COLUNA DA RAFFA FUSTAGNO - AS AMIZADES LITERÁRIAS

16 maio 2011

AS AMIZADES LITERÁRIAS


         Eu sei que os livros são seus melhores amigos muitas horas, mas você já parou para pensar em quantas amizades literárias fez por causa de uma paixão em comum : livros ?
Parei para pensar essa semana e decidi falar sobre isso, há um tempão atrás ( na verdade em 2007) eu me inscrevi no fórum da Galera Record, era época de Bienal e me encantei por aquele cantinho on line para discutir o que não podia com muitas de minhas amigas de anos conhecidas na época da escola : os livros e seus autores. Passei a entrar todo dia, a manter contato com as amigas literárias virtuais sempre e com o tempo fui encontrando uma ou outra nos eventos que tinham de lançamentos de livros. Lembro bem que era o final de 2008 quando chamaram eu e a Andressa para falarmos sobre Gossip Girl para revista Megazine do O Globo, fomos para Saraiva e deitadas no chão no meio da loja o fotógrafo pedia para fazermos várias poses, de minutos de fotos para uma matéria nasceu uma grande amizade, hoje não me imagino sem ela.  Meses depois começaríamos a nos reunir com outras amigas não menos especiais em minha vida:  Lany, Calu e Ana Bárbara para juntas fazermos reuniões mensais em alguma livraria aqui do Rio de Janeiro com o intuito de discutirmos sobre um determinado autor no Clube do Livro RJ, fomos conhecendo mais e mais pessoas e com o tempo acabamos parando um pouquinho com as reuniões mensais e nos reunindo nos eventos, lançamentos de filmes, nivers da gente e também no Clube da Saraiva.
Durante o ano de 2009 eu conheci MUITA gente, a vinda da Meg Cabot na Bienal daquele ano fez com que nos juntássemos com meninas de outras cidades e  estados, conheci a Talita, a Karina Vegas, a Fernanda Xavier, Larissa Soares e uma muito especial : a Lilian Maia, nos falávamos desde 2007 pelo fórum e naquele ano ela veio de Brasília e se hospedou na minha casa, foi muita emoção! Nos identificamos mais ainda e foram momentos maravilhosos.
Tenho certeza que se você é bookaholic se identificou com alguma parte desse texto, em algum momento, em algum evento você conheceu aquela sua amiga literária que você não sabe como antes vivia sem contar tudo que andou lendo para ela!Rs
Filas de tardes de autógrafos são as mais fáceis de fazer amizades, em novembro do ano passado depois de horas para ver o DIVO Nicholas Sparks conheci de pertinho a Juh Oliveto ( do Livros & Bolinhos) e as fofas Ana Carolina & Debby ( do Louco por Livros)
Esse ano de 2011 já está sendo muito especial, pois foi em um evento de " Eu sou o número quatro" que conheci as envenenadas : Math & Fe Madeira e a Fe Figuereido, essa fofa que de tão amigas já estamos aqui compartilhando esse espaço do Livros Minha Terapia.
Sabem o que acho? Que todo ano de Bienal é abençoado e coloca mais amigas literárias em nossas vidas, cabe a você puxar um papo, comentar no blog para se fazer lembrar, trocar uns marcadores...não importa o método, a verdade é quem ama livros também curte uma boa amiga literária e não se cansa de adicionar uma a mais na longa lista da vida.

E para comemorar esse post sobre amigas literárias que tal você e sua amiga ganharem um kit bem bacana de Twilight contendo marcadores, tatoo e um lápis da Saga?
Basta  comentar nesse post e en seguida mandar para meu email ( rfustagno@gmail.com)  com o assunto : " Eu também tenho uma amiga literária" o como você a conheceu. Vale contar como foi engraçado, como a amizade de vocês é especial. Eu e a Fe vamos escolher quem contou para gente da melhor forma e vamos enviar para sua casa!
Simples e fácil e o resultado sai antes da próxima coluna tá?



Clube do Livro

Matéria Magazine
Raffa;Fê Figueiredo,Fê Madeira e Math

17 comentários

Dessinha disse...

Tenho amado todas as suas colunas aqui no blog, mas com certeza, essa foi de longe a mais especial pra mim. Nunca imaginei que os livros, além de me proporcionar momentos incríveis, colocaria pessoas maravilhosas em minha vida. E lendo o que você escreveu é que me dei conta de que passamos por tudo isso juntas, desde do dia 6 de novembro de 2008 no Saraiva do Rio Sul, quando de te conheci, que a minha mudou pra sempre. Criamos um grupo lindo e cada vez mais pessoas foram aparecendo e tornando-se especial à sua maneira, mas de alguma forma, nós duas começamos isso. Como você disse, realmente não imagino a minha vida sem você nela, porque preciso da minha dupla dinâmica, aquela que começou dividindo a minha paixão por livros e hoje, divide tudo que faz parte da minha vida. Obrigada, te amo <3

Fernanda Araújo disse...

=D
Ai que legal!!!!!!!!!
Só aqui que não tem evento =/
Bjs flor!!!

Lany disse...

Amigaaaa, adorei o texto, muito lindo! *-*
Por causa dos livros eu fiz MUITAS amizades! Algumas, ficaram só mesmo on-line, por causa da diferença de estados. Outras eu tive a felicidade de encontrar pessoalmente!
Eu realmente agradedeço MUITO a Galera Record por ter conhecido vocês! Adoro as nossas conversas, lanches, bienais e eventos! Eu me divirto MUITO!

Fê Madeira disse...

Ai que emoção... Meus olhos ficaram cheio de água e parando bem pra pensar, a Math foi uma amiga literária. Hoje ela é muito mais do que isso. Best Friend, parceira no blog, conselheira (das boas!), amiga para dar boas risadas... Com ela aprendi muitas coisas e pode não parecer muito, mas até cresci! rsrsrsrs
A Indie também veio nessa leva boa que também trouxe a Math. Amiga pra chorar junto, viajar junto e rir muito. Ela é meu "lado negro da força". Quando quero aprontar eu grito: Indieeeeee!!
E depois de muito relutar em ir aos eventos literários... Resolvi dar a mão para Math, para que juntas pudessemos desbravar esse mundo novo e cheio de possibilidades. E foi a melhor coisa que fizemos!
Nesse dia, conhecemos todas as pessoas aí em cima e muitas outras! E depois disso, não nos desgrudamos mais!
Além da Caçadora que é uma exemplo de amiga literária que ganhamos com a criação do Envenendas. Somos quase 1000 hoje e eu tenho muito orgulho de tantas possibilidades de amizades! Gente que gosta das coisas que a gente gosta, para quem a gente escreve com muito carinho!
Ah Rafa e Fê... Vou parar que estou muito emocionada... Vocês foram um dos grandes presentes que recebi em 2011.
E concordo com você Rafa: Ano de Bienal é ano abençoado!!!
Parabéns pela matéria!!

@Envenenadas

Juliana disse...

Nem posso falar nada. A maioria de vocês conheci em eventos literario. Era só o ar cultural que faltava na minha vida. Falar, falar e falar sobre livros.

Calú disse...

Lindo post amiga...
Pena que não tem NENHUMA foto minha... rsrsrsr...
Xaudades enormes desses momentos...
*-*

bjs Calú

Silvania disse...

Rafa!!!!! Adorei essa coluna!!!Está linda!!Você descreveu nossas vidas.. Eu lembro que no início, eu ia sempre com a Adriana ao clube do livro e nunca conversavamos com ninguém. Com passar do tempo fui conhecendo as pessoas; Priscila, Andinha, Fernanda Neves , Lilia,Andrezza,você, Fernanda Figueredo, Fernanda Madeira, Mathilde, Juliana e as outras meninas ( que não vou mencionar porque não caberá aqui). Hoje, não me imagino sem vocês!!! Assim que chego nos eventos , procuro saber onde vocês estão. Parar na praça de alimentação já virou parteII dos eventos. Eu sei que é clichê, mas direi: que nossa amizade seja bem duradoura!!!!! Bjs!!

Ana Bárbara Levinspuhl disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

É lindo mesmo! Fiz muitas amigas por aqui! Inclusive, a Fê é uma muito especial! Pena que moramos longe!
Mas ainda vou na bienal, com certeza!rsrs
Beijoooooos!
Linda coluna!
A Raffa tá arrebentando, né, fala sério!

Carol Ardente disse...

Oxi, me senti super emocionada! Realmente quando comecei a gostar mesmo de ler nunca imaginei que iria em eventos de livros e conheceria pessoas tão legais! Agora eu fico sempre contando os dias para os eventos e esperando que minhas amigas literárias( me atrevo a dizer em tão pouco tempo que conheço algumas!) vão também! Realmente os livros me deram muitas coisas especiais, se tornaram meus melhores amigos e me deram ótimas amizades!
Espero conhecer muito mais gente, afinal esse universo literário é realmente muito bom! Muito obrigada por essa linda homenagem Raffa! Adorei de coração!
Beijos Débbie
http://loucospor-livros.blogspot.com/

Carol Ardente disse...

Eu amei te conhecer na noite de autógrafos do divo Nicholas e se não fosse por você, não teria conhecido as Fê's, a Math, a Dessa... Os livros me unem a muitas pessoas e eu agradeço muito a eles.
Os meus sábados são bem mais divertidos ao lado de vocês. :) Adorei o post, amiga. Parabéns!
Beijos ;*

Ana Carolina
htt://loucospor-livros.blogspot.com

Sanélia disse...

Nossa, através do twitter, fui conhecendo muita e principalmente muitos blogs literários... fiz tanta amizade, adoro conversar com o pessoal...
marcar de ir em encontros literários, fazer trocas de livros!

Raphaela disse...

CARAAAAAAAAAAAAAAA MUITO - BOM - O - POST!!

Se eu te falar, QUASE TODAS AS MINHAS AMIZADES foram por causa de interesses nos livros.! *-* Uma ou duas nao escapam disso! E posso falar? Me orgulho mesmo, de ter essa oportunidade de conhecer pessoas que se dão tão bem quanto eu com os livros. Confesso pra você, que eu acho que eu ando até meio chata, por que assim, quando temos um blog literário, acabamos sabendo um pouco mais sobre livros por causa das informações que temos que postar! E eu tenho um amigo que trabalha e estuda comigo... ai tu imagina o quanto eu falo sobre o assunto com ele!!! xD AINDA BEM, ainda bem mesmo que é um assunto MARAVILHOSO e além desse nosso elo pelos livros, outras coisas mantem a nossa amizade.

Parabens!

Bjo:*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Larissa disse...

Rafa!
Que lindo o texto e o que você escreveu é a mais pura verdade, livros nos unem que é uma beleza XD

Saudade de você!

Beijos,

Lari

Math Tonionni disse...

Nossa... que post mais lindo e verdadeiro!
Realmente as amizades alimentam nossa alma e nos fazem mais felizes!!
Neste universo literário encontrei muitas pessoas lindas, generosas e amigas que me encantam a cada encontro!
A Fê é minha irmã de blog e minha conexão! A gente se entende no olhar, completa a fala uma da outra e pensa junto! Como isso é possivel? Acho que é o milagre da amizade!! he he he he.
A Raffa e a Fernanda já fazem parte da nossa vida... dos nossos finais de semana... amigas literárias que caíram do céu como presente para preencher e compartilhar nosso amor pelos livros!
Outras amigas que vieram com o blog e aquecem minha vida: Nathy Bim, Lica Vargas, Simone, Gabi... nossa amizade se estreitou pelo skype!
Os encontros de lançamento estão me trazendo outras amigas que parece até que nos conhecemos faz tempo: Silvania e Ana Carol!!
Meninas... adorei o post... adoro vcs!!
Com carinho, *.*
Bjs envenenados!!

Adriana disse...

Eu fiquei emocionada com essa postagem! Amigos são irmãos que podemos escolher né...eu não tenho nenhuma aaaaaaaamiga literária, mas tenho diversas colegas que converso bastante, mas infelizmente não nos conhecemos pessoalmente. Mas anseio em conhece-las em breve! Parabéns pela amizade de voces, bjo!
Uma Chance é Bom;Duas chances é legal e 3 chances É DEMAIS !!!

ana lima disse...

eu chorei lendo a sua coluna, rafa. ficou tão lindo. pensar que eu tava lá no dia que vc e a dessinha se conheceram. que coisa boa. bjs, ana

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por