Resenha: A vida em tons de cinza

15 outubro 2011

       Recebi este livro da nossa querida parceira Arqueiro, antes da Bienal, demorei a lê-ló pois queria dedicar uma atenção especial para o livro,fiquei uma semana descansando minha cabeça para preparar meu coração e minha  emoção. Sabia que ao ler.
Então embarquem comigo e entendam …Arqueiro


capa_vida_em_tons_de_cinza-0
A vida em tons de Cinza
Autora: Ruta Sepetys
Editora: Arqueiro

Sinopse
Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda para sempre seus planos.
Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria.
Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos.
A vida em tons de cinza conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor. Para construir os personagens de seu romance, Ruta Sepetys foi à Lituânia a fim de ouvir o relato de sobreviventes dos gulags. Este livro descreve uma parte da história muitas vezes esquecida: o extermínio de um terço dos povos do Báltico durante o reinado de horror de Stalin.
Para Estônia, Letônia e Lituânia, essa foi uma guerra feita de crenças. Esses três pequenos países nos ensinaram que a arma mais poderosa que existe é o amor, seja por um amigo, por uma nação, por Deus ou até mesmo pelo inimigo. Somente o amor é capaz de revelar a natureza realmente milagrosa do espírito humano.
 
 
Minha humilde opinião :
 
Oi gente, e ai?!?! Preparados para lidar com alguns sentimentos?!?
Pois é… eu li um, no máximo dois livros que se remetiam a 2º Guerra Mundial e também o filme de um desses livros que é O Menino do pijama Listrado do qual eu realmente fiquei abalada em ver à que ponto a crueldade do ser humano pode chegar. Ainda assim fui pega de surpresa pois vi que sabia muito pouco sobre Stalin e seu infeliz poder.
A vida em tons de cinza é uma ficção onde temos doses generosas de realidade histórica, contando o sofrimento e perseverança do povo que vivia na Estônia,Lituânia e Letônia sob a ditadura de Stalim, ficção e realidade lado a lado que nos fazem a todo momento nos sentirmos inebriados pelas emoções vividas pelos personagens.
     Lina de 15 anos, cheia de sonhos e planos para o futuro com a arte, se vê sem futuro no momento em que a polícia soviética pega sua família e muitas outras da região do Báltico, jogando-as em trens rumo a Sibéria.                                                                                                    
É assim de repente no meio de uma noite que Lina se vê com sua mãe e seu irmão. Sem futuro, sem destino. Só que o destino é o campo de deportados chamado de gulag. Sem condições básicas de sobrevivência eles sofrem com as maldades físicas e psicológicas, mas a união familiar e a característica forte de liderança de sua mãe lhe dão fios de esperança e Lina ainda se agarra a sua arte, fazendo desenhos para tentar se comunicar com seu pai. Em meio a tantas dificuldades e eis que acontece algo muito significativo para reavivar a esperança de todos só que … Sem aviso todo aquele grupo que já estão fortes estabelecendo laços para agüentarem todo sofrimento e maldades. É separado.Rumo há um novo destino eles não imaginam ainda o que estar por vir.
Devido ser narrado por Lina achei a leitura fácil embora o livro seja cheio de sentimentos pesados e extremos.
A vida em tons de cinza, me fez refletir sobre a amizade, sobre o amor e principalmente sobre o simples como as coisas mais simples se tornam valiosas quando nos vemos em situação inimagináveis.
 
Lindo,triste,visceral,impactante,reflexivo
 
 
banner Arqueiro 1 
E para aqueles que ficaram com vontade de ler essa linda e intensa história, a nossa parceira Arqueiro vai presentear os seguidores junto com o Blog Livros Minha Terapia.
Serão dois livros sendo assim vamos ter dois sorteios  \0/ 
E as regras são as seguintes…
1- Comentar neste Post
2- Ser seguidor público do Blog LMT;
3- Ser seguidor do Twitter @Lvrminhaterapia;
4- Ser amigo da Arqueiro no Face;
 
Chance EXTRA
Indique um amigo para ser seguidor do Blog LMT, deixe um novo comentário com o nome de seguidor desse amigo e ganhe duas chances extras.
 
O sorteio será em 29/10. Pelo Randon.org
Bjks
Fê Figueiredo


































18 comentários

Thais Priscilla disse...

Estou com esse livro aqui pra ler. Parece ser muito bom *-*


Beijocas,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Fe
Gosto bastante de livros assim e gostaria de ganhar o livro na promoção. Vou cruzar os dedos!!!

Leitoras Anônimas disse...

Esse livro é sensacional! Essa é a única palavra que encontro para descrevê-lo...
Tenho um certo interesse em livros sobre guerras. Embora seja um assunto pesado, acho interessantíssimo poder presenciar o que aconteceu no mundo. São fatos que nos deixam encabulados até hoje, ficamos nos perguntando o que passava na cabeça daqueles homens de antigamente para que eles praticassem tais atos.

Esse é o tipo e leitura que nos ensina muitas lições de vida importantíssimas. Recomendo muito!

Abraços,
http://leitorasanonimas.com

Nathy_bells disse...

Desde quando a Arqueiro começou "a fazer propaganda" desse livro fiquei louca para ler.

Espero que a sorte esteja ao meu lado ... *_*

Adriana Brazil disse...

Oi meninas!
Puxa deve ser um livro muito bom!
Promo?! Participando!
bjs

RUDYNALVA disse...

Fê!
Estamos tão acostumados a ler livros da literatura fantástica que mesmo sabendo que um livro é de ficção, mas com enredo real e histórico, balança um pouco a vida; principalmente, em se tratando da 2ª guerra, que não vivenciamos e de Stalin, ditador horrendo... O livro parece intenso e muito bom!

Participo do sorteio e divulguei no blog:
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2011/10/livros-minha-terapia-resenha-vida-em.html
cheirinhos
Rudy

Rodolfo Euflauzino disse...

A linguagem é sempre uma faca, muitas vezes poderosa. Pude perceber isso através de sua frase: "Lindo, triste, visceral, impactante, reflexivo". Não há como não querer o livro. A história nos ensina, a ficção nos ensina, enfim aprendemos a todo momento.

Monique Martins disse...

Adorei a sinopse e resenha, parece ao mesmo tempo envolvente, profundo e histórico na medida certa. Já está na lista de leitura e desejados. Espero ler em breve.
Bjkas!!

Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Fernanda Araújo disse...

A capa é muito fofa!
To curiosa com esse livro um tempinho já, mas ele ainda n é prioridade no momento hehehehe.
Flores vcs irão no evento da galera do dia das bruxas?
bjs

Adriana disse...

Oi Fe, eu tb li O menino do pijama listrado e me emocionei muito, com tudo que acontece lá, a crueldade que um ser humano é capaz de praticar e aguentar né, um livro muito tenso mesmo, mas de uma leitura imperdível! A vida em tons de cinza parece seguir a mesma linha!São leituras tristes, mas que obrigatórias pra quem gosta de um bom livro...adorei a promoção, mas não vou participar, eu ganhei esse livro e só estou esperando ele chegar pra começar a leitura, parabéns pela resenha, bjooo!

Ludmila disse...

Oi Fernanda!
Conheci seu blog hoje e estou adorando.
Amo livros, amo ler.
Não conhecia esse livro, gostei muito da resenha e da sinopse.
Parece ser muito bom.

Beijos

Conexões HQS disse...

OI Fê!
Faz tempo que não venho aqui. Estou doida por esse livro.
Adorei a resenha e vou participar. Beijos.

Sanélia disse...

Não vejo a hora de ler este livro!
Parece ser lindo.
Doida para ler.
Sanélia Nascimento
@sanelia_

Lais Yumi disse...

Esse é a segunda resenha sobre ese livro que leio e estou com cada vez mais vontade de ler esse livro! Eu já li O menino do pijama listrado e achei muito bom, acabei chorando no final... :(
Fê, conheci seu blog hoje e eu estou amando ele! :D
Vou participar da promo, beijos!

Lais Yumi disse...

Minha amiga Tati está seguindo o blog! ^^
O nome de seguidor é Tatiana Consul.

Livros minha Terapia disse...

Oi Lais obrigada pelo carinho . que bom que vc gostou ..apesar da correria em que eu vivo rsrsr eu faço tudo com carinho pensando em vcs . Sejam bem vindas .. Bjks Fê.

Stéphanie Munford disse...

O livro parece ser ótimo e fala sobre um assunto super interesante.

Marco Antonio disse...

Li a resenha desse livro e achei muito interessante, apesar de termos muitas coisas sobre esse terror.
Marquinho
@qmarquinho

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por