Coluna Raffa : Os justiceiros da @Suma_Br

13 fevereiro 2014


Título Original : The regulators
Título no Brasil : Os justiceiros
Autor : Richard Bachman ( Stephen King) 
Editora : Suma de Letras
Número de págs : 349

Primeiro devo confessar que King me enganou direitinho, na nota do editor explicam quem é Richard Bahman, que foi um autor que morreu de câncer e o livro não chegou a ser publicado com ele em vida e tal.
Acreditei em tudo, e aí curiosa fui procurar no google, e vi que qualquer fã de King que se preze sabe que esse pseudônimo foi usado pelo escritor para os livros que foram escritos por ele antes de se tornar famoso, os mesmos livros que muitas editoras não quiseram.
" Os justiceiros" está longe de ser um dos melhores livros do autor, mas mesmo assim é interessante para os fãs reconhecer um pouco de seu jeito na obra.
A história se passa em Wentworth, Ohio mais precisamente na Poplar Street. Conhecemos uma menina que tem que aguentar o irmãozinho insuportável que pede um sorvete da maneira mais irritante possível, conhecemos a atendente que tem cabelos mal pintados e aos poucos vão aparecendo muitos personagens, mas nesse muitos eu disse MUITOS mesmo! Tantos que as vezes você se perde e volta para lembrar da onde mesmo ele veio.
O que parecia uma cidadezinha pacata com problemas comuns vira de repente um cenário instalado de medo quando um furgão vermelho passa atirando e mata o pobre do menino que entregava jornal. Ainda se tem tempo para não perceber o quão bizarra é a situação já que um dos personagens ainda encontra motivos para fazer graça com a morte dele dizendo que alguém revoltado porque o jornal veio sem cupons de desconto atirou no menino.
Mas o clima de risos logo acaba e o medo fala mais alto e daí para frente matam cão, gente, o que vier pela frente. Confesso que no meio de tantos personagens e vai e volta com cartas precisei mesmo do mapa do início para visualizar onde era cada casa descrita. Por mais que a tensão do livro nos prenda, que queiramos saber o que diabos é aquele furgão que atira e porque o menino autista Seth começa a agir tão esquisito nos acontecimentos.
As vezes lembramos dos personagens como o menino mala que perde o pai e fica chocado e a irmã que o aguenta no início da história, mas não achei nada que justificasse tanta carnificina, e o aparecimento de elementos vingativos como o tal do Tak que até agora não entendi o que era direito e para onde foi.
Mais do que isso seria spoiler, o bacana do livro é a tensão que uma pequena cidade sente a uma ameaça inexplicável e ao número seguidos de mortes bizarras por algo que ninguém consegue explicar o que é e porque o faz.
Faltou a King justificativa, sobrou sangue, nada que ele nãos eja PHD na área, apesar de tudo gostei muito.

6 comentários

Elizabeth disse...

A estória é bem interessante. Também não sabia e nem conhecia esse pseudônimo de King. Pra mim este livro é novidade. Nem sabia de sua existência. Vou procurar por eles. Beijos,

Lygia Netto disse...

Oi Raffa!
Firme e forte na maratona King, hein? #empolgada

Eu não sei se foi o caso do King, mas deve ter aquela "pulguinha" atrás da orelha desses grandes autores para escrever com outro nome (às vezes de maneira secreta) para ter uma opinião um pouco mais real de suas obras, sem o "peso" de seus nomes (vide JK, haaha).

Esse é um dos que o Carlos disse, com sinceridade, que não tem vontade de ler XD

Beijos!

Anônimo disse...

Sabe que estou ficando fã de King...olha o que vc está fazendo comigo?!
Achei meio forte pra mim ainda,vamos com calma.Por enquanto,eu ainda não lerei Os justiceiros.

Anne Viana disse...

Parece ser bem interessante a estória e também fiquei curiosa sobre esse furgão vermelho..só não gostei que até o pobre do cachorro morre..

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Adriana disse...

Nossa Raffa, não sabia dessa historia do pseudônimo usado por ele antes da fama, adorei essa informação! Caramba, são tantos personagens assim? Me perdi só de imaginar, mas enfim, acho que vale a leitura desse livro, só fico com medo de ficar com medo porque King é perito em fazer a gente sentir isso né! Mais um livro ótimo dele e mesmo não sendo do mesmo nível dos outros, com certeza vou ler! Bjooo!

Francisca Raquel disse...

Tai um livro que eu não conhecia rsrs .. legal , não sei se vou poder ler agora mais irei ler logo rs

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por