Resenha : Cadê Você Bernadette ?

04 novembro 2013


13216_ggWHERE'D YOU GO, BERNADETTE? Tradução
André Czarnobai Capa
Sinem Erkas Páginas
376
Editora
Companhia das Letras


Sinopse
Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo.
Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle - e às pessoas em geral - que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática.
Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Maria Semple revela, em seu segundo romance, a influência de grandes escritores contemporâneos como Jonathan Franzen e Jeffrey Eugenides, ao mesmo tempo que se afirma como uma voz original, marcada pelo melhor humor das séries de TV norte-americanas. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita.   Terapiando … Eu ando meio desacreditada com a leitura, sabe quando nada me surpreende?? Bem … Maria Semple , consegui me surpreender com o simples, com o óbvio em nossa cara , mas que se transforma em uma grande surpresa !! O livro começa com uma viagem em família, conquistada por Bee devido suas excelentes notas na escola. Bee uma menina de 15 anos , ama e admira muito sua mãe. Mas sua mãe anda arredia , não se sente a vontade com as pessoas e até seu marido Elgie está incomodado com as atitudes da esposa. Diante de situações estranhas apresentadas por sua esposa Elgie resolve interna-lá, mas Bernadette some justamente no dia em que isso vai acontecer. E ai que as coisas começas a ficar complicadas para Bee… rsrsr Decifrar a quantidade de correspondências de sua mãe … Vamos entender como nossa querida e inteligentíssima Bee divide as correspondências  que vão de cartas tradicionais aos e-mails e sms , estes são tocados entres os adultos da história: pai, mãe, mosquinhas (como Bernadette chama sua vizinha e as demais mais de Galer Street, escola onde Bee estuda), Manjula (assistente virtual indiana? Smiley mostrando a língua kkk Alooouuu ?!?) e o FBI.
PRECISO DIZER: CALMMAAAA !!! RSRSRS Não enlouqueçam , sei que é difícil , no início também achei, pois o livro parte é narrado por Bee e boa parte por essas correspondências. Voltandoo
Bee começa a desvendar sua própria mãe e sua admiração só aumenta e para ajudar mais ainda neste mistério os arquivos do FBI aparecem como um presente para ajuda-lá. Smiley piscando  Nossa garotinha se surpreende e nos deixa a cada página tão surpresos quanto ela.
E o final … Ual o final é tão óbvio que você se depara com a realidade Maria Simple é magnifica com sua escrita inteligente , envolvente e questionadora , pois nos faz ficar diante de uma pergunta interessante : Você realmente conhece as pessoas que fazem parte da sua vida há anos ??? rsrsrs
Adorei a leitura … foi um presente da Companhia das Letras e agradeço muuiiittooo !!!
Bjks
Livros Minha Terapia …











11 comentários

Elizabeth disse...

Parece ser uma história surpreendente. Estava bem curiosa com este livro quando o vi pela primeira vez. Mais agora lendo a resenha fiquei agradavelmente feliz por ser uma ótima escolha para ler. Ansiosa pra conhecer mais a história de Bernadette.

Unknown disse...

Muito legal este livro. Sua resenha conseguiu despertar minha curiosidade. também quero saber onde está Bernadette. Beijos.

Aline Basilio disse...

Que livro diferente! Adorei a resenha.

Anônimo disse...

Achei muito confuso....talvez numa outra etapa da minha vida eu me interessasse...hoje não me chamou a atenção.

Unknown disse...

Oi!
eu quero ler esse livro e saber onde está Bernadette.
bjs

Unknown disse...

Nossa, parece ser ótimo o livro, quero saber o que a Bernadette descobriu da mãe, para se sentir orgulhosa!

Beijinhos
As Leituras da Mila

Unknown disse...

Oii Fê,
Gostei muito da sua resenha. Acho mto engraçada essas carinhas e o seu jeito de se expressar e sua opinião em relação ao livro. kkk
Onde está Bernadette foi pra minha lista de desejados.
Bjss

Anne Viana disse...

Estou simplesmente alucinada por esse livro...predi de amigo secreto esse ano..espero ganhar ele ^^

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Erica Martins disse...

O livro parece interessante, diferente do que ando lendo. Quero conferir se tiver a oportunidade!

Espiral dos Sonhos

Adriana disse...

A historia parece ótima!!! Quando vi esse livro achei que fosse um chick lit, mas me enganei completamente! Fiquei curiosa pra saber porque Bernadette sumiu, e tudo que sua filha faz pra poder encontra-la! Ótima resenha! :)

Unknown disse...

Quero muito ler esse livro!!!!!!!!!!!

Bjus
http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por