COLUNA RAFFA FUSTAGNO -ANÁLISE DO FILME " A PELE QUE HABITO"

09 novembro 2011

Filme : A pele que habito
Título original : La piel que habito
Idioma : Espanhol
Diretor : Pedro Almodóvar
Elenco : Antonio Banderas, Elema Anaya e Marisa Paredes
Ano de produção : 2011
Duração : 120 min
Estreiou no Brasil em: 02/11/2011








Falar do cineasta Pedro Almodóvar é sempre uma emoção...posso discutir sobre seus filmes horas e mesmo assim nunca consegui encontrar ninguém que pense igual em todos eles, uns amam todos seus filmes ( meu caso!), outros gostam mais ou menos de alguns filmes...outros o odeiam. As vezes tenho medo de ir ao cinema ver seu novo filme e acabar com o encanto que tenho por esse espanhol e não  gostar de um de seus filmes. Bem, posso garantir que não foi dessa vez ;) Assumidamente homossexual seus filmes são polêmicos e tocam no tema sem barreiras!
O filme " A pele que habito" havia passado no festival do Rio e desde então eu tinha comentado com minha mãe ( minha companheira de filmes do Almodovar) que eu  queria muito ver, afinal, para completar um de meus atores prediletos estava no filme, o galã Antonio Banderas!
Foi no domingo que após um almoço leve fomos no Roxy assistir ao filme, primeira sessão, sala lotada de idosos ( coisa bem típica de Copacabana....) e o filme começa. Tenso do início ao fim!
Como falar dele sem conta a surpresa? Bem...vamos ao básico....Banderas é um médico ( cirurgião plástico) muito rico que perdeu a esposa em um acidente de carro ( ou não? bem nâo posso falar...rs) e é traumatizado com isso, ele testa uma pele em cima de uma mulher muito esquisita que vive trancada dentro de sua casa...vivida pela atriz Elena Anaya....tudo é estranho, tudo nos faz imaginar um milhâo de coisas....mas juro para vocês que em nenhum segundo pensei que era aquilo que realmente era....
Confuso não? Bem, se lembrarmos da mente brilhante de Almodóvar veremos que tudo tem explicação....
Bem...o personagem de Banderas também fica revoltado ( e nisso o filme volta muito ao passado e revive as cenas para nos explicar melhor o presente...) quando sua filha supostamente é estuprada...acontece que a filha dele é doida....então a gente hora sente pena do pai e hora dela...completamente pirada!Sempre achei Banderas infinitamente melhor atuando em sua língua nativa e nesse filme ele prova isso!
Para que a história fique ainda mais sinistra tem uma serviçal que não é bem uma serviçal vivida por Marisa Paredes e que tem um filho que beira o rídiculo e é completamente dispensável....para começar se Almodovar queria fazer uma homenagem ao Brasil o personagem de Roberto Álamo é bizarro demais....e para quem vive visitando o Brasil como é o caso do cineasta cabia uma homenagem a altura né...
Mas o personagem depois diz ao que veio na história.... mesmo assim teria cortado as cenas de nudez dele porque assustam!
Difícil falar de um filme no qual qualquer informação a mais vira spoiler...para verem como me senti eu e minha mãe amamos o filme mas saímos da sala ainda chocadas com o final! Aliás com tudo, porque a descoberta dos fatos nos faz pensar em tantas coisas....que é difícil descrever...olhei para os idosos no momento revelação e estavam menos chocados do que eu...tanto que o final foi aplaudido de pé por boa parte da sala !
Deixo para vocês a vontade de ver...sempre digo que Almodovar não se explica...é sentimento puro, por mais insano que pareça!

9 comentários

Caíque Pereira disse...

AAAAAAAH, LEVEI UM PUXÃO DE ORELHA U_U rsrsrs, eu te vi passando por mim só uma vez lá na festa, mas fiquei tão chateado com uma sacanagem lá que fizeram comigo que nem me liguei para te chamar e bater uma foto, perdão Raffa :\ Bom, eu sou fã de poucos cineastas e não conheço muito bem todos para me tornar um crítico e tudo mais, porém acho brilhante quem conhece e consegue formar uma opinião sobre isso. Danadona com o Bandeiras né, haha. Adorei o "sala lotada de idosos" :P Eu realmente sou fã de flashbacks quando eles são necessários e fundamentais para o entendimento do enredo em si, acho de uma particularidade muito boa usar deles. Por mais que a análise tenha me confundido mais do que não sei o quê - entendo, "Confusão Almodóvar", rsrs -, foi uma confusão que está me instigando a assistir ao filme, vou procurar para assistir com certeza. Interessante você comentar que o Banderas fica melhor quando usa do idioma nativo para atuar, nunca tinha percebido isso! Parabéns pela sinceridade e amor com que escrever essas críticas Raffa, um beijão! E ainda vamos tirar uma foto juntos :D

;* Livros, Letras e Metas

Camila Leite disse...

Eu já ouvi falar desse livro, mas ainda não o vi, deve ser no mínimo surpreendete! E Raffa, você é muito má, me deixando curiosa! rs
Agora terei que assistir ao filme!
Beijão, Caah ♥

@sonhospontinhos
http://sonhosentrepontinhos.com

Fernanda Araújo disse...

Bom, eu sou uma das que não gosto dele, rs ^^
Mas respeito quem gosta!
bjs

αηδψϊηћα ஐβϊττψஐ disse...

Confesso que assim que vi o trailler, me deu medinho... sei lá, não parece mto a minha praia, mas lendo a resenha percebo que tem um mistério interessante e um suspense do início ao fim, de repente irei ver ;)

Andy_Mon Petit Poison
www.monpetitpoison.com

Carol Ardente disse...

Eu nunca vi um filme do Almodóvar, mas por ter o Banderas, acho que verei esse filme. Mas não só por causa disso, mas também desse grande final que você diz! O que que deve ser em? E será que a mulher que só morava em casa tomou outro rumo? Fiquei bastante curiosa, Raffa!
Adorei a sua resenha desse grande filme!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Lariane disse...

Acredita que não o conheço? Quer dizer, já ouvi seu nome, mas nunca sei qm fez os filmes que vejo?

Falha minha. Não sou muito ligada em cinema, nunca fui :D

Beijo,
Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

Nanda disse...

Oi Raffa, kkkkkk. Eu não me ligo muito em saber quem dirigiu um filme tal e nem nada desse tipo, sou dessas que veem o filme por simplesmente ver, kkk xD Já até tentei mudar, mas nem rolou, rs. .-. então não tenho o que falar sobre seu gosto pelo Almodóvar, mas como tenho amigos que se ligam um pouco mais nisso já ouvi opiniões bem divergentes sobre ele também, kkkk x) Nem sei se já assiti algo dele rs. Vou procurar saber depois, kkkk. Mas me interessei pelo filme, gosto dessas coisas chocantes que nos deixam de boca aberta com o final, mesmo sempre ficando com o coração na mão depois, haha x) Fiquei afim de ver, tenho que sair um pouco das comédias românticas! rs

Beijos, Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

Gabi Lima disse...

Oi Raffa!
Já ouvi falar muito bem do Almodóvar, mas nunca vi nenhum filme dele (por favor, não me bata! rsrs), mas esse realmente parece ser bom. Já vi algumas críticas sobre ele e todas foram favoráveis ao filme.
Assim que der vou passar no cinema e vê-lo, afinal eu adoro o Antônio Bandeiras também. *-*

Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com

Adriana Brazil disse...

Oi meninas!
Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, como gosto de filmes com o Banderas, eu já veria por isso!
bjuus
Dri

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por