COLUNA RAFFA : Como dizer adeus em robô da @galerarecord

23 julho 2013

Título original: How to say goodbye in robot
Título no Brasil: Como dizer adeus em robô
Autora : Natalie Standiford
Editora : Galera Record
Número de págs: 344








Gosto de livros que pouco espero mas que me surpreendem! Foi o caso desse " Como dizer Adeus em Robô".
Não conhecia a autora mas o capricho da Galera Record na capa e nas folhas rosas me fizeram querer lê-lo. O resultado é que em apenas um dia eu já havia devorado quase 200 páginas e só parei porque não dava para andar na rua, pegar táxi e carregar mala lendo o livro ( ou certamente se o fizesse não estaria aqui para contar essa história!).
O livro conta a história de Bea, que é uma adolescente como qualquer outra mas diz que é robô porque sua mãe um belo dia a compara com um por não ter coração e não ter chorado por algum motivo.
Ao se mudar para a nova escola - sempre essa história mas nesse caso até não estraga o que veremos em seguida - ela conhece Jonah, ou como é conhecido " O Garoto Fantasma".
Bea que apesar de se achar a Garota Robô tem uma vida bem mais simples que a de Jonah, ela é filha única, se dá melhor com seu pai do que com sua mãe e acha que ninguém pode ser mais feliz que as cabeleireiras da Islândia.
Jonah é super traumatizado, perdeu a mãe e o irmão gêmeo que era deficiente e vive com seu pai que apesar de ser muito rico e não lhe deixar faltar nada vai deixar a desejar no quesito dar amor ao filho.
Jonah e Bea vão virar amigos, ela vai ouvir a rádio que ele adora participar contando um pouco do que está sentindo e mesmo com todos na escola dizendo a Bea que Jonah é um esquisito ela nem vai ligar e vai fazer de tudo para manter essa amizade;não gostei tanto do personagem de Jonah, por ter sofrido muito - e ainda vai sofrer mais com as revelações que teremos no livro sobre seu irmão Matthew - ele não vê o quão egoísta é ao só pensar no que sente e esquece que a amizade de Bea é sincera mas não me parece que se preocupe com o que ela sente, mesmo quando ela se abre - ou tenta fazê-lo - contando por exemplo da separação dos pais , ele está preocupado demais com sua vida e no final ele só prova o que achei, que é um garoto atormentado que naõ soube manter uma amizade ou quem sabe plantar um namoro com Bea que visivelmente está apaixonada.
As cinco estrelas do livro vão para Bea, a personagem fofa que quer ajudar tudo e todos - só não gostei muito do jeito que trata a mãe dela - e que nem liga para o fato de Jonah só pensar em si mesmo.
Gostei do final que lhe deram, e torci como se ela fosse de verdade que a tal garota robô tivesse toda a felicidade do mundo , porque para mim quem não tinha ou se tinha era de lata o coração era o Garoto Fantasma. Adorei esse livro!


Obs : esse livro está em nossa promo de comentarista do mês, participem!

11 comentários

Anônimo disse...

Nossa eu pensava que esse livro fala mesmo sobre robôs,futuro e tecnologias sqn kkk. Me surpreendeu um pouco a história, mas quero muito ler pois o tema família e amizades fofinhas sempre me ganham rs.
Adorei a resenha Raffa e espero ganhar esse livro na promo :D

Larissa Fernandez Carvalho disse...

A dona Raffa fica colocando foto de todos os livros que lê no facebook, e faz os amiguinhos quererem todos eles!
Mas, confesso:nunca ia imaginar que o livro se tratava disso! Adorei saber que é um pouco drama (coisa que eu amo ler, de verdade hahahaha). E gosto quando nos livros tem personagens diferentes dos que a gente sempre vê por aí. Mas to com medinho de odiar o Jonah... Mas acho que iria amar o livro, em geral :D

Lygia Netto disse...

Vc sabe como estou LOUCA por esse livro! Quero conhecer mais sobre Bea
Jonah e os demais...gosto desse tipo de livro e o capricho da editora com ele foi incrivel! O rosa....hahahahhaa...quero conhecer mais essa robozinha XD
Obrigada pela bela resenha, rs.

Adriana disse...

Acho que essa capa enganou muita gente hein, e quem não tem costume de ler a sinopse, ou resenhas, vai ter uma grande surpresa quando começar a ler...mas prefiro que seja assim, uma historia de pessoas, de sentimentos e relações humanas do que algo relacionado a robôs ou coisas sem vida! Adorei a resenha, e fiquei curiosa pra saber qual o grande final que tanto voce gostou...aiiiii, vou precisar ler o livro muito em breve! Adorei a resenha, bjão!

Aline Basilio disse...

Esse livro me parece realmente uma surpresa. A história, os personagens, os relacionamentos, os sentimentos... Fatores que foram deixados de lado na sociedade de hoje. Será muito gratificante ler uma história assim.
Adorei a resenha!
sosobrelivros.blogspot.com.br

Carlos disse...

Então esse é o famoso robozinho que a Ly fala XD

Ele não faz meu estilo, fico com os de fantasia mesmo...e vamos combinar, se eu ficasse lendo esse livro rosa por aí ia pegar mal pra mim huehueheuh ^.~

Mas curti a resenha e fico contente dele ter sido 5 estrelas pra vc. É sempre bom qnd acontece!

Greiciely disse...

Nossa, não sabia que o livro era isso tudo, nunca tinha lido nada a sobre ele, até pensei que tratava de ciborgues e tal XD
Bacana o livro, fiquei curiosa pra ler pq já li alguns parecidos, de adolescentes assim meio que perdidos, e gostei demais mesmo, é algo clichê, mas se trabalhado dá um belo livro e sei que é o caso desse.
Espero ler muito em breve!.
OBS: As folhas são realmente rosas? *---*

Adriane Gonçalves disse...

Normalmente o livro me ganha pelo título e/ou capa....mas esse foi por sua resenha.....que coisa...nunca imaginaria que as coisas seriam tão fofas assim....uma boa pedida pra esse frio que está em minha cidade....adoreiii.....

Vanilda disse...

Ah, que bacana a sua resenha. Senti que você gostou mesmo da história. Eu também não sabia bem o que pensar do livro até ler sua resenha mas parece um enredo encantador e é certo que é daqueles livros que merecem ser lidos e relidos.

Erica Martins disse...

Gostei da sua resenha mas confesso quenão estou com muita vontade de ler esse livro por enquanto. Se tiver uma oportunidade de tê-lo, vou dar uma chance pois tinha pensado outra coisa dele quando li a sinopse.

Érica Martins
Espiral dos Sonhos

Elaine Santos disse...

Eu quero muito esse livro, quando fui comprar não tinha mais...
E agora quero ler ainda mais já que você adorou o livro amiga.
Não vejo a hora de poder comprar =)

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por