COLUNA RAFFA : ´SALEM da @Suma_BR - STEPHEN KING ( resenha)

27 junho 2013

Capa nova e a antiga ambas da SUMA
Título original: ´Salem´s Lot
Título no Brasil : ´Salem
( também publicado como " A hora do vampiro")
Autor: Stephen King
Editora : Suma de Letras
Número de págs: 460







 Talvez esse seja o livro de King que mais terei dificuldades de resenhar. Anos atrás o comprei com o nome antigo " A hora do vampiro". Mesmo sabendo da forma única do autor de escrever, não me senti tão envolvida pela história, pela quantidade de histórias paralelas sobre inúmeros personagens de uma cidade : ´Salem ou Jerusalem´s Lot que foi atacada por um mal de diversas formas.
Passado um tempo, e relendo o livro ( agora com o nome de ´Salem) acho que me empolguei mais com a história do escritor Ben Mears, que começa viajando com um menino meio estranho e os dois tem um segredo em comum, ou melhor, um trauma do viveram na cidade do Maine que estranhamente virou fantasma depois desses acontecimentos.
Ben como protagonista é o melhor mesmo da história pois seu jeito envolvente de escritor que sempre tem algo mais a dizer mas deixa nas entrelinhas envolve do início ao fim, até o romance com Sarah completa com louvor o suspense que sempre esperamos do mestre porque como tudo em suas histórias sempre tem um algo que ainda não foi decifrado mas lá pra frente , será!
O escritor que havia jurado a si mesmo nunca mais voltar aquela cidade que lhe tira o sono até hoje , volta anos depois e chega na cidade juntamente com o misterioso Sr. Barlow e o tal menino do início da história.
Tem que se prestar atenção, porque os personagens vem e vão e de um capítulo pra outro quem estava vivo aparece morto.
Destaco o casal que tem um bebê e o maltrata e a criança tem um final infeliz, a história deles me deu um certo incômodo por se tratar de uma criança mas já era de se esperar que o mestre do terror não poupa ninguém mesmo.
Com mortes estranhas, acontecimentos que ninguém consegue esclarecer e Ben sabendo que o mal nunca saiu de verdade daquele local, a história é sim mais um clássico do mestre.
No entanto, não consigo ver essa como minha favorita, ainda prefiro muitas outras e apesar do final sensacional, o meu fantasma do passado de não ter amado esse livro na primeira leitura não me deixa dar 5 estrelas, mesmo achando que após minha releitura, ele até mereça!



Comente nesse post , ele é válido para promoção " O mestre no LMT"

17 comentários

Bianca disse...

Eu amos os livros dele tb.

deborahandrade disse...

Mais um daqueles que eu morro de curiosidade de ler do mestre irmã! Acho que é mais pelo título do que qualquer outra coisa HAHAHAHAH
Adorei a sua resenha, me empolguei com ela apesar de você não ter caído de amores pelo livro xD
Beijos!

Lygia Netto disse...

Ai....não gosto de ler livros que maltratam crianças! Y.Y Estava conversando com o Carlos mesmo (pq assisti ao primeiro episódio de Sob a Redoma) e ele leu metade do livro (e abandonou, kkk), e estávamos falando isso, que o King não perdoa ninguém, seja criança ou adulto. Gostei muito da capa nova e nome novo, e quero saber mais da história desse escritor...uhhh...macabro! rs.

Beijos!

Aline Basilio disse...

Ainda não li nenhum livro dele. Tenho interesse em ler. Quem sabe pode ser esse?
Valeu pela dica!
Aline - Blog Só Sobre Livros

Cris Aragão disse...

Eu sou fã de Stephen King mas ainda não li esse livro parece ser uma história bem complexa e bem intensa. Esses aspectos que você mencionou sobre as idas e vindas da história, o grande número de personagens importantes na trama, o fato de não poupar as crianças em suas narrativas e o final sensacional são marcas do autor, pode ser bem incômodo mas eu gosto

Raphaela disse...

Oi xara!

Eu nunca li nada so Stephen King mas eu tenho amigos apaixonadissimos pelas histórias dele. Acho que é só questão de gosto literário também. Apesar de ter gostado da sua resenha e pelo modo como explicou os fatos ainda assim nao sei se leria o livro. Eu nao gosto muito de leituras do modo como o King escreve. E o ponto principal que me fez ficar ohhh nao quero é ter uma criança que é maltratada. Meio que abal meu psicológico. Hahahahaha

Beijos

Anônimo disse...

Ai, Rafa!

Esse é um dos livros famosíssimos do King que não li. Sei que tenho uma dívida imensa, mas esse título antigo sempre me fez fugir do livro, porque não entendia qual seria a dele.
Mas depois do relançamento da Suma, fiquei super empolgada para ler.

Depois que li tua resenha, tô mais animada ainda.

Beijocas

Adriane Gonçalves disse...

Não li esse livro ainda.....e confesso que King é um dos únicos autores que nem preciso ler resenha pra querer ler....e concordo com você de que ele não perdoa nada nem ninguém, mas é a realidade dos nossos dias......gosto de ver ficção e realidade misturados......
Parabéns pela sinceridade nas suas resenhas me passa mais credibilidade....

Kelry Caroline disse...

Oi Rafa eu não gostei muito do livro, mas apesar de ser um pouco do 'mal', eu gosto dos livros do King. Esse é um dos que eu fico pensando eu deixar de lado.

Larissa Fernandez Carvalho disse...

Estou cada vez mais curiosa pra ler os livros do Stephen! Tenho sentido falta de ler livros que não sejam romances, e esses estão me instigando... Sem contar que parece ser aqueles livros frustantes, onde o autor escreve sem se preocupar com o que o público vai achar, sabe? Mata todo mundo que quer matar, revive todo mundo que quer que reviva... Vai ser culpa da Raffa se eu ficar com dívidas ou não comer por um mês porque comprei os livros do King!

Unknown disse...

Achei esse livro um pouco diferente dos outros que ele ja escreveu, nao sei bom o motivo ou seja somente impressao minha.Achei o enredo ate que legal, acho que ele conseguiu intercalar bem os personagens, fiquei um pouco curiosa pra lelo.

Elaine Santos disse...

Não li ainda, mas pretendo ler...
Infelizmente os livros do King são muito caros, e eu não quero versão Pocket.
A culpa será toda sua se eu ficar devendo ao meu avô HAHAHA'

Adriana disse...

Também me incomoda historias que tem maltratos com crianças, não sei se encararia esse livro, mesmo que seja com vários personagens e essa seja só uma passagem, mas fico mal, não me agrada nada uma leitura assim...então não faço questão de le-lo, prefiro outros dele, como O Iluminado ou Carrie, a estranha! Bjão!

Erica Martins disse...

É um dos livros dele que ouvi falar pouco. Gostei de que os personagens vao sendo reduzidos, menos pessoas pra lembrar o nome, haha. Vou por na minha listinha, quem sabe na Bienal por 10 real.

Érica Martins
Espiral dos Sonhos

Elizabeth disse...

As estória dele são muito fortes e impactantes, né? Ou você ama ou odeia. Eu sou vidrada em suas obras. São divinas.

Anônimo disse...

Não gostei muito desse livro,ainda mais que envolve crianças...não dá pra mim...

Anne Viana disse...

Mais um livro dele que eu não li =P
mas fiquei muito interessada nele..quero saber mais desses acontecimentos misteriosos e da cidade do Maine!!!

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por