Análise de Filme : "Garota, interrompida" (DVD)

22 agosto 2013

Título Original: Girl, Interrupted
Título no Brasil: Garota, Interrompida
Baseado no livro : Garota, Interrompida da autora Susanna Kaysen
Elenco: Winona Ryder, Angelina Jolie, Whoopi Goldberg, Vanessa Redgrave, Jared Leto, Britanny Murphy
Direção: James Mangold
Gênero: Drama
Duração : 2h 4 min
Censura : 16 anos
País : EUA
Idioma : Inglês
Formato assistido: DVD
Distribuidora: Columbia Pictures
Ano : 2000


Depois de ler o livro era quase óbvio que eu ia querer rever o filme, o que não esperava é que ficasse em dúvidas do que gostei mais. Sim, eu já havia visto o filme há 13 anos atrás quando este passou nos cinemas do país e deu o Oscar de melhor atriz coadjuvante a Angelina Jolie, mas confesso que lembrava de poucas coisas. Aí é que veio o problema, fui procurar o filme para venda  e está fora de catálogo, mas meu lindo pai tinha em sua gigante coleção e o resultado foi esse que comento abaixo.
Baseado no livro de mesmo nome , Susanna da ficção é Winona Ryder, a atriz mignon que estragou sua carreira sendo presa por roubar casacos em lojas, como todos os filmes que vi com ela até o momento, Winona está fantástica na pele da jovem de 18 anos que em pouco tempo de conversa com um médico e por ter tentado se matar tomando um vidro de aspirina, é diagnosticada como louca e internada em um hospício. O que ela não imagina é que não ficará por pouco tempo mas sim 2 anos !
No filme achei que a personagem sofreu bem menos por estar internada no local e que se adaptou facilmente tanto a rotina deles quanto a fazer amizades com as amiguinhas insanas.
A mais louca delas, coube a Angelina Jolie, que no papel de Lisa vai provar que é muito maluca beleza e deixar todo mundo de cabelos em pé. Lisa é debochada, desbocada e não está nem aí para o que os outros pensam dela.
Todos ao redor dela no filme parecem fofos, o que no livro não senti nada disso, e desculpem comparar os dois, mas é inevitável!
A forte enfermeira-chefe interpretada pela também sumida Whoopi Goldberg dá um ar de seriedade na trama e seu personagem tem a dosagem certa de ternura e de responsabilidade para com as internas.
Apesar de não ser fã de Jolie, ela está ótima no papel, mereceu o Oscar sim, se bem que não lembro quem eram as candidatas da época.
Winona também merecia, os momentos de surto de uma pessoa que não é louca mas sim depressiva mas que por estar no meio de tantos loucos acaba desequilibrada em alguns instantes, é perfeito. 
Encarte do DVD
Outro personagem que mudaram algumas coisas é Daisy ( interpretada pela saudosa atriz Britanny Murphy). A menina que o pai ama mais do que devia e que não gosta de comer é um show a parte no cenário de pessoas desequilibradas do filme.
Até o final triste dela que foi mudado para obviamente dar mais ação na telona, achei incrível.
Jared Leto faz pequena participação como o namorado que aparece para fazê-la fugir com ele para o Canadá.
Direção perfeita, atuações a altura, e um roteiro adaptado que não deixa a dever ao original, a dobradinha livro x filme não poderia ter sido mais perfeita. Recomendo ambos!

Obs : Se você perdeu a resenha do livro Garota, Interrompida da Editora Única, clique aqui


Espero que tenham gostado ;)
Raffa Fustagno
                                                                                         
.


15 comentários

Unknown disse...

Oi Raffa, sempre mudam algo nas adaptações, mas farei o mesmo que você, vou ler e procurar por ele, sei que minha mãe não deve ter em sua pequena coleção...hehehehehe

Mas gostei muito do seu ponto de vista!

Beijinhos
www.estilogeek.blogpsot.com.br

Elizabeth disse...

Não conhecia o filme. Mais vou procurar assistir e ver se tem alguma semelhança. Foi bom saber,beijos.

Greiciely disse...

To curiosa pra ver. Como disse na resenha sempre que tem um filme e um livro eu prefiro ver o filme primeiro sabe? pq o livro sempre tende a ser melhor. O fato de uma atriz do filme ter levado um oscar ja é um incentivo pra ver também. Não curto quando mudam algo, a não ser quando é pra melhor mesmo e ainda bem que funcionou. Acho que vou ver se tem na locadora, se não é ver pela internet mesmo.
Valeu pela dica.
Bj

Unknown disse...

Eu acho que nem na locadora eu conseguirei o DVD para assistir o filme =/. Espero poder ler o livro primeiro para depois procurar o filme.

Adriana disse...

Eu não vi o filme ainda, mas prefiro ve-lo somente depois que ler o livro...mesmo voce dizendo que não ficou devendo ao livro, fico sempre com o pé atras,rsrs! Mas depois de ler, com certeza vou ver esse filme super recomendado por voce! :)

Aline Basilio disse...

Além de ler o livro, também quero assistir ao filme. Adoro adaptações para as telonas, desde que as alterações feitas não prejudiquem a história verdadeira.

Lygia Netto disse...

Também tenho que rever, até pq qnd assisti era bem pequena XD

No livro, não temos um papel mt marcante da enfermeira, e o filme abordou melhor isso, com a atuação linda da Whoopi! :D

Unknown disse...

Estão falando tanto do livro e agora com a analise do filme tô louca pra ver, confesso que não gosto muito quando eles mudam algo do livro pro filme, mais mesmo assim tá valendo, continuo querendo ver.

Unknown disse...

Já assisti o filme mais já faz algum tempo, confesso que não lembro muitos detalhes.

Anne Viana disse...

Nunca li o livro nem vi o filme nem sei mt o que comentar se gostei ou não =P não sei se leria o livro mas quem sabe o filme =)

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Larissa Fernandez Carvalho disse...

Nunca li o livro, nunc vi o filme, mas agora quero fazer os dois! Não sei se vou ler tão cedo (minha lista ta meio atolada), mas assistir eu vou, o mais rápido possível. eu me amarro numa história com loucuras no meio hahahaha

Leticia Fernandez Carvalho disse...

É sempre bom ver esse tipo de filme, com uma trama bem estruturada. E quando envolve loucura e bons atores, não tem nem no que pensar, né? <3

Erica Martins disse...

Agora que tenho o livro vou ter que rever o filme algum dia. Lembro tão pouco do filme agora. Memória fraca...

Érica Martins
Espiral dos Sonhos

Anônimo disse...

Não conhecia o filme pela resenha me pareceu fantástico . Quero o livro e o filme!

schrotz disse...

Eu amo esse filme! Tenho que ler logo o livro! E, nossa, esse dvd é um dos que eu mais quero atualmente, HAHAHA
http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por