COLUNA RAFFA FUSTAGNO - ÁGUA PARA ELEFANTES E UMA CAIXA DE KLEENEX

06 junho 2011



Já havia lido em 2007 este livro mas dessa vez foi mais intensa minha relação com ele, talvez porque o personagem principal tenha 90 anos ( ou 93...nem ele sabe..rs) e naquele ano meu avô ainda não havia falecido. Toda vez que leio sobre idosos ou quando eles narram livros tem um sabor diferente e acho que a intenção de Sara Gruen possa ter sido essa, nos emocionar com uma história aonde o personagem mesmo nessa idade ainda lembra de tudo que passou em sua vida e ainda quer ( e porque não) ter um final feliz.
Mas vocês devem estar se perguntando como conheci esse livro em 2007? A história é nada peculiar...estavámos eu, minha amiga Giselle e meu amigo Igor entrando na Bienal do Livro daquele ano quando nos deparamos com um imenso elefante inflável bem na entrada com a capa ( antiga) do livro nas costas. Ele era imenso ( e a foto não me deixa mentir a posto junto com este post) e depois de tirarmos fotos ao lado dele lembro de uma moça vindo em nossa direção e dizendo : " Já leram o lançamento campeão de vendas? Água para elefantes?" Eu agradeci e emendei com : " Não, obrigada, não curto livros sobre animais" , a mocinha foi insistente " Mas esse não é sobre animais...é sobre a vida!"  Não aguentei : " Moça, não curto elefantes, esse lance de zoológico, circo ou o que  seja  não gosto muito..."
Ela então disse : " Eu acho que você devia dar uma chance a esse livro!"
Sabem aquelas pessoas que vendem enciclopédia Barsa? A mocinha fez escola, eu saí da Bienal com um livro sobre as águas dos elefantes!

Raffa o elefante(rsrs) e amiga Gisele

 
Chegando em casa li a sinopse...vi que era sobre uma história de amor no circo...logo me interessei, li o livro em menos de uma semana e lembro de terminá-lo com lágrimas nos olhos mas na época eu achei o livro bom e o emprestei para amigos algumas vezes que me devolviam com um " Você não imagina como chorei!"
O livro ficou no armário e anos mais tarde - esse ano!!- começou a grande campanha com a nova capa , trazendo o Robert "Edward" Pattinson e a Reese Witherspoon, lá fui eu comprar com a linda capa o mesmo livro em uma viagem para ver Shakira em SP no mês de março. Vim no ônibus lendo alguns trechos e chorei em alguma partes, me revoltei em outras mas o livro pode ter muita coisa puxada para o sentimental demais mas ainda assim é encantador e esperei  de verdade que o filme fosse tão bom quanto. Confesso que pela  mudança na capa eu  imaginei agora os dois  enquanto o lia.
Deu vontade de ir a um asilo, deu vontade de ir ao circo, deu vontade de ligar para escritora e pedir mais detalhes que achei em minha cabeça de fã ( sim, é assim que vejo minha relação com esse livro..) ficaram faltando.
Não há intenção de parte 2 ( pelo menos eu acho que não) mas apesar do título estranho " Àgua para elefantes" vale cada centavo gasto.

Nosso eterno Edward como Jacob e Reese no poster do filme

No cinema fui na semana de estreia, dessa vez acompanhada de minha mãe que sabia que eu já havia lido o livro duas vezes e queria entender mais o que acontecia e advinhar o que ainda iria acontecer. Não me batam mas logicamente que a atuação de nosso vampiro Pattinson não é digna de Oscar..mas o que nos importa? Ele é um Cullen e só por isso já valeria o ingresso...rs E tem a Legalmente Loura que é sempre fofa e tá linda nesse filme, ela arrasa de Marlena, faz muito bem a personagem do livro no filme.
Mas eu diria que além  da história linda, emocionante e blá blá blá que vocês já estão cansados de ouvir...tem a atuação de Christoph Waltz no papel de August o dono do circo durão casado com a mocinha! Ele é o mesmo de Bastardos Inglórios....então como podem ver já vale muito a pena comprar o ingresso ou caso tenham se atrasado e o filme nem esteja mais em sua cidade vale o aluguel na locadora mais próxima!
E eu termino essa coluna dedicando a ao meu amado avô que morreu com a mesma idade de Jacob (o protagonista da história), por este motivo me identifiquei tanto com o vovô fofo da história.
Beijos para vocês e até a próxima!




OIII... Olha a intrusa atacando novamente..... rs rs Como da última vez que eu fiz a Raffa não brigou comigo rsrs e adorou o sorteio do Livro.. eu vim aqui sortear mais um livro ehhhhhh \0/ !!!!
Quando chegar na marca de 15 comentários vamos sortear um Livro de Água para Elefantes, com Marcador do Tema e marcadores do Blog!! Tenho certeza que depois de tudo que a Raffa escreveu vocês se emocionaram e ficaram loucos para ler este livro.!!!
(P.S. Não coloquei foto do livro e dos maracadores pois o Blogger está com problemas para variar , assim q der coloco)


Bjks e vamos comentar
Fernanda Figueiredo

17 comentários

Anônimo disse...

Urru! Será que dou sorte dessa vez... não costumo ter muita não, quando se trata desses sorteios, mas vamos lá!
Eu quero ler esse livro há séculos! Muito fofa a Sua resenha, Raffa! Eu adoro esse tipo de histórias, que tem um idoso contando... Sei lá... acho que me fascina, transporta para épocas diferentes que eu não cheguei a conhecer. Acho ótimo!

Beijinhoos!

Anônimo disse...

Olá FÊ!!!Gostei muito da sua resenha.Estou lendo esse livro,notei que tem uma riqueza de detalhes muito grande,a escritora descreve os fatos e lugares com tanta precisão que parece que estou lá,observando a cena.Estou encantada com o livro(por enquanto rsrsrs)Bjs.
ps.estou ainda com problemas para postar comentários.
Eva Munhoz
evasantosmunhoz@hotmail.com
@Evinha_eva

Fernanda Araújo disse...

aeeeeeeeeeeeeeeeeee
as fotos estão lindas!!!!
gente o filme é lindo ^^
bjs flor
@c_delivros

Betabijoux e Artesanato disse...

Ahhhhh, eu quero participar do sorteio, adorei o post, não sabia que havia o livro antigo,legal demais!
Gilberta Sobreira
gilbertasobreira@gmail.com
Campina Grande _Paraíba

Ana Leticia disse...

Rafa, preciso dizer que me emocionei com tudo que vc escreveu...nossa um livro que quase foi esnobado (não curto livros sobre animais) e receu uma chance.
Sem falar que em nenhuma resenha foi colocado que o jacob enquanto narrador é um idoso. ADOREEEEEEEEI.
Conheci o livro atraves do filme e claro por causa do meu xodo Rob querido.
To louca para ler.
Parabens por conseguir nos passar tantas emoçoes atraves dos teus textos. Adoro eles.


PS. FEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Esse livro vai ser meeeu!! Diz q sim por favor por favor por favor!!!

RUDYNALVA disse...

Acompanho sempre pelo email os belos comentários da Raffa, porém estou sempre corrida e quase nunca entro para comentar. Hoje estou mais tranquila e como já li muitas resenhas do livro, mas ainda não o li, resolvi vir ler direitinho os comentários dela.
Fiquei emocionada! Muito bom quando um livro nos traz boas recordações e recordar do avô deve fazer bem a Raffa.
Não assisti o filme também, porque gosto de ler o livro primeiro.
Já anotei como preferido...
Parabéns Raffa pelos comentários e Fernanda pelo blog.
cheirinhos
Rudy

Leitoras Anônimas disse...

Olá, Raffa!

Adorei o post, este é mais um dos vários que eu já li a favor desse livro (e do filme, claro). Na semana passada eu li o primeiro capítulo dele (furtei de uma amiga minha durante a educação física :P) e posso dizer que gostei bastante. Depois vou pedir a ela emprestado e ler de verdade ^^

Abraços! o/

http://leitorasanonimas.blogspot.com

Unknown disse...

A foto do elefante é muito linda.

Eu não li e nem assisti ao filme, mas todo mundo recomenda e diz que é bom. Até hoje nunca vi ninguém falando o contrario.

bjinhuxxx

Eu li e Divulgo

Liliane disse...

Oba!!!! Não assisti o filme ainda mais estou empolgada depois de ler seu post. O livro deve ser bem emocionante vc leu duas vezes. kkk
Ótimo blog!!!
BeijosS!!!

Conexões HQS disse...

Não li o livro e nem vi o filme, mas parece ser bom. Só li resenhas positivas sobre o livro. Bjs Fe. :)

Lygia Netto disse...

Já tenho o livrooo..
Mas vim prestigiar a resenha! rs.
Ainda não o li, e perdi o filme qnd estava passando no cinema...então...não tenho mt coisa a dizer...
Apenas que o começo do livro ser contado pelo Jacob já velhinho me deu um "Nicholas Sparks" feelings por causa de "Diário de uma Paixão", hahaha

Beijos, meninas! =D

Amores e Livros disse...

Que lindo post...
Quando eu li eu me emocionei muito mas não tinha feito relação com meu avô. Mas ao ler seu post foi impossivel não lembrá-lo e impossivel não me emocionar!!!
To morrendo de vontade de assistir o filme, pena que não consegui ir no cinema (os horarios disponiveis aqui na minha cidade não casaram com os meus disponíveis)

Beijinhos
Lica

Igor disse...

Parabens Rafinha. Bjs

Bruna Andreatta disse...

Eu quero muito ler esse livro *-*

Vendedora persistente essa que te vendeu o livro, não? haushuahsuahsuahsuahsuahs

Conheci o blog por uma amiga e amei as resenhas :D

Juliana disse...

Vou ajudar vocês a completar o número de comentários XD

Adriana disse...

Eu preciso ler logo Agua pra Elefantes! A Raffa me deixou mais anciosa pra le-lo! Eu me emocionei com a dedicatória pro seu avô Raffa, achei lindo da sua parte! Bjinhos...adoro a sua coluna!

Anônimo disse...

Eu conheci esse livro assim que o roteiro foi lançado e o Robert foi escalado para ser o Jacob ... devorei o livro tbm ... e chorei muito ... reli um tempo depois algumas partes e me emocinei de novo ... na estréia do filme estava eu lá e levando é claro meus pais junto cmg ... como fã numero um do ROBERT ( gosto dele como Edward ... mais adoro ele mais ainda como jacob) fiqui toda boba ... não tive a oportunidade de reassistir ... mais com certeza assim que sair o DVD comprarei ^^

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por