Título no Brasil: Fale
Autora : Laurie Halse Anderson
Editora:Valentina
Número de págs: 248
Fale! não é de nem de longe um livro simples, a autora Laurie Halse Anderson soube como contar em uma história que de bonita não tem nada, o tema de estupro e bullying sofridos por uma mesma pessoa.
Melinda tem 13 anos, apesar da pouca idade já sabe bem o que é ser abusada em uma festa, sofrer com a desaprovação dos supostos amigos que não acreditam nela e com isso ver a escola como seu inferno diário.
O livro demorou para ser lançado no país, por esse motivo acabei vendo o filme "O silêncio de Melinda"com a atriz Kristen Stewart antes de ler o livro, e sinceramente achei os dois muito bons.
Vivemos junto com Melinda todo o desdém que a escola, desde os alunos até os professores, tem com ela e seus problemas. Melinda é uma menina normal , até o dia que vai a uma festa e parece que o sexo oposto não entende o não como resposta.
O que mais me causou estranheza é a reação dos pais de Melinda ao que ela vive, reclamam da menina muda e distante que ela se transformou mas não parecem interessados em saber o real motivo da mudança de humor da filha.
Com um tema tão pesado, "Fale!"poderia ser chato, mas é maravilhoso, desde a construção dos personagens aos sentimentos da jovem que sofremos junto com ela tudo que passa por ter sido vítima .
Vale lembrar que a autora também escreveu "Garota de Vidro"que é um livro ótimo sobre o tema da anorexia.
No final da edição, muito bem cuidada por sinal, temos uma entrevista com a autora bem bacana.
Um livro imperdível.
25 comentários
Tô tão ansiosa pra ler esse livro! A Laurie sabe tratar de assuntos sérios ):
Quero muito ler! Ainda bem que o meu tá chegando pelo correio. Espero que chegue logo, não aguento mais!
A capa é linda, hein? Eu não acreditava que podia ser tão linda assim, mas ver na foto me fez acreditar que ela é real mesmo, haha
Boa semana!
literallypitseleh.blogspot.com.br
Infelizmente tem muitos pais assim, que notam que seu filho (a) está diferente, mas não procura saber o motivo. O tema do livro tem que ser lido por várias pessoas, pois serve de alerta!
Gostei muito da sua resenha, breve irei comprar esse livro, me pareceu muito interessante!
Beijinhos
www.estilogeek.blogspot.com.br
Esse livro parece ser muito bom mesmo. Quero muito ler ele.
Quando vi a capa não esperava que fosse um tema tão complexo.
Quero muito ler esse livro. Pela capa nunca imaginei que fosse sobre temas tão complexos.
Estou doida para ler o livro. Aliás, a Valentina tem acertado mt na escolha dos livros para publicação neh? Não li Garotas de Vidro para saber do estilo da autora, mas como todo mundo elogia, incluindo vc, acredito que irei gostar tb! :D
Bjs.
Nossa jura que pela capa a primeira coisa que pensei foi que a história desse livro ia ser bobinha, mais como diz o ditado não se julga um livro pela capa, o tema estupro é muito sério, o bullying então nem se fale. Agora qro muito ler esse livro. Imagino como esse livro deve ajudar pessoas q sofreram disso. Sinceramente essa autora tá de parabéns não deve ser nada facil tratar de assuntos assim... e ajudar pais q não reparam tanto nos seus filhos.
Não imaginava que o livro abordava esse tema, é importante que ele esteja nas escolas e bibliotecas públicas, pois é assunto muito delicado e muitas vezes a pessoa não consegue externizar o problema. É muito importante que a pessoa que passou pelo abuso tenha alguém de confiança para conversar e colocar na cadeia quem comete esse tipo de crime.
bjs
Adorei o tema e a história narrada no livro. Quero ler!
E, já baixei o filme para assistir também.
Valeu a dica!
Não sabia que tinha o livro..já vi o filme e adooooooreeeeeeei..sou super fã da Kristen...já está incluido na minha lista de compra ^^
http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Ok, eu olhei para essa capa e imaginei um chick-lit fofinho sobre namoro e tudo o mais, e NÃO É NADA DISSO! Fiquei com vontade de ler quando a Raffa colocu foto no face, e agora estou mais animada para ler, já que nunc vi o filme. Parece muito bom!
Já tinha ouvido falar do filme, mas nunca ia juntar o livro à ele. E, sinceramente, essa capa aí engana muito hein! Dá a impressão de ser uma história bobinha! fiquei com vontade de ler :D
Imagino que seja uma leitura difícil, mas não desagradável...fico imaginando como pais podem ver mudanças nítidas na filha e não dar atenção, mas enfim, existem pais e pais né! Quero muito ler esse livro, e pretendo ver o filme também, mas depois da leitura! Parabéns pela resenha, simples e objetiva, me conquistou de cara! :)
Eu li o outro livro da autora e apesar de não ser fã de livros fortes gostei bastante!
Esse eu só vi o lançamento e fiquei feliz, apesar de não ter gostado das cores escolhidas pra capa, se bem que combina com a personalidade da Melinda, assim apagada!
Também acho estranho os pais não darem a devida atenção a filha, mas tem pais que são assim mesmo, nem ligam.
Espero ler em breve e ver o filme também
Bj
Depois de seu comentário na resenha fiquei mais que curiosa com a história de Melinda. Já pensava em ler, mais agora com certeza vou adicioná-lo a minha coleção de estante. Amei.
Já ouvi sobre o livro e já tinha visto o filme (embora não todo,época de internet ruim HIHIHIH)
Quero muito lê-lo pois esse tipo de tema não é muito abordado !
Eu li Garota de vidro,gostei bastante.
A historia é bem forte...Fiquei muito curiosa para lê-lo,e ele nem estava na minha listinha e agora está bem na frente,hehehe.
Deve ser muito tocante esse livro, um assunto pesado, nunca li nada assim por não ser um dos preferidos, mas gosto de livros que fazem pensar no que existe aqui fora na vida real, acho que vou gostar da escrita pois já li Garotas de Vidro que me agradou bastante.
Nem sabia que tem filme quero ver.
Fiquei interessada no livro de tanto comentarem sobre ele.
Parece-me ser bem interessante e complexo.
Gostei da resenha o que me instigou a ler ainda mais rápido.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros
Gente, não sabia que o filme era de um livro e nem que a autora tinha escrito Garotas de Vidro :O Super me interessei! Adoro termas assim.
:*
www.livredujour.wordpress.com
Gente, não sabia que o filme vinha de um livro e nem que a autora tinha escrito Garotas de Vidro :O
Super me interessei. Adoro temas assim!!
www.livredujour.wordpress.com
O livro parece bem bacana, muito boa sua resenha. Li o Garotas de vidro e na verdade não gostei da forma da narrativa, apesar do tema ser interessante. Vamos ver se vou gostar de Fale!
O livro parece bem bacana, muito boa sua resenha. Li o Garotas de vidro e na verdade não gostei da forma da narrativa, apesar do tema ser interessante. Vamos ver se vou gostar de Fale!
Sua resenha é bem bacana, o livro parece ser bom. Li garotas de vidro e na verdade nao gostei da forma que foi feita a narrativa, apesar do tema ser super interessante. Quem sabe gosto mais de Fale!
Nossa, o tema é bem mais forte do que sugere a capa. Não sabia.
Sei que vou chorar, isso é fato, porque não tem como não me envolver com uma menina sofrendo esses tipos de abusos, esses horrores e se encontrar tão sozinha. Os pais têm que estar atentos ao comportamento dos filhos. Um filho que não fala ou que muda repentinamente de atitude é sempre sinal de alerta.
Quero muito ler essa história.
Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas acabei ficando muito curiosa depois de ler sua resenha. A capa desse livro é muito bonita e me deixou com vontade de ler o livro quando vi que seria lançado. O título sugere uma história desse tipo, mas se eu só visse a capa acho que não pensaria se tratar de um drama.
Os temas tratados são bem fortes, ainda mais sendo a protagonista uma menina de apenas 13 anos, que pelo jeito não tinha alguém em quem confiasse o bastante para se apoiar.
Parece ser um livro bem triste, do tipo que temos que estar preparadas para ler, mas esses livros costumam valer muito a pena, apesar das lágrimas que fazem a gente derramar durante a leitura. Definitivamente quero ler esse livro e espero que de alguma forma as coisas terminem bem para a personagem principal.
Eu não sabia que esse livro tinha inspirado um filme, mas que bom que você também gostou do filme, pois isso me anima a procurá-lo.
Postar um comentário