Título Original : Longbourn
Título no Brasil : As sombras de Longbourn
Autora : Jo Baker
Editora : Companhia das Letras
Número de págs : 450
Um de meus livros favoritos é Orgulho e Preconceito , a obra-prima de Jane Austen. Quando vi que a Companhia das Letras havia lançado o já falado livro " As sombras de Longbourn" me interessei em lê-lo. Para quem é fã da história de Austen sabe que Longbourn era o nome da casa onde vivia a família Bennet. Como mais famosa delas Elisabeth Bennet é a sortuda que vai conhecer e ter uma linda história de amor com Mr. Darcy! O romance que emociona gerações tem motivos de sobra para continuar encantando, é sempre atual falar da busca pelo amor verdadeiro.
No entanto considero o livro de Jo Baker uma fan fic, ela pega os personagens que aparecem em segundo plano da história de Austen, mais precisamente os empregados da casa e inventa histórias de como eles chegaram para trabalhar no local e de como se sentiam atendendo a família.
Sra. Hill é a governanta da casa, cuida para que tudo saia como o planejado e comanda como uma general tudo que as demais empregadas fazem. Estas são Polly e Sarah, duas órfãs que foram abrigadas para trabalhar na casa mas que tem sonhos maiores do que ficar limpando o urinol das meninas da família e costurando as roupas para que elas conheçam seus futuros maridos. As mãos delas chegam a doer, e em uma conversa uma delas fala que aposta que se elas soubessem como é complicado limpar a barra dos vestidos não sujariam tanto, soa atual, soa verdadeiro e essa é a graça do livro.
Enquanto vivem o mundo da família Bennet, sonham acordadas com o dia em que suas vidas sairão daquele local.
O que vai animar essa história é a chegada de um homem jovem, Smith vai ser o que faltava para Sarah se sentir viva um pouco. Fora do espaço da casa elas vão descobrir que a vida não é nada fácil, ainda mais para quem como elas não tem posse, mas que cada uma encontra a sua maneira a felicidade, e é isso que faz desse livro uma leitura agradável mas confesso que tem que ser muito fã da obra de Austen para gostar, acredito que quem nunca leu se sinta perdida.
Também achei muito longo, para uma história baseada na história de Austen, o livro poderia ter metade da história encurtada.
6 comentários
Os romances de Jane são tão lindos e românticos. Não há comparação pra mim. Pra sua época ela foi uma grande revelação. Pena que não deram reconhecimento pras suas obras quando ainda viva. Mais agora, sua fama vai longe, mesmo depois de sua morte. E amei ter conhecimento deste romance. Amo os livros dela e tentarei ler este também. Beijos.
Raffa, não conhecia direito esse livro me chamou atenção foi o que falou de Jane Austen que adoro RSrsr
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Linda capa! Mas ainda não li Orgulho e Preconceito, então suspeito mesmo que ficarei perdida, apesar de ter visto o filme. Sei lá por que acabo deixando Austen pra depois... que pecado!
Achei divertida a proposta da história vista por olhos menos, digamos, privilegiados, nessa sociedade cheia de valores contestáveis...
Adorei sua resenha!
Beijo!
This is the right site for everyone who wishes to understand this topic.
You realize so much its almost tough to argue with you (not that I actually will need to…HaHa).
You definitely put a new spin on a subject that has been written about for ages.
Excellent stuff, just great!
Here is my web page :: http://cheatpointsgenerator.com/dragon-city-cheat-New-updated-dragon-city-hack-On-facebook/
you're really a excellent webmaster. The web site loading pace is amazing.
It kind of feels that you are doing any distinctive trick.
Furthermore, The contents are masterwork. you've performed
a wonderful process on this topic!
my web-site :: Http://Cheatpointsgenerator.Com/Dragon-City-Cheat-New-Updated-Dragon-City-Hack-On-Facebook/
Your way of explaining the whole thing in this paragraph is actually fastidious, all be capable
of simply be aware of it, Thanks a lot.
Here is my site: free microsoft points
Postar um comentário