete? I don´t think so...mas o que tava pior...volta a ficar ainda pior...ela sabe que o cara não presta e a vê com outra..sabem o que ela faz? Passa mal, quer explicação...filhinha  a fila anda..mesmo no século 17! E depois não é qualquer dia que se tem Alan Rickman a cortejando...cena boa para mim é quando ela quase morre...acho essa personagem um saco...ela vai para chuva e quase morre de febre infecciosa...dá trabalho para pobre irmã, para o Coronel Brandon que levou vários forinhas dela...não consegui gostar de ter os dois juntos...ela nunca deu valor a um homem como ele...meu namorado que me perdoe....mas Coronel Brandon é fundamental! Ela ainda sobe ao altar com ele! Esse coronel vai para o céu sem escalas!Mesmo assim lindo ele carregando ela na chuva e entrando em casa e para completar ainda super preocupado com ela!
Alan Rickman em mais uma atuação divina!

Temos também a história de Elinor que se apaixona por Edward mas logo vê que a insuportável irmã dele não os deixará juntos..não dá outra...ele some e vai para Londres as pressas...daí para frente a coitada come o pão que o diabo amassou, afinal já havia perdido o pai , a casa, tudo...e ainda perde o Hugh Grant...que venhamos e convenhamos nunca achei bonito mas nesse filme parece um boneco de tão duro! rs
Elinor já é a irmâ mais velha e solteirona que tem que aturar gracinhas de todos inclusive da tia chata que esqueci o nome mas trabalha bem demais e quer casar todo mundo.
Ela fica meses sem ter notícia dele e quando tem descobre que ele é noivo há cinco anos!Pior do que isso só a pobre ter que aguentar a noiva dele que é muito mala, ela a faz de conselheira e tem uma voz insuportável...
Gostei muito da atuação de hoje mais conhecido como Dr.House, o excelente ator Hugh Laurie, ele faz o papel de Sr. Palmer um ranziza casado com a faladeira Charlotte que além de aturar a sogra ainda tem que conviver com a esposa o que rende boas risadas no filme porque ela se mete na vida de todo mundo e só fala besteira, a parte que ela diz que vai plantar árvores para tapar a casa que não quer ver e ele a responde é impagável !Com um elenco desses esse filme não poderia ser menos do que maravilhoso!
Hugh Laurie como Sr. Palmer

Claro que  no final tudo são flores e ninguém morre ( é Jane Austen não é Sparks!!)
Hugh+ Emma= Happy End :)

Curiosidades
Vencedor do Oscar em 1995 por melhor roteiro adaptado 
Indicado ao Oscar de Melhor Filme / Melhor atriz ( Emma Thompson) / Melhor atriz coadjuvante ( Kate Winslet) / Melhor Fotografia/ Melhor Figurino / Melhor Trilha Sonora


Vencedor do prêmio BAFTA em 1995
Melhor atriz ( Emma Thompson)
Melhor Filme
Melhor atriz coadjuvante ( Kate Winslet)


Vencedor do Globo de Ouro 1995
Melhor filme
Melhor roteiro





19 comentários

Fernanda Araújo disse...

Super fofo eles dois:
Hugh+ Emma= Happy End :)

S2

Caíque Pereira disse...

Não sabia que a Emma havia sido a roteirista, que legal ela ter ganhado o Oscar por isso! HAHA, Alan de luzes ;D E ele não é vilão coitado, he's a eternal hero. "Filhinha a fila anda... mesmo no século 17!', rsrsrs, acho que as mulheres daquele tempo não eram tão maduras e desenvolvidas com relação à atitude como são hoje. Tadinha da Elinor, logo o personagem da Emma é a que sofre na mão dos outros, não sabia que o Laurie participava do filme, mas um ponto para que eu o assista! Sou muito viciado em House, e já era de esperar que dessem um personagem 'ranzinza' para ele, rsrs. Ah, já entendi tudo, quando dá tudo certo e é 'Happy End!', é Jane Austen. Quando quem gostamos morre e todo mundo fica triste, é Sparks, coitado pô. Já que gostou desse filme, acho que vai amar - assim como eu amei - o filme 'Adoráveis Mulheres', com a Winona Ryder, POR-FAVOR assista e me diga o que achou, eu viciei demais, já baixei e encomendei o livro do qual o filme se inspirou, rsrsrs. Beijão Raffa, parabéns pela análise sincera e completa, só cuidado com certos spoilers dá próxima vez ;]

;* Livros, Letras e Metas

Virginia Bizerra disse...

Eu simplesmente AMO esse filme, eu simplesmente adorei a adaptação do livro, a Emma Thompson fez um lindo trabalho no roteiro....quem ja leu o livro ve diretamente o filme

Eu amo o elenco, temos vários atores de HP lá, mas claro que o melhor é Alan Rickman ele é um charme como coronel, e na verdade acho ele muito charmoso.. também adoro o Sr. Palmer e a mulher dele, dou muitas risadas.....

Adorei a resenha

Monique Martins disse...

Esse filme é de babar e assistir mil vezes sem enjoar. Tenho o DVD e adoro rever.
A adaptação ficou maravilhosa e só contribui para o explendor do livro.
Bjkas,

Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Carol Ardente disse...

Não é Sparks! Adorei! HUAHAUA. Adimito que nunca vi todo o filme, só parava para ver as partes que o Gugh Laurie aparece, porque eu o amo muito! A Emma Thompson arrasa em qualquer papel que derem para ela. :)
Adoro os atores desse filme e adorei a resenha, Raffa!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Ana Leticia disse...

Sempre quis ler o livro , mas ainda nao o fiz. O filme tbm n assisti, mas agora pretendo, fiquei bem afim de saber mais sobre a historia.

Adriana disse...

Não vi o filme e nem li o livro ainda! Mas é tanta crítica boa que vou me obrigar a ir atras de alugar esse vídeo e assistir! Amei sua resenha Raffa, amo filmes assim, e se tem final feliz, melhor ainda!Bjo!

Mariana B. Sampaio disse...

Legal, não tinha visto, mas você falou dele tão bem que agora estou com vontade de ler!rsrs

Até porque, amo romance de época assim! Vou arranjar um jeito de ver, com certeza!rsrs

Beijinhoos!

Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel

Claudia disse...

Ai que vergonha todo mundo fala bem mas não faz meu estilo sniff.
Bjus
Claudia

Greiciely disse...

Graças que ninguém morre, não suporto isso no Sparks rsrsrs
Olha, eu amo a Jane, mas eu prefiro ver primeiro o filme pra depois ler, como fiz com orgulho e preconceito. É uma linguagem que acho difícil, mas a historia é sempre encantadora. Esse eu nunca vi, só mesmo na locadora, mas sendo da jane pode ser muito bom. Não sabia que tinha recebido tantos premios...
Acho normal o ritmo da conquista ser mais lento, não só normal mas diferente, isso que me atrai nesse tipo de historia.
Espero ver em breve, se eu gostar tenho que ter esse dvd, gosto de ver várias vezes rs
Bj

FLOR DE LISA disse...

Já comecei a olhar esse filme várias vezes, mas sempre acontece algo e acabo não assistindo até o fim... (momento triste), mas a estória é envolvente e quero realmente ver!

Anne Viana disse...

Amooo..perfeitooo...tudo de bom <3

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Cris Aragão disse...

Eu adoro esse filme, uma das adaptações de livro para o cinema mais fieis que eu já assisti, a história é perfeita e os atores escolhidos para viver os personagens são super adequados. Não tem como não se apaixonar, e o filme é um bom incentivo para quem não leu o livro se animar a ler.

Anônimo disse...

Não vi esse filme,nem li o livro...mas gostei.Gosto de histórias assim,meio "melosinhas",sem nada muito "forte",e saber que ninguém morre no final é tudo de bom.Vou procurar.Bj.

Anônimo disse...

Não sabia que existia o livro desse filme, e nesse caso prefiro ver o filme primeiro e se gostar leio o livro, não me empolguei muito com a história :/

Unknown disse...

Aii que legal, raxei de rir com vc contando que a personagem Marianne é um pé no saco... mais agora tô curiosa pra assistir.
:D

Larissa Fernandez Carvalho disse...

Não sabia que a Emma era Roteirista! gente, e esse elenco? Os filmes de Austen eu acabo assistindo antes de ler o livro, e esse eu nunca vi. Mas é Jane Austen, então preciso assistir isso LOGO! Adorei saber que não é Sparks HAHAHAHAHA pfvr, menos mortes, Tio Nick. Amei saber como são os personagens, e preciso ver o HUGH <3 EMMA. Adorei!

Unknown disse...

Nossa amei! Não tinha visto o filme, mas parecer ser muito interessante!

Rachei de rir aqui com você falando que Marianne é um pé no saco, adoreiiiiiiiiiiiii sua sinceridade!

Beijinhos
www.estilogeek.blogspot.com.br

Elizabeth disse...

Esse é um dos filmes que mais adoro. acho que seja pelo cenário e as roupas, são tão lindos. Mais também pelos atores que estão divinos em seus papéis. Show.
elizabethmsalles@hotmail.com

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por