Resenha : O Circo

09 maio 2012




  • o-circo-da-noite   Tradução: Claudio Carina
  • Lançamento: 05-03-2012
  • Lançamento: 2012-03-05
  • Páginas: 368
  • Formato: 16 x 23
  • Peso: 550
  • Cód. de barras: 9788580571608
  • Gênero: Não Ficção

O circo da noite

Erin Morgenstern
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à platéia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Fonte: Site Ed. Intrínseca

 Preciso ser muito honesta mas sem ser rude demais com o livro , afinal sem rodeios eu gostei em algumas partes e em outras não via a hora de acabar rsrsr Foram duas semanas de amor e ódio! 

Célia … Nos é apresentada com  6 anos de idade, sua mãe morre e ela é entregue ao seu pai Hector Bowen , conhecido como Próspero, O Mágico. Sim mas este usava de uma falsa magia com o seu público. Na verdade ele tinha poderes sobrenaturais e percebeu logo no primeiro dia com sua filha que ela tia herdado dele este dom. Diante da filha Próspero viu a oportunidade de desafiar mais uma vez o seu rival Alexander H, este teria que encontrar e treinar um escolhido.


O desafio … Dois escolhidos iriam se enfrentar usando “a magia” tendo como palco O Circo da Noite. Bem… Mais ou menos ;) kkk

O escolhido … Foi em um orfanato que Alexander H. encontrou o menino, Marco, que tinha uns 8 anos, e que só tinha em mente a vontade de sair daquele lugar, mas não tinha idéia do quanto ele iria se surpreender com a vida.

No inicio do livro fiquei meio perdida devido os acontecimentos em grande escala e com a cronologia dupla ... São duas histórias que vão se encontrar no final em uma mesma data só para resumir uma a formação do circo que envolve a engrenagem, elaboração e montagem do seguida já do circo em funcionamento a segunda é de Bailey um menino de Massachuste , que pertence a uma família humilde que depende da pequena fazenda e dos carneiros, porém ainda criança ele estabelece uma ligação com o circo, mas só volta a ver o Circo muitos anos depois.

Por ai vocês podem ter uma idéia como que fiquei louca com o passar do tempo e dos anos, as idas e vindas. Aff

O pontapé inicial … O Cirque des Rêves foi criado como palco para o jogo destes personagens, embora os digamos “criadores” seis no total,não tivesse idéia do que aconteceria.

“Associados e conspiradores” …  A bailarina aposentada Mme Ana Padva que agora tem como talento a criação de figurinos, o tímido engenheiro e arquiteto Sr. Ethan W. Barris, as irmãs Burgess Tara e Lainie que são como os coringas no baralho, pois fazem de tudo um pouco, o misterioso A.H. todos que tiveram como líder o produtor excêntrico Chandresh Christophe Lefèvre ,

A essa altura cinco deles não têm a mínima idéia de que são manipulados para que tudo saia de acordo com o que os “tutores” dos adversários querem.

O Circo… é um lugar em que todos possuem suas vidas em constante manipulação, a magia que envolve o mesmo reflete na vida de todos os artistas que trabalham nele. Mas só os mais sensíveis ou intuitivos percebem a magia, pois ela é densa. Entre os que podemos citar estão os Gêmeos Murray e a Vidente Isobel. Os Gêmeos não nasceram e sim estrearam rsrs isso mesmo eles nasceram no dia da estréia do Cirque des Rêves e isso faz muito sentido com o tempo.


“Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer”

Os caminhos de Célia e Marco se cruzam para um deles naturalmente porém nada é natural , tudo é premeditado, tudo é calculado, tudo é planejado. Mas nada disso tem valor quando falamos de paixão e de amor, sentimentos como estes não são calculados não são planejados, simplesmente acontecem e Celia e Marco se apaixonam deixando esse jogo ainda mais interessante, porém nem tanto …!!! rsrs É porque quando acontecem são ótimos…


…“ -Tentar controlar o que não pode ser controlado.Estou cansada de me privar do que desejo por medo de quebrar coisas e não conseguir conserta-las”…
Pág 280.

“ A paixão conhecida que sempre acompanha o toque da pele dele na dela atinge Célia e ela não consegue mais resistir,não quer mais resistir.”…
Pág 281.

Porém … Momentos como estes são raros e honestamente senti falta do romance entre os protagonistas. Acho que a autora podia ter explorado muito mais a aflição dos oponentes, em relação a ausência de informação quanto as regras do jogo, tanto eles como nós íriamos enlouquecer se esse amor à todo momento tivesse que ser colocado em check ;)
No entanto …
A Fogueira, Labirinto das Câmaras, Labirinto da Nuvens, Carrossel, Sala dos Espelhos, A Vidente ,a Ilusionista… Enfim tudo que envolve o circo e suas tendas são descritas com tamanha clareza nos detalhes que o único jeito é render-se e deixar-se levar pela magia do Cirque des Rêves.

Desculpe os críticos mas Romeu e Julieta nada tem haver com Celia e Marco.  Aff desculpa mas tinha que falar para vocês e a outra coisa… O Circo da Noite está longe de amenizar o buraco que ficou e vai ficar os fãs das série Harry Potter e Crepúsculo.


untitled

Mais informações:
*Os Direitos foram comprados pela Summit Entertainment.  O.o

**Há quem diga que Erin , não pensa e não deixou margens para uma continuação…. Ela não pensar é uma coisa , já quanto há não deixar margem, descordo completamente os últimos acontecimentos deixaram minha imaginação fervilhando de possibilidades.                         E seu uma simples mortal pensei .. duvido que Erin não pensou !!! kkk ;)

***Veja o site da autora AQUI



Beijos e boa leitura para vocês.
Fernanda Figueiredo

5 comentários

fabdosconvites disse...

Já está nos desejados lá do skoob.
Bjs, Rose.

lluciannebaptista disse...

Ganhei em um sorteio,mas minha filhota pegou para ler,serei a próxima da fila se mais alguém não furar,rsrrsrs,bjs
Luciane Oppelt

Nathy_bells disse...

Fer eu li e adorei ...

Acho que o modo como o livro foi apresentado criou expectativas muito fortes para o romance. Mas o verdadeiro protagonista é o circo.

Ele é diferente de tudo que já li não tem como comparar com Romeu e Julieta, muito mesmo com HP e Crepúsculo...

Não sabia que ele teve os direito comprados para virar filme... fiquei animada com a noticia.

Silvana disse...

então... o que posso dizer desse livro?
ele me ganhou pela capa. Depois me ganhou pelas críticas negativas que li em alguns blogs. Sabe aquela coisa de ter que ler para ver se é mesmo verdade? Por ai...
Esta na lista de leitura, mas ainda não comprei. Cada vez que vou na livraria outro livro me pega de jeito e esse acaba ficando.

Taty disse...

Ah pena que não curtiu tanto o livro, eu amei demais tudo nele e me encantava com cada palavra escrita naquele maravilhoso livro tanto que terminei minha leitura na sexta e até agora não consegui ler mais nada rsrs

bjos

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por