Coluna Raffa : Garota Interrompida da Editora Única

20 agosto 2013

Título Original: Girl Interrupted
Título no Brasil: Garota, Interrompida
Autora : Susanna Kaysen
Editora : Única






 " Garota interrompida" é forte, a autora narra o que passou na década de 60 ( quase 70 na verdade, já que começa em 67!) quando ao invés de lhe diagnosticarem com o transtorno que tinha derivado de depressão aos 18 anos quando tentou de matar após ingerir algumas pílulas, o médico fica na frente dela por apenas 15 minutos fala de sua espinha e a manda para o hospício. Sim, Susanna Kaysen é internada por 2 anos em um hospício, onde vê cenas horríveis, onde vive com loucas de verdade e onde vai descobrir que o que achou que seria fácil passar, é na verdade um lugar enlouquecedor onde o que lhe resta é se adaptar.
Entre a sanidade e a loucura, ela vai se deparar com diferentes histórias muito piores que as suas, não vai conseguir lembrar porque de verdade tentou se matar, vai se familiarizar com alguns sentimentos das amigas que as cercam por mais doidas que sejam.
Vai sentir pena de umas, como a que acaba se matando e tem um pai que sente por ela algo que pais não deveriam sentir.
Apesar de ter se internado sem nenhuma oposição, ela logo vê que não é como as meninas que as cercam e o que nos impressiona é como qualquer um de nós poderíamos estar em hospício com um diagnóstico errado , afinal depressão ou transtornos são cada vez mais comuns e não tem mais esse tratamento errado das pessoas serem tratados como loucas.
Susanna nos mostra tudo que passou e ao mesmo tempo que nos impressionamos com como ela ficou internada em um local inadequado nos impressionamos no como o ambiente que ela vive altera de alguma forma o modo que vê o mundo lá fora.
Assim como o filme que deu o Oscar a Angelina Jolie, o livro não poderia ser diferente, afinal foi baseado nele, é fantástico.
" Garota interrompida" é um relato sincero, de como sua vida pode ser afetada por fatores externos e internos, por demônios que vivem fora e dentro de você, Susanna teve a infelicidade de ter um médico que a internou, mas soube sobreviver aos 2 anos e sair sem pirar, algo que não sei se todos conseguiriam.

15 comentários

Unknown disse...

Oie! Eu ganhei o livro, mas não tive a oportunidade de ler, só vi o filme, e achei ótimo!

A depressão não tem um diagnóstico fácil ainda hoje, imagina naquela época, todos eram considerados doidos! Adorei sua resenha!

Beijinhos
www.estilogeek.blogspot.com.br

Lygia Netto disse...

Sabe que eu gostei mt do livro, neh, Raffa? A Susanna teve que ser mt forte e acho mt corajoso da parte dela escrever sobre o assunto.

Aline Basilio disse...

Gostei da história. Mulheres fortes e sobreviventes do mundo de hoje, assim como nós...

Quero muito ler o livro e assistir ao filme.

Aline Basilio disse...

Quero ler o livro e assistir ao filme depois. Gostei muito da história.
Somos mulheres fortes e sobreviventes nos dias de hoje, assim como nesse livro.

Thatiana Mortani disse...

Olá Raffa!
O livro parece ser muito bom. Ainda mais com um exemplo de mulher determinada. Vou querer ler, lógico!
Bjs

Unknown disse...

Eu não se conseguiria sobreviver sem enlouquecer pq ali se passa muita coisa forte, a personagem teve muita força de vontade. Vou tentar assistir ao filme enquanto eu não tenho o filme em mãos.
bjs

Unknown disse...

Eu não se conseguiria sobreviver sem enlouquecer pq ali se passa muita coisa forte, a personagem teve muita força de vontade. Vou tentar assistir ao filme enquanto eu não tenho o filme em mãos.
bjs

Elizabeth disse...

Achei interessante e adorei a história do personagem. Vou procurar ler.

Greiciely disse...

Eu sou curiosa sobre esse livro, mas não tenho coragem de ler, é muito forte, mas quero ver o filme.
Triste isso do hospício e aconteceu e verdade, mulheres sendo internadas não só por diagnósticos errados, mas se se rebelavam, não aceitavam o regime da epoca era internadas, como passou na antiga novela das 6. Espero ver o filme em breve, se eu aguentar irei pro livro.
Bj

Elizabeth disse...

Amei. Preciso de um livro assim, capaz de me deixar concentrada e envolvida. Adoraria ler. Beijos.

Adriana disse...

Nossa, não fazia idéia que era uma historia real...sendo assim, a historia se torna muito mais interessante, imagino que seja bem tensa a leitura, mas que vale muito a pena...não me vejo vivendo 2 anos em meio à loucos e psicopatas, imagino o tanto que ela sofreu...preciso de ler esse livro, o mais rápido possivel...parabéns pela resenha!

Unknown disse...

Também não fazia ideia que a história era baseada em fatos reias, não deve ter sido nada fácil para a Susanna, confesso que agora fiquei curiosa para saber como ela vai passar por tudo isso.

Anônimo disse...

Quando eu vi a capa do livro pensei que fosse mais um livro teen e que a historia seria sobre sexo e afins rs
Gostei da história e do drama que ela carrega, Adorei a resenha.

Unknown disse...

Quero muito ler esse livro, pois parece ser muito interessante.

Erica Martins disse...

O livro é baseado no filme? Achei que era o contrário. Eu tenho o livro e em breve espero lê-lo (lista enorme de leitura). Queria ler tantos livros por mês como você Raffa, kkk.

Érica Martins
Espiral dos Sonhos

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por