COLUNA RAFFA FUSTAGNO - RESENHA DE " GAROTA EXEMPLAR"

02 abril 2013

Título original: Gone Girl
Título no Brasil: Garota Exemplar
Autora: Gillian Flynn
Editora : Intrínseca
Número de págs: 448






Para um livro de muitas páginas eu terminei relativamente rápido. Li " Garota Exemplar" em exatamente 24 horas, não conseguia trabalhar sem pensar no livro, fui dormir vencida pelo cansaço pensando na narrativa...é tão bom mesmo? Sim, é muito bom.
Gillian Flynn conseguiu criar um thriller psicológico onde o leitor tem a atenção presa em momentos pela narrativa de Amy, a tal garota exemplar. Em outros momentos por Nick, o marido que ficamos o tempo todo em dúvida ao que veio e se é mocinho ou vilão.
Amy tem 38 anos, passou a vida inteira sendo  a sombra de uma personagem inventada por seus pais, dois famosos psicólogos que fizeram uma fortuna contando em livros a história de Amy e sua turma. Imagine algo como o Maurício de Sousa que faz sucesso há 50 anos com uma personagem inspirada em sua filha mais velha e de mesmo nome. Isso é a vida de Amy, nunca lhe faltou dinheiro mas sempre tiveram comparações sobre a Amy de mentira e a real.
Nick se apaixona por Amy sem saber que ela rica, o amor dos dois descrito por ela beira a fofura, mas depois do casamento vem os problemas. Nick tem uma mãe que ama mas que está com câncer terminal, seu pai tem Alzheimer e vive em um asilo onde ele reza para que liguem dizendo que ele morreu todos os dias, a vida do casal que era em NY com a demissão de ambos acaba indo para o Missouri por causa da doença da mãe de Nick que promete cuidar dela juntamente com sua irmã Go, com quem tem um ótimo relacionamento.
No Missouri, sua mãe pouco vive e pelo visto os problemas com o casamento só aumentam e com a falta de dinheiro também, já que Amy não trabalha mais e Nick abre um bar com o dinheiro da esposa.
O grande mistério se dá no quinto aniversário de casados quando Nick chega em casa e não encontra sua esposa mas algumas peças de sua casa reviradas, ao chamar a polícia e os pais de sua esposa ele vê que o maior suspeito acaba sendo ele.
Daí para frente tenho medo de falar qualquer coisa e virar spoiler mas posso dizer que me identifiquei com muitas partes escritas por Amy - que mesmo estando sumida nos são mostradas escritas de um diário que mantinha - como o amor que tinha pelo marido beirando a obssessão. O que também veremos é que o casamento dos dois é um mar de mentiras, onde demoramos para descobrir quem está falando a verdade .
Vi muita gente reclamando que o final era clichê, que era extremamente previsível, eu digo por mim, que a história me prendeu de tal modo que não conseguia como disse acima parar até descobrir o que aconteceu de verdade com Amy.
A autora foi sábia em escolher o estilo dos protagonistas, porque ambos com suas qualidades e defeitos tem carisma com o leitor e final é a altura de todo o livro, maravilhoso!
 

31 comentários

Lygia Netto disse...

Vish!!!

Como eu acabei descobrindo qual era a do livro no começo, fiquei ansiosa para as páginas passarem logo. O vai e volta dos acontecimentos acabou me aborrecendo, infelizmente.

Mas algo tenho q falar: ambos são MUITO doentes! =P

Beijos!
Lygia - Brincando com Livros

Unknown disse...

Simplesmente perfeito!
Adorei esse livro!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Livroterapias

Nathy_bells disse...

AMEI esse livro tbm Raffa juro que tentei escrever um resenha que conseguisse passar para os leitor do Envenenadas o que senti lendo, mas acho que não consegui nem 60% disso.
Não achei o final clichê demais, é o final que eles mereciam se assim posso dizer, mas esperava algo mais dramático se for analisar todo o decorrer da história....

Bom deixa eu parar por aqui se não vou soltar um spoiler daqueles ... rs

Raffafust disse...

Correndo para ler sua resenha amiga e comentar claro! eu não achei clichê não, foi o povo que achou, eu gostei muito!

beijos

Raffafust disse...

Oi Rizia

è bom mesmo!!! vale cada centavo pago :) thriller emocionante

bj

Raffafust disse...

Oi Ly

Na boa? acho que eles se mereciam..kkk não sei quem era pior..hahahah

bjos

Tatiane Alves disse...

Yeeey, protagonista maior de idade! *_* Nossa me parece ser um livro beem interessante, já tinha gostado da capa, agora, depois da sua review, vou querer ler tipo, ontem, amo livros que sāo tāo bons que tornam a realidade desnecessária...kkk... e acabamos por ler em 24 horas. Parabéns pelo, sempre, ótimo texto. Sucesso Raffa! ^_^

Rafa disse...

Parece ser um livro confuso, mas com bastante peculiaridades, gostei muito de Amy, mas parece que depois de um tempo de leitura eu torceria mais para o Nick, gente, um livro bom, muito bom mesmo. Eu quero ler e tirar minha saudosa curiosidade ao vivo lendo. Boa resenha e sem spoilers. Beijos.

Natiii disse...

Rafa
Primeiramente parabéns pela resenha,conseguiu me deixar mais ansiosa ainda para ler o livro.
Confesso que para mim,nada do que acontecer com esse casal parece clichê,sinceramente não consigo imaginar o final.
Achei interessante da autora contar tanto a realidade como a invenção que é a vida da Amy,está óbvio que uma hora,algo com ela iria acontecer,pois ninguém aguenta viver uma vida "surreal" por tanto tempo.
Fiquei curiosa e confusa ao saber da obsessão que ela sente pelo marido.
Preciso ler esse livro,o mais rápido possível.
E pelo visto os pais dela,contribuíram e muito para toda a reviravolta na vida da Amy...

bjs Nati

Bruna Costenaro disse...

No geral tem sido mto positiva as resenhas de Garota Exemplar, não vi ninguém falando mal, no máximo dizendo que não tem nada demais. Claro que qd acontece isso com um livro eu fico louca p/ ler e ter minha opinião!

Miquilis: Bruna Costenaro

Fernanda Faria disse...

Eu não tenho muito costume de ler thriller psicológico, mas esse livro tem sido bem comentado na blogosfera =) Adorei a resenha, muito bom texto. Com certeza eu pretendo ler, devido as ótimas resenhas que tenho visto. Ansiosa para conhecer Nick e Amy

Larissa Fernandez Carvalho disse...

Desde que a Raffa falou sobre esse livro no facebook, fiquei mega curiosa. Depois de ler essa resenha, fiquei extremamente necessitada desse livro! :)

Conexões HQS disse...

Estou participando de umas 5 promoções deste livro rs.Só tenho lido coisas boas sobre o mesmo e lendo sua resenha - quero conhecer Nick e Amy - acho que vou ter de procurar mais alguns blogs com ele. Vou participar do seu. Torça por mim. Gostei da resenha.

The Moon disse...

Gente, estou realmente doida, doida,DOIDA por esse livro, a ponto de comprar a qualquer custo e ler antes de todos. Ele me chamou a atenção, me encantou desde que foi lançado...e só vejo resenha falando super bem dele. E a sua não foi excessão.
Quero, preciso, vou ler logo

http://thetheatredesvampires.blogspot.com.br/

Nessa disse...

Olá!
A cada resenha que leio, fico cada vez mais curiosa pra ler esse livro!
Adoro histórias com mistérios, que prendem a gente a ponto de não conseguir dormir, pra descobrir logo o que acontece no final!
To loca pra ler logo!
Bejos!

Mirtes disse...

nusssss!!!! eu tô louca pra ler esse livro e depois dessa resenha só piorou minha situação... PRECISO ganhar essa promoção! hahaha

. disse...

São tantos livros que quero ler e esse é apenas mais um dentre tantos...to ansiosa demais pra le-lo e a cada lugar que vou sempre vejo em um ônibus (na partede tras) a propaganda dele (to achando que é perseguição pra eu ler logo ! ) Ent..Participando da promo pra ve se dou sorte de ganhar e não precisar desembolsar kkk'

Marliane Paula disse...

Adorei a resenha e fiquei louquinha para ler.#QUEROLER

Erica Martins disse...

Se o clichê pode nos prender então é do bom, kkk. Eu gosto de thrillers psicológicos e adorei a sua resenha Raffa, me deu outro olhar para a história que ficava me lebrando Dormindo com o Inimigo.

Érica Martins
Espiral dos Sonhos

Cristiane de oliveira disse...

Oi Raffa
Sempre leio suas resenhas apesar de não comentar.
Já tinha lido uma outra resenha desse livro e fiquei maravilhada e morrendo de medo de você contar mais do que eu não queria saber rsrsrs.
Gosto muito desse tipo de leitura e já estou muito curiosa pra ler com todos os comentários positivos da resenha.
Adoro surpresa e ter um final diferente do apontado deve ser maravilhoso não vejo a hora de ler esse livro , tudo indica para uma ótima leitura.

Unknown disse...

Aiiii...não li esse livro ainda, mas agora depois da sua resenha fiquei super interessada... parece realmente aqueles livros que é impossivel parar de ler... quero quero!
bjos

Unknown disse...

Desde que falaram sobre esse livro, antes do lançamento, fiquei atiçada. ADORO Thriller psicologico, amo esse suspense que deixa a gente agoniado pra saber o final. AMO livros que nos prendem de tal forma que não conseguimos pensar em outra coisa.
Ao ler sua resenha só fiquei ainda mais desesperada pra ler esse livro. Parece ser realmente muito bom.
Super quero!
Abraços!

Unknown disse...

Já ouvi muitos comentários em relação a este livro, espero ter a oportunidade de lê-lo. Adoro livros de mistério e suspense, tenho certeza que vou amar este livro.

Lorrine Leite disse...

Super curiosa!
Pelo título eu nem me interessava por ler a sinopse, mas com a resenha eu to com a sensação de que PRECISO ler esse livro agora!
Espero poder ler logo! Parece ótimo!

Elaine Santos disse...

E como sempre a Raffa me deixando com vontade de ler todos os livros nos quais ela faz resenha.

Amei a resenha (sempre amo).
Elaine Santos.

Anônimo disse...


Será que fui a única que não gostou do livro? Evito ler best-sellers porque sempre acabo lendo com minhas expectativas lá em cima, e o que acaba acontencendo é que minhas expectativas raramente são atendidas.

Dou crédito para a escritora pela forma em que escolheu fazer a narrativa da história, tendo os pontos de vista de Amy e de Nick, mas penso que é algo que seria até mesmo obvio, já que ela procurava mostrar o que acontece num casamento. Amy, tem seus encantos e idiossincrasias, porém Nick é apático, sem graça e sem atitude, parece alguém que morreu e não sabe. A polícia parece não saber fazer seu próprio trabalho, fica muito a desejar. E o pior de tudo, na minha opinião, foi o final, extremamente decepcionante. Dou no máximo, no máximo mesmo, duas estrelas.

Kelry Caroline disse...

Olá já vi resenhas em outros blogs e a opinião é sempre diferente, não sei bem se leio, pois o pessoa diz que o final é ruim! Mas vou tentar gostar rs

Beatriz Nathaly disse...

Eu sou louca para esse livro, ouço tantas pessoas falar bem dele que fico me corroendo de curiosidade para ler. Claro que tem aquelas pessoas que não gostaram muito, mas mesmo assim não deixo de ficar ansiosa!
Adorei a sua resenha, só fez aumentar minha vontade de ler o livro!

Beijos

Bia - Blog Escrevendo Mundos
@escrevendomundo

Cris Aragão disse...

Eu tenho visto resenhas super positivas sobre esse livro e estou querendo muito ler. Adoro histórias em que nada é o que parece ser a princípio.

IlanaPrudente disse...

Parabéns pela resenha. Já tinha ouvido falar do livro várias vezes, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Sua resenha só me deixou ainda com mais vontade. :)

Rafa Correia disse...

Uau! Adorei a resenha... intenso, triste, fascinante. Sinceramente não esperava isso desse livro. Pelo menos não pelo nome. Estou curiosíssima para ter a oportunidade de ler!

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por